quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O Poço das Sombras- Livro III d'As Crónicas de Bridei

"Em missão secreta na Irlanda por ordem do Rei Bridei de Fortriu, Faolan tem também de dar a notícia da morte de um bravo guerreiro. Porém, o principal assassino e espião de Bridei tem de enfrentar os demónios do passado sombrio da sua família com resultados inesperados. Quando segue o rasto de um poderoso clérigo cristão que pode ser uma ameaça para a estabilidade do reino pagão de Bridei, Faolan torna-se responsável por uma criança, um cão e Eile, uma jovem perturbada e desconfiada. Para Eile, a viagem a Fortriu é uma confrontação. Acostumada a uma vida de privações e labuta, a jovem vê-se perante um mundo estranho, cheio de lições novas, onde o principal desafio é aprender a confiar nas pessoas. Na corte de Bridei, em Monte Branco, notícias perturbadoras vindas do reino vizinho de Circinn, levam o Rei a convocar a conselho os seus chefes-de-guerra. Após o desaparecimento do principal conselheiro de Bridei e a morte trágica de uma jovem criada, a ameaça provocada pela influência cada vez Maior da Cristandade parece ser o menor dos perigos..."



A MINHA OPINIÃO:
Simplesmente estupendo!... Como esta senhora sabe escrever! Mais um livro belíssimo! Embora este seja um pouco mais sereno que os anteriores não deixa de ser muito mas muito bom. Neste livro, Faolan, em missão na Irlanda, conhece Eile e sua filha Saraid. Ele e Eile têm algo muito semelhante, ambos têm um passado tenebroso e a sua capacidade de amar foi corrompida. Depois de resgatar Eile da casa onde esta vivia, onde era violentada e escravizada, Faolan regressa a Fortriu levando consigo ela e a pequena filha. Uma viagem que se revela longa mas também reveladora dos seus sentimentos. Em Fortriu, reencontrei com muita alegria: Bridei, Tuala, Derelei e outras personagens de quem sentia muitas saudades.
Uma obra escrita com maestria com toque de mistério, amor e muita magia. Ao fechar o livro caí em mim e fiquei com uma pontinha de tristeza por ter de deixar as Crónicas de Bridei. Juliet Marillier tornou-se uma das minhas escritoras favoritas. Fui completamente arrebatada pela escrita desta neo-zelandesa. Recomendo qualquer um destes livros sobre o reinado de Bridei... São todos magníficos!... Façam o favor de os ler...

PS: Um único senão... as traduções. Não sei porque "carga de água", os tradutores têm necessidade de traduzir tudo e mais alguma coisa incluindo os nomes de lugares que não tinham sido traduzidos no livro anterior. Às vezes, conseguem mesmo meter os pés pelas mãos...

7 comentários:

  1. Deus do céu, Jojo!!! Em quanto tempo você lê um livro??? Tô rosa com a sua leitura dinâmica!!!

    bjos, linda!!

    ResponderEliminar
  2. Oi linda!
    Acredita que eu também estou espantada comigo mesma? A última vez que isto me aconteceu ler assim tão rápido um livro com tantas páginas, foi quando saiu o último do Harry Potter e quando li o primeiro do Crepúsculo.

    Bjinhos**

    ResponderEliminar
  3. Nussaaaaa, que agilidade!!!!

    Assim que eu gosto! :)

    beijokas!

    ResponderEliminar
  4. Juliet Marillier é a minha escritora de eleição no que toca ao fantástico!
    Simplesmente encanto-me com as suas histórias e personagens.

    ResponderEliminar
  5. Uma escritora maravilhosa sem dúvida! :)

    Li tanto as crónicas como também a trilogia de Sevenwaters e adorei, apesar a Sevenwaters ser muito mais fantasioso e as crónicas basearem-se mais em factos históricos e seram mais para o ambiente do arturiano.

    ah, se gostas de livros de fantasia, existe um site onde podes falar sobre eles :) http://mitosesonhos.forumeiros.com ;)

    ResponderEliminar
  6. Um grande final para a saga de Bridei.

    Primeiro, é impossível fartarmo-nos de uma personagem como Faolon. Segundo, este livro tem aquela que, para mim, é a mais nefasta vilã de todos os livros de Juliet Marillier.

    Só é pena que a editora de Marillier não tenha aprovado o 4º livro, onde era suposto Ferada ser a protagonista principal... segundo os rumores.

    ResponderEliminar