terça-feira, 4 de novembro de 2014

Trilogia da Herança de Nora Roberts


















No centro desta obra apaixonante encontramos as irmãs Concannon, mulheres do nosso tempo, que vivem na mágica Irlanda, terra de colinas suaves e lendas antigas. Herança de Fogo é a história de Maggie Concannon. Talentosa e rebelde, Maggie é uma artista que trabalha o vidro. As suas obras de arte são mais do que apenas objectos belos, são reflexos da sua verdadeira natureza. Até que um dia, Rogan Sweeney, dono de uma das galerias mais sofisticadas de Dublin, descobre o seu trabalho. Se por um lado Rogan é um profissional e quer fazer dela uma artista conhecida e bem sucedida, por outro o seu coração atraiçoa-o pois está completamente apaixonado por aquela mulher rebelde e explosiva. Apesar de Maggie sentir o mesmo, uma relação entre ambos nunca poderá ser fácil… ou não houvesse um passado negro a assombrar o futuro. 
Quando as tempestades do Inverno varrem a Irlanda, toda a gente fica dentro de casa e os turistas deixam de aparecer. Como tal, até a acolhedora estalagem de Brianna Concannon se transforma num lugar frio e vazio. Mas isso não é um problema para ela, pois se há coisa que Brianna adora é paz e sossego, mesmo quando o vento gelado uiva nas janelas. Grayson Thane é um escritor norte-americano que cresceu num orfanato e sempre viveu sozinho. Assombrado por um passado que anseia esquecer, chega à estalagem de Brianna à procura de isolamento e inspiração para o próximo romance. Mas o destino oferece-lhe muito mais do que isso. A beleza de Brianna conquista o seu olhar, e a serenidade dela apazigua a sua alma irrequieta. Mas poderá o fogo nascer em dois corações tão gelados?

A MINHA OPINIÃO:

A trilogia da Herança marcou o meu regresso a Nora Roberts. Após algumas desilusões com as suas histórias, eis que surge a minha reconciliação com esta escritora. O encanto não foi perfeito mas, serviu para me voltar a importar com as suas personagens. Roberts constrói os habituais romances com um final feliz porém, na sua previsibilidade há que ter alguma originalidade. Esta trilogia ofereceu um escape delicioso à realidade. O seu absoluto deleite está na Irlanda. Através das suas páginas encontramos a beleza deste país onde o verde perdura e o misticismo está imbuído nas suas raízes e nas suas gentes. Cada livro tem um casal protagonista distinto porém, a dinâmica familiar que se estabelece entre todos é louvável além de proporcionar momentos hilariantes. Maggie, a personagem principal de A Herança de Fogo é verdadeiramente explosiva e decidida o que coloca uma dinâmica peculiar no primeiro volume. Ao invés, de ser Rogan a ditar o que esperar da relação, é ela quem o coloca contra a parede na maioria das situações. Uma lufada de ar fresco! Ao contrário da irmã, Brianna é sossegada e, aparentemente, mais calma o que torna o segundo volume mais pausado à semelhança desta irmã. Todavia, devido à interacção entre as irmãs e à história secundária, este livro não perde fôlego. É o terceiro que destoa ligeiramente dos restantes. Apesar de o seu protagonista masculino ser, inevitavelmente querido à leitora pois, é introduzido nos outros livros, o seu interesse amoroso está em desvantagem em relação a Brianna e Maggie. A narrativa é também mais previsível dentro da previsibilidade estimada o que torna a leitura menos atraente.
Nora Roberts mantém o seu estilo ao longo de toda a trilogia. São livros que entretém, fazendo sorrir e temer pelos seus intervenientes contudo, se não fosse pela beleza da Irlanda seriam muito idênticos a livros anteriores.

4/5- BOM

2 comentários:

  1. Ois,

    Não sendo a minha praia, fiquei curioso quem sabe não venha a ler :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Não sei se faz muito o teu estilo Fiacha :)

    ResponderEliminar