segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O Evangelho do Enforcado de David Soares

Nuno Gonçalves, nascido com um dom quase sobrenatural para a pintura, desvia-se dos ensinamentos do mestre flamengo Jan Van Eyck quando perigosas obsessões tomam conta de si. Ao mesmo tempo, na sequência de uma cruzada falhada contra a cidade de Tânger, o Infante D. Henrique deixa para trás o seu irmão D. Fernando, um acto polémico que dividirá a nobreza e inspirará o regente D. Pedro a conceber uma obra única. E que melhor artista para a pintar que Nuno Gonçalves, estrela emergente no círculo artístico da corte? Mas o pintor louco tem outras intenções, e o quadro que sairá das suas mãos manchadas de sangue irá mudar o futuro de Portugal. Entretecendo História e fantasia, O Evangelho do Enforcado é um romance fantástico sobre a mais enigmática obra de arte portuguesa: os Painéis de São Vicente. É, também, um retrato pungente da cobiça pelo poder e da vida em Lisboa no final da Idade Média. Pleno de descrições vívidas como pinturas, torna-se numa viagem poderosa ao luminoso mundo da arte e aos tenebrosos abismos da alienação, servida por uma riquíssima galeria de personagens.


A MINHA OPINIÃO:


O Evangelho do Enforcado é a simbiose perfeita do romance histórico com o Fantástico! O início da leitura foi atribulado.Caí na Idade Média portuguesa e fui atingida pela sua brutalidade, pela ignorância das gentes, pela superstição reinante e pela vida paupérrima. As cores e os cheiros do século XV causam estranheza e até repulsa porém, houve algo que me impeliu a continuar. O estilo muito próprio de David Soares. Uma escrita fabulosa que narra a história do provável autor dos chamados Painéis de S. Vicente, Nuno Gonçalves. O pintor é retratado como um psicopata. Maravilha-se com a morte e com tudo o que a rodeia desde da infância. Todavia, um encontro com uma identidade "sobrenatural" enchê-lo-á de terror. Abandona Embraçadura, a aldeia onde nasceu e segue para Lisboa. Além de Nuno Gonçalves, outras figuras históricas da época são abordadas de maneira pouco convencional como por exemplo, a Ínclita Geração composta por Eduarte, Pedro, Henrique, Isabel e Fernando. David Soares destrói a imagem ideal e torna-os mais humanos, cruéis, ávidos, são desnudados de tudo o que é perfeito na realeza. A transformação do infante D. Henrique num homem preverso e manipulador pode chocar e revoltar alguns.Porém, esta dinâmica crua é estranhamente cativante. No centro, continua a estar o famoso painel que influenciará o rumo da História. A arte é a única coisa que é capaz de vencer de morte. Capaz de vencer a morte e de imortalizar o autor, Nuno Gonçalves. A par desta famosa obra, ele dedica-se a outro trabalho que acredita ser o seu melhor. É um livro duro que quebra as linhas outrora, certas da História. Dogmas, previamente estabelecidos, são estilhaçados e tudo o que julgávamos ser verdade, é mentira. Aquela repugnância inicial que senti, desapareceu à medida que avançava e acabei por adorar este registo diferente do Evangelho do Enforcado. Até na última página do romance, foi surpreendida com o surgir de um rapazinho chamado Diogo Boytac que Nuno Gonçalves aconselha.Um encontro entre dois personagens que ficaram imortalizados pela sua arte!


6/7-EXCELENTE

9 comentários:

  1. Uma obra muito bem escrita e que apesar da sua crueza nas palavras não deixa de maravilhar que a lê!
    Figurará o meu top final deste ano, sem sombra de dúvida! ;)

    ResponderEliminar
  2. Vi esta novidade na tua página de facebook, mas confesso que vir aqui é bem melhor com a música de fundo.

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Olá jojo
    Tenho um livro do David Soares na estante para ler… Mas li o excerto deste livro no Fórum Bang! da SdE e na altura não em convenceu muito, mas o teu comentário deixou-me muito curiosa jojo.

    Acho que por tua causa ainda o vou acrescentar a minha lista de aquisições:)

    ResponderEliminar
  4. tonsdeazul,
    concordo inteiramente com o que disseste. Também estará no meu top no final do ano.

    Catarina,
    a música é exclusiva do blog! Adoro Lady Antebellum:).

    Elphaba J.,
    este é um livro muito dark. Também li o excerto no Bang mas ao contrário de ti fiquei logo agarrada. Eu fiquei fã de David Soares. Espero ler outro dele em breve!

    Bjs*

    ResponderEliminar
  5. Bom Jojo este vai sem dúvida para a minha lista depois de ler o que opinas-te não consigo resistir.

    ;)Boas Atmosferas ;)

    ResponderEliminar
  6. Também o li há pouco tempo e gostei muito.
    Gostei da tua crítica! :)

    ResponderEliminar
  7. Ora aqui está mais um para comprar e ler urgentemente! A tua análise foi o último argumento.
    Sempre tive um fascínio muito especial por esse personagem misterioso da história e da arte portuguesa que é o Nuno Gonçalves.
    E a Idade Média portuguesa é fascinante; mas a miséria que referes, Jojo, é apenas a nossa visão das coisas... se viesse cá um viajante do século XXX, provavelmente ia ficar impressionado com a nossa "miséria". É tudo uma questão de perspectiva; provavelmente aquela gente era mais feliz que nós...
    abraço
    PS- Jojo, atenção que esse Diogo Boytac (ou Boitaca na forma aportuguesada) foi um dos maiores arquitectos portugueses de todos os tempo; foi o arquitecto dos Jerónimos, por exemplo!

    ResponderEliminar
  8. Carlinha,
    é um livro muito muito bom mas diferente. Não é uma história fácil e pode até causar alguma repulsa. Mas os livros que mexem connosco são os melhores!

    N. Martins,
    também li a tua opinião e gostei muito dela. Aliás comecei a leitura precisamente depois de a ler.:)

    Manuel,

    Acho que vais gostar imenso do livro. A miséria da Idade Média impressionou-me bastante. Aliás ela impressiona-me em qualquer época. A do nosso tempo também é terrível porém, a do livro mexeu bastante comigo porque as descrições são cruas e não existem eufemismos na escrita de David Soares. O Diogo Boytac aparece na última página do romance e reconheci logo o nome ( a minha expressão foi uau, mais uma personagem histórica qu me intriga:P). A cena entre ele o Nuno Gonçalves é muito boa.

    Bjs*

    ResponderEliminar
  9. Se me permitem, e considerando que sou também uma "fã" do Boytac, não posso deixar de dizer que este é uma das personagens centrais de outro livro de David Soares: "Lisboa Triunfante".
    Aliás, uma das partes de "Lisboa Triunfante" é exactamente a concepção, desenho e construção do Mosteiro dos Jerónimos pelo Mestre Boytac que, sob a pena de David Soares, se transforma numa personagem rica e deliciosa.
    Para quem gostou de "O Evangelho do Enforcado" e do estilo do autor, esse é outro romance a não perder. :)

    PS: fica o link: http://www.saidadeemergencia.com/index.php?page=Books.BookView&book_id=371&genre=

    ResponderEliminar