quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O Quarto Arcano- O Porto das Tormentas( Livro II) de Florencia Bonelli

A sinopse contêm spoilers para quem não leu o primeiro volume!!! Quem não pretender spoilers avance para a opinião!


Depois de aban­do­nar Bue­nos Aires, Blac­kra­ven chega às cos­tas bra­si­lei­ras com os seus pri­mos Marie e Luís Car­los, filhos de Luís XVI e Maria Anto­ni­eta, cujas vidas estão em perigo. Aí irá encon­trar velhos com­pa­nhei­ros de aven­tu­ras: o padre jesuíta Mala­grida e Adri­ano Távora, sem­pre dis­po­ní­veis para o aju­dar nas situ­a­ções mais difí­ceis. O domí­nio de Napo­leão sobre a Europa é cada vez mais aper­tado e obriga os ingle­ses a pro­cu­rar na Amé­rica do Sul novos mer­ca­dos – coman­dada pelo gene­ral Beres­ford, a inva­são inglesa está iminente…

Novos per­so­na­gens e novos cená­rios acom­pa­nham as aven­tu­ras do Escor­pião Negro desde a costa ame­ri­cana até à velha Europa. O Porto das Tor­men­tas é um romance repleto de acção: cons­pi­ra­ções, assas­si­na­tos e abor­da­gens em alto mar fazem desta lei­tura uma expe­ri­ên­cia quase cinematográfica.

A MINHA OPINIÃO:

Quarto Arcano-O Porto das Tormentas é, à semelhança do anterior, uma leitura voraz e compulsiva. Quando pensava que mais nada me surpreenderia eis que, Florencia Bonelli me maravilha com mais uma história deliciosa. O poder de alheamento é tão forte que senti o calor de Buenos Aires e a maresia a bordo do Sonzogno, um dos navios de Roger Blackraven. Neste segundo volume, o leme da história continua a ser comandado pelo amor de Roger e Melody. Um amor escaldante mas que amadurece em relação ao primeiro volume. O fogo da paixão que existia dá lugar a momentos ternurentos. Claro que o fogo nunca se apaga e, por vezes, aviva-se aquando de um reencontro. Blackraven revela outra faceta, a de corsário. Aliada a ela, surgem novos personagens: o capitão Malagrida, Adriano Távora e Amy Bodrugan. Igualmente cativantes com histórias brilhantes que apimentam o livro. Segredos são desvendados e um, em particular, pode acabar com o amor dos protagonistas. Servando, o escravo que se apaixonou por Elisea, a mulher branca e rica, enfrenta o mundo por este amor proibido. Elisea também luta pela possibilidade de ficar com o homem que ama contudo, arrisca a ser desprezada pelas duas raças, a branca e a negra. Ainda existem: a doce Miora, o fiel Somar, o inocente Victor, a leal Trinaghanta, a cruel Enda e o próprio Napoleão Bonaparte. Uma imensa variedade de personalidades que só aumentam a qualidade e a densidade do livro. É mais um livro imperdível que reúne os mesmos ingredientes que o anterior: espionagem, escravatura, amor, racismo, traição, vingança, feitiçaria, poder... Apesar de ter os mesmos componentes continua a ter o mesmo encanto. Aguardarei com entusiasmo a publicação de outras obras da autora em Portugal!

6/7-EXCELENTE

3 comentários:

  1. Estou desejosa de ler esse livro. Acabei ontem de ler o primeiro volume e na biblioteca dizem que ainda não tem o 2º... :(

    ResponderEliminar
  2. Por acaso acho que no segundo volume o amor deles, em vez da calmaria que geralmente associamos à palavra "amadurecimento", ganha contornos "doentios" que não estavam tão presentes no primeiro. Acho que o amor deles continua tão ou mais tempestuoso no segundo livro do que no primeiro. Mas tirando isso concordo plenamente com os seus comentários de um modo geral. São dois livros fabulosos e é pena que ainda não tenham sido publicados mais em Portugal. Agora em Setembro a autora vai lançar o segundo de uma trilogia... o feedback que tenho de amigas que já leram os outros, mesmo em espanhol, é que ela mantém a qualidade.

    ResponderEliminar