terça-feira, 27 de março de 2012

Devaneios de Séries.... The Borgias (2011- )

The Borgias é uma série exibida nos Estados Unidos da América no canal televisivo Showtime. Neil Jordan, realizador de Entrevista com o Vampiro, criou este drama histórico baseado na família Bórgia, uma dinastia italiana de origem espanhola. Contemporâneos dos Médicis, de Leonardo da Vinci e Miguel Ângelo, a infame família ganhou poder e destaque durante a época renascentista . A sua sordidez é lendária: seja real ou inventada pelos seus inimigos, a verdade é que não há a mais pequena dúvida que eles não eram nenhuns santos! Eles foram a inspiração de Maquiavel e Mario Puzo em O Príncipe e O Padrinho, respectivamente. Tal como a sua antecessora, The Tudors, The Borgias não pretende de maneira nenhuma ser um documentário histórico. Molda os eventos históricos e torna as personagens conflituosas e mais próximas do espectador. 


Rodrigo Bórgia , a personagem de Jeremy Irons, é um cardeal moralmente questionável que subiu à cadeira de São Pedro devido a sua hábil e conveniente fortuna. Como Papa, Rodrigo teria poderes quase ilimitados sobre Roma e os países católicos tementes ao papado. Os jogos políticos são uma constante e Rodrigo e seu filho Cesare revelam-se mestres na arte do engano, da manipulação e esquivam-se quase como que, miraculosamente, à morte. Os Bórgias são inteligentes,intrigantes,cativantes e ominosos, fruto de uma sociedade selectiva, que premeia o sobrevivente audacioso que não olha a meios para atingir os seus objectivos. Personalidades complexas, capazes do amor e do ódio, a família é por si só, uma pequena cidade já que, os irmãos Juan e Cesare lutam  entre si pela aprovação paternal. Cesare, interpretado por François Arnaud é um personagem que anseia pela espada todavia, segue obedientemente as ordens do pai, escondendo os seus impulsos por detrás da batina de clérigo. Rodrigo e Cesare têm uma relação fascinante e absorvente devido à competência e química dos actores que lhes dão vida. Enciumado, o irmão mais novo, Juan Bórgia de David Oakes caminha, periclitante, na ténue linha entre a razão e a loucura. Lucrezia de Holliday Grainger, é a irmã mais nova e a mais inocente e ingénua. Porém, a menina é rapidamente instruída na arte da sobrevivência quando os seus sonhos de felicidade são destruídos.

The Borgias é uma série opulenta que rompe com todos os parâmetros morais e, que não é propriamente um modelo de rigor histórico. É um guilty-pleasure que tem na presença quase omnipresente de Jeremy Irons, uma âncora de muito boa qualidade. A primeira temporada é constituída por 9 episódios e a segunda estreia nos Estados Unidos em Abril.

TRAILER DA 1ª TEMPORADA:

1 comentário:

  1. Acho que vi um ou dois epidódios desta série no AXN, mas não me fascinou muito. Gostei muito mais da série The Tudors.

    ResponderEliminar