sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Crónica do Rei Poeta Al-Mu'tamid de Ana Cristina Silva


Al-Mu’ Tamid nasceu em Beja, em 1040. Nessa época, a poesia e a cultura floresciam nas cortes árabes, mas após a queda de Córdova, o Sul de Espanha fragmentara-se em inúmeras taifas que se digladiavam entre si ao sabor das aspirações de poder e de prestígio. Herdeiro de uma das mais poderosas dinastias então reinantes que governava Sevilha, Al-Mu’ Tamid era um homem de índole benévola, amante de tertúlias, e um dos mais notáveis poetas do al-Andaluz. Nesta crónica ficcionada, escrita já no exílio pelo Rei-Poeta, Ana Cristina Silva, para além dos acontecimentos trágicos que marcaram o seu reinado, leva-nos a imaginar como terá sido, intimamente, o homem que teve de encarnar a personagem que ficou para a história.


A MINHA OPINIÃO:


Crónica do Rei Poeta Al-Mu'Tamid está belíssimamente escrito! Está dotado de um suave perfume a poesia que o torna fácil de ler. Conta a história do rei Al-Mu'Tamid, o poeta que aceita relutantemente o ceptro do poder. O livro percorre toda a sua vida desde a sua infância até morte:a grande amizade com Ibn Ammar, um poeta igualmente talentoso; a deterioração desta amizade e o golpe fatal desferido aquando da traição de Ibn; o amor do rei, a bela Itimad e a sua devoção incomensurável aos filhos. Al-Mu'tamid lida ainda com a eminente invasão castelhana liderada por D. Afonso VI. A história do protagonista não me cativou tanto como esperava, sentia-o um pouco distante e foi difícil estabelecer uma relação de empatia com ele. A causa deste distanciamento? Não faço ideia. Apesar deste percalço, terminei o livro porque apreciei a escrita de Ana Cristina Silva. Fluida, poética e lindíssima!


4/7-BOM


PS:Obrigada à Lígia pelos passatempos no Bibliomigalhas!

5 comentários:

  1. Estou um pouco curiosa para com este livro e a tua opinião ajudou.me um pouco a compreender melhor do que trata o livro :)

    ResponderEliminar
  2. Confesso que ainda não tinha prestado atenção a este livro.
    A tua opinião desperta IMENSO a nossa curiosidade, mas vou controlar-me e deixá-lo estar por enquanto por adquirir...
    Mas dá vontade de ir pegar logo nele Jojo! Não pode ser =P

    Beijoca grande*

    ResponderEliminar
  3. Jojo que saudade da sua casa ,,,lembra de mim....estou um pouco sumida mais to voltando devagarzinho ...
    Parece otimoo o livro mais devo confessar que poesia naum é o meu forte nem o meu fracooo..hsushuhus....bjaummmmm

    ResponderEliminar
  4. Concorri em alguns passatempos para ganhar este livro, mas não tive sorte. Depois ao pesquisar mais sobre a autora descobri um outro livro "As Fogueiras da Inquisição" e foi esse que acabei por adquirir. Gostei bastante da escrita da autora. Brevemente hei-de escrever a minha opinião sobre o livro lá no tons.
    E agora fiquei com mais vontade de ler este último dela. ;)

    ResponderEliminar
  5. Crazygirl,
    Bem-vinda aos Devaneios! Ainda bem que ajudei nesse ponto!

    Morrighan,
    Já sabes que se o quiseres ler, é só dizer!:D

    Ludmilla,
    bem-vinda de volta!:D

    Tonsdeazul,
    escreve a minha opinião porque estou curiosa em relação a essa livro! :p
    Estou a ser um pouco interesseira!Desculpa!

    Bjokas*

    ResponderEliminar