domingo, 17 de março de 2013

Devaneios Cinematográficos...Oz the Great and Powerful (2013) de Sam Raimi


A MINHA OPINIÃO:


Oz the Great and Powerful ( Oz, O Grande e Poderoso) é uma película baseada nos livros de L. Frank Baum e,é indirectamente uma prequela ao clássico The Wizard of Oz de 1939 (O Feiticeiro de Oz).  
O filme despertou logo o meu interesse, quando vi as primeiras imagens. A cor que transborda da tela é inebriante e irresistível! Assim,  fiquei radiante quando obtive um convite para a ante-estreia. A tecnologia do 3D evidencia ainda mais esta qualidade quase mágica de um mundo tão fantasioso quanto belo. É de uma espectacularidade imensa que nos catapulta para Oz como se ainda fossemos crianças fáceis de iludir com o mais simples truque de magia.Porém, o 3D peca quando o filme aumenta de velocidade porque surgem áreas  nebulosas e os pequenos pormenores do cenário são absorvidos pela indistinção! Mas, nada consegue apagar a realidade quase assustadora da Menina de Porcelana (Joey King)! Uma pequena maravilha técnica que conjuntamente, com o Macaco Voador ( Zach Braff) que se fundem na perfeição com os actores de carne e osso. Visualmente, o filme não desaponta... O genérico de introdução é muito original e a transição do mundo do Kansas a preto e branco para Oz a cores é subtil mas, inesquecível. No longínquo 1939, os cineastas não possuíam estas benesses do desenvolvimento.  No entanto, os que eles tinham a menos na imagem tinham no argumento e na prestação dos actores ( sem contar com as cantorias de Judy Garland).


A história propriamente dita de Oz the Great and Powerful não é nada de extraordinário. Pelo contrário, já foi contada vezes sem conta com outras roupagens. Oscar, o protagonista é, muitas vezes, irritante e só depois de muita labuta evolui minimamente. James Franco que lhe dá vida é competente o suficiente para que não deixemos de gostar dele e é apenas nas cenas de mais emoção (poucas!) que vislumbramos o que ele teria feito com uma personagem mais bem escrita. Quanto às bruxas, a única que me convenceu e atemorizou foi Evanora de Rachel Weisz. Ela sobrepõe-se às outras duas actrizes de maneira contundente! Mila Kunis, a Theodora, não está má mas, mais uma vez sofre com uma evolução algo atabalhoada e curta em fundamentos. Sinceramente, tinha mais medo da personagem na filme de 1939 na versão de Margaret Hamilton. Glinda de Michelle Williams é demasiado doce, querida e boazinha o que perante uma malvadez que é pouco persuasiva, soa a falso.


Oz the Great and Powerful é dono de uma imagem gigantesca, cheia de cor e que entretém sem deslumbrar a nível de argumento. Falta-lhe solidez e inovação no que concerne ao enredo para que ele possa entrar na galeria dos memoráveis...

TRAILER:



7 comentários:

  1. Concordo com tudo o que disseste! Esperava bem mais da Bruxa Má do Oeste e sem dúvida que uma das melhores aplicações do 3D foi no genérico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose, vamos ver o que a sequela nos traz! Pode ser que corrijam estas falhas do argumento.

      Eliminar
  2. Olá!=D

    Ai, estou ansiosa por ver este filme!!=D

    Este ano vão sair filmes tão bons... Já viste a lista?=p

    Bjinhos e boas leituras!**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ghost:D

      Sim, este ano vão sair imensos filmes que quero ver!xD Tenho que arranjar um porquinho-mealheiro :p

      Eliminar
  3. Olá!
    De todas as vezes que vi o trailer deste filme, nunca me chamou à atenção, porém, agora que li a tua opinião fiquei curiosa.
    Boas Páscoa!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alyra,
      É um filme que diverte mas, não é daqueles fenomenais. Boa Páscoa para ti também! Beijinhos

      Eliminar
  4. O filme tem grandes momentos Oz the Great and Powerful é divertido e seu elenco é grande

    ResponderEliminar