terça-feira, 1 de setembro de 2009

Estarás aí? de Guillaume Musso


"São Francisco. Elliott, médico apaixonado, nunca se recompôs do desaparecimento de Ilena, a mulher que ele amava, morta há 30 anos. Um dia, uma situação extraordinária permite-lhe recuar no tempo e encontrar o jovem que ele era, há 30 anos atrás. Elliott regressa ao instante decisivo em que um gesto seu pode salvar Ilena e modificar o destino implacável que determinara a sua vida desde então."
A MINHA OPINIÃO:
Esta sinopse de poucas linhas foi o suficiente para me apaixonar por este livro à primeira vista. Gostei tanto que quase deixei de lado o outro livro que estava a ler, Samarcanda de Amin Maalouf. Li as primeiras páginas de Estarás aí? e fiquei logo prisioneira da estória. A minha sofreguidão foi tanta que li o livro em poucas horas. As linhas que tecem este romance são simples.Elliot perdeu a mulher que amava há 30 anos e desde aí nunca mais foi um ser pleno e completo. Numa missão da Cruz Vermelha ao Camboja, o cirurgião ajuda uma criança com lábio leporino. Como agradecimento, o chefe da aldeia da criança oferece a Elliot um frasco com dez comprimidos dourados que segundo ele lhe permitirá rever Ilena, a mulher que o médico amava. A partir daqui a estória desenvolve-se entre o futuro e o passado fazendo lembrar um filme que vi em tempos, Efeito Borboleta, pois se o passado sofrer alguma alteração esta repercutir-se-á no futuro. O ritmo e a dinâmica são alucinantes e irresistíveis. Outra coisa que gostei neste livro foi facto de o autor colocar citações famosas ou não no início de cada capítulo. O final do livro é absolutamente apoteótico e atribulado o que faz com uma viciada em livros como eu não o consiga largar. Um livro que me fez reflectir sobre a efermeridade das coisas, ou seja, que devo agarrar os momentos e dar valor aquilo que tenho antes que desapareçam.
Guillaume Musso será de certeza um autor que continuarei a seguir e já tenho outro livro dele em mente para ler.
Quem nunca leu, que leia é uma experiência única.
Algumas das citações que autor colocou no início dos capítulos da obra:
"E preserva os teus sonhos(...). Nunca se sabe quando poderás precisar deles." Carlos Ruiz Zafón
"Por mais que faça , pense ou acredite, e ainda que possua todo o conhecimento do mundo, se não amar, nada será." Marcelle Sauvageot
"Os amigos e os livros querem-se poucos mas bons". Ditado popular
"O problema não é não de dispormos de tempo. O problema é de perdermos muito." Séneca

7 comentários:

  1. Deixaste-me bastante curiosa com a tua opinião acerca deste livro.
    Abraços!

    ResponderEliminar
  2. És má!!! Agora tou aqui mortinha para o ler! Achas bem? :P

    Vai para a minha Wishlist! Parece ser muito interessante. Se todos podessemos voltar atrás e mudar algumas coisas... Momentos decisivos onde perdemos ou ganhamos pessoas nas nossas vidas... Mas por outro, a confusão que iria ser... Nunca iriamos aprender com os nossos erros...

    ResponderEliminar
  3. Paula e Sara,

    este livro têm uma história de amor tão bonita... Que somos capazes de fazer tudo pela pessoa que amamos... Não posso dizer muito senão corro o risco de spoilar, mas o que me atraiu foi exactamente o que a Sara disse. O facto de podermos voltar e mudar as coisas se isso fosse possível.

    Bjokinhas para as duas***

    ResponderEliminar
  4. Sabes Jojo, esta sinopse fez-me lembrar o filme "Efeito Borboleta", onde o rapaz podia voltar atrás e mudar as coisas, mas depois, ao mudar um pormenor, acabava por mudar tudo. E isso acabava por dar problemas...

    ResponderEliminar
  5. O livro fala disso Sara, por acaso lembrei-me do filme quando estava a ler.

    ResponderEliminar
  6. Ora bolas. Depois de quase morrer de curiosidade, andei a procura do livro, e não o encontro em lado nenhum. -.-


    Desde que vi esse filme, comecei a pensar. E realmente faz sentido, ao mudar uma coisinha de nada, podemos estragar uma vida...

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar