sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A Sul da Fronteira, A Oeste do Sol de Haruki Murakami

Hajime vive numa província um pouco sonolenta, como normalmente todas as províncias o são. Nos seus tempos de rapazinho faz amizade com Shimamoto, também ela filha única, com quem reparte interesses pela leitura e pela música. Mas o destino separa-os, os anos passam, e Hajime segue a sua vida. A lembrança de Shimamoto, porém, permanece viva, tanto como aquilo que poderia ter sido como aquilo que não foi. De um dia para o outro, Shimamoto reaparece certa noite. Para além de ser uma mulher de grande beleza e rara intensidade, a sua simples presença encontra-se envolta em mistério. Da noite para o dia, Hajime vê-se catapultado para o passado, colocando tudo o que tem, todo o seu presente em risco.


A MINHA OPINIÃO:


A Sul da Fronteira, A Oeste do Sol é o primeiro livro que leio de Haruki Murakami e não será o último. Este escritor nipónico maravilhou-me com a sua escrita! Tem o condão de transformar a mais simples cena quotidiana numa bela obra-prima! A leitura foi um verdadeiro deleite! Suave, refrescante e verdadeiramente impactante! Murakami descreve fabulosamente os sentimentos, as emoções... É poderoso e converte uma história banal num livro brilhante! Hajime, o narrador e protagonista, é um homem estranho. Apesar de ter tudo para ser feliz, fica-se pelo talvez. Talvez o seu amor do passado, Shimamoto, volte e preencha a lacuna do seu coração. Talvez um dia a reveja... Esta história tão simples é catapultada para outro nível pela beleza das palavras, das frases de Haruki Murakami. Acrescenta-se um pouco de mistério e a fascinante cultura japonesa e voilá... um livro formidável!!!


EXCERTO:


"O toque da sua mão permaneceu sempre vivo na minha memória. Era uma sensação diferente de tudo o que eu até então experimentara, e mesmo depois disso. Tratava-se, pura e simplesmente, da mão pequena de uma rapariguinha de doze anos.E, contudo, aqueles cinco dedos e a palma daquela mão continham, tal como uma caixinha de amostras, tudo o que eu queria saber acerca da vida-e tudo o que havia a saber. E ela, ao pegar na minha mão, teve o condão de me ensinar todos os segredos. Ajudou-me a compreender que no mundo real existia um lugar como aquele. Durante dez segundos, tive a sensação de me ter transformado num passarinho perfeito, capaz de voar no céu, ao sabor dos ventos. Lá do alto, alcançava as paisagens longínquas, tão distantes que não era capaz de distinguir com nitidez as coisas que havia para ver, apesar de saber que existiam. Ao mesmo tempo, sabia que um dia viajaria até essas paragens. Uma tal certeza, deixou-me sem folêgo e provocou um tremor no meu peito."


6/7- EXCELENTE

12 comentários:

  1. Tambei gostei muito deste livro e curiosamente, também foi o primeiro que li dele. É mesmo como dizes, Murakami tem a capacidade de transformar uma cena quotidiana em algo magnífico.

    ResponderEliminar
  2. Cada vez tenho mais curiosidade de ler Haruki Murakami. Toda a gente diz tão bem dos seus livros! Quando conseguir diminuir um pouco a minha pilha de livros por ler vou requisitar este livro à biblioteca ;)

    ResponderEliminar
  3. Oi Jojo,
    Ainda não li nada deste autor, e falam tão bem dos seus livros. Tenho de ler e com a tua opinião talvez começe por este titulo.

    Bjinhos;))

    ResponderEliminar
  4. Hello~~

    Eis um autor que nunca li mas que tenho curiosidade para ler. Falam-me tão bem dos livros dele!

    Eu gostei do "Como Água para Chocolate" mas é daquelas coisas, a escrita na minha opinião é tão estranha :S xD

    Ainda bem que estás a gostar! Eu adoro Anne Rice e o livro vampiro Lestat é excelente! Ainda o li na versão antiga, quando ainda não estava separado em dois livros e devorei o livro num instante :)

    Bjs*

    ResponderEliminar
  5. Olá Jojo
    eu gosto muito de Murakami. Este é um dos que me falta ler. Pelo que dizes, este também é interessante.
    Se queres ler uma coisa realmente nmaravilhosa, aconselho-te Kafka à Beira-Mar. Para mim é um dos melhores livros do século.
    E estás a ler outro grande livro (o Doente Inglês)
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Adoro Murakami! É um autor que me deixa sempre com um sorriso nos lábios. Já não leio nada dele há algum tempo, mas assim que puder voltar a gastar dinheiro em livros, é dos primeiros a voltar à mesinha de cabeceira. Vais adorar todos os livros dele! :)

    ResponderEliminar
  7. Olá Jojo, não sei se tiveste o prazer(ou o azar) de conhecer o antigo blog «O Travessão» mas de qualquer maneira venho por este meio felicitar-​te pelo exce­lente blog que aqui tens e informar-​te que foi com todo o pra­zer que o teu blog foi adi­ci­o­nado à barra late­ral de Outras Lei­tu­ras do recen­te­mente inau­gu­rado blog «O Tra­ves­são 2.0», pois blogs como este foram cer­ta­mente uma influên­cia à sua cri­a­ção, fica feito o con­vite para dares lá uma vista de olhos.



    Já agora aproveito para dizer que ainda não tive o prazer de conhecer a obra de Haruki Murakami mas posso dizer-te que é neste momento um dos autores em destaque na minha wishlist pois desperta-me uma enorme curiosidade, muito provavelmente proveniente das excelentes criticas que vejo sempre serem feitas aos seus livros!


    http://​otra​ves​sa​o​blog​.blogs​pot​.com

    Abraço, Fer­nando

    ResponderEliminar
  8. Olá Jojo, venho por este meio comunicar-te que já se encontra disponivel no blog "O Travessão" a entrevista a Maria Araújo Lima,a autora do recém publicado thriller policial Anástasis!

    Passem por lá e digam o que acharam.

    Abraço, Fernando

    ResponderEliminar
  9. Hey!!!
    Adorei seu blog...
    GOstei da dica do livro, vou colocar na lista.

    ResponderEliminar
  10. Olá!
    Jacqueline
    Mal posso esperar para ler outro Murakami.

    Laelany,
    Nem sabes o que perdes!!! Vais adorar!

    Patricia,
    Este é um bom livro para começar. è pequenino e lê-se de um fôlego.

    v_crazy_girl,
    eu gostei imenso dos livros de Anne Rice. vou colocar a opinião em breve.

    Manuel Cardoso,
    Eu estou à procura desse Livro.Um dos melhores livros do século! Humm vai vir logo para casa.

    N.Martins,
    Parece que sim. Vou adorar redescobrir Murakami.

    Fernando,
    já lá passei e já sigo!:D

    Kezia,
    Bem-vinda!
    Obrigada pelo elogio!

    Bjinhos*

    ResponderEliminar
  11. Olá Jojo,

    um livro que me deixou curiosa =D
    E a tua opinião ainda me deixou mais!

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar