quarta-feira, 26 de novembro de 2014

A Revolta ( Os Jogos da Fome III) de Suzanne Collins

 

SPOILERS NA SINOPSE
Katniss Everdeen não devia estar viva. Mas, apesar dos planos do Capitólio, a rapariga em chamas sobreviveu e está agora junto de Gale, da mãe e da irmã no Distrito 13. Recuperando pouco a pouco dos ferimentos que sofreu na arena, Katniss procura adaptar-se à nova realidade: Peeta foi capturado pelo Capitólio, o Distrito 12 já não existe e a revolução está prestes a começar. Agora estão todos a contar com Katniss para continuar a desempenhar o seu papel, assumir a responsabilidade por inúmeras vidas e mudar para sempre o destino de Panem - independentemente de tudo aquilo que terá de sacrificar...

A MINHA OPINIÃO:

A Revolta é o último livro da trilogia Hunger Games ( Os Jogos da Fome). Este volume foi uma completa decepção. O mundo criado por Suzanne Collins tinha tanto potencial e tanto carisma porém, nesta conclusão definha por completo. Não há equilíbrio entre a narração e a acção. Algo que podia ser mais desenvolvido e assim dar uma nova cor à história é esmagado. Sempre que surge um momento mais profundo e de evolução é, rapidamente, abafado pela repetição enfadonha do discurso de Katniss. Oh Katniss! O que te fizeram? Era uma personagem feminina forte mesmo sob a confusão da guerra mas, aqui torna-se numa menina adolescente histérica. Apesar de ainda restar um resquício da sua coragem, este é ofuscado pela insistência da autora num triângulo amoroso que,  já não era nada credível nos livros anteriores. Mrs. Collins, por favor.... Se quer grandiosidade épica mas, com uma profundidade emotiva tocante, não se limite a abordar os mesmos temas uma e outra vez. Era suposto as personagens terem amadurecido e, depois de um segundo volume trepidante, esta evolução invisível é uma autêntica desilusão. A leitura torna-se ainda mais dolorosa no seu último terço quando o impensável começa a acontecer. Infelizmente, sacrifício e morte são muito comuns numa guerra. A escritora enfatiza esse aspecto ao máximo mas sem o mínimo tacto e, muitas mortes não têm repercussão significativa na história. Aliás, as que deveriam ser mais impactantes são reduzidas a umas meras palavras.
No entanto, há que reconhecer que a imprevisibilidade de Peeta após, uma reviravolta única, criou uma ponte para escapar a este tédio. Bem haja a este rasgo de génio de Collins! Fez-me ler o livro até ao fim...

2,5*/7- RAZOÁVEL

3 comentários:

  1. Concordo contigo. Os dois primeiros volumes tinham tanto potencial para uma conclusão épica mas a autora não soube executá-la bem... Temos pelo menos os filmes. Se a segunda parte do Mockingjay for tão boa como foi a primeira (o mesmo livro mas melhorado), acredito que essa epicidade do final pode ser atingida no grande ecrã :)

    ResponderEliminar
  2. Se dizes que os filmes serão melhores, eu acredito em ti. Os produtores referiram que iriam fazer alterações para tornar a história mais coesa, o que agradeço profundamente.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente gostei do final. Já o li há algum tempo, mas na altura fiquei com uma boa impressão, pelo facto de não ser o final perfeito. Foi um final bastante realista, visto que depois de tantos "traumas" e coisas desprezáveis que a Katniss viveu, seria de esperar que a sua coragem e determinação esfriasse...afinal ela é humana. Além disso parece-me perfeitamente lógico que ela tenha ficado com alguém que passou pelo mesmo que ela, e não com o amigo de infância, visto que ambos cresceram em direcções distintas. Causou-me boa impressão.

    ResponderEliminar