Lisboa Triunfante é um romance épico sobre a rivalidade entre duas figuras misteriosas, cuja contenda milenária se cruza com a história da capital portuguesa. Desde as origens pré-históricas de Lisboa até aos anos turbulentos que antecederam a implantação da República, passando pela elevação da cidade a capital do Reino por Afonso III e pela construção enigmática do Mosteiro dos Jerónimos, a galeria de personagens que dão vida a Lisboa Triunfante contém figuras como Frei Gil de Santarém, D. João V e Aquilino Ribeiro. Reunindo elementos de romance histórico e fantástico, este é o livro definitivo sobre uma Lisboa mágica, que possui tanto de reconhecível quanto de maravilhoso. Lisboa Triunfante é um triunfo da imaginação.
Lisboa Triunfante é, provavelmente um dos livros mais memoráveis que já li! E um dos mais difíceis de explicar também! Não há convenções, dogmas ou limites para imaginação prodigiosa de David Soares. Há uma cor indefinida nas suas páginas: não é totalmente histórica contudo, também não é totalmente fantástica . As grandes personagens são uma Raposa e um Lagarto, que travam uma batalha intemporal. São duas forças opostas e complementares pois, se ela é a encarnação da imaginação, ele é o destruidor e o arquitecto. Ela é a Trapaceira, manipuladora de tolos e cujos desígnios desconhecemos. A Raposa é astuta, sagaz e muito matreira e, se pensam que estão a salvo com ela estão muito enganados. Como Loki, o deus nórdico da travessura, ela encantam-nos com o seu sorriso malévolo e sedutor e as suas palavras doces e enigmáticas. O Lagarto é o Tentador, o homem verde que, se veste tanto de diabólico como santo. Ambos jogam com a lealdade dos homens, brincando com os seus receios e alimentando os seus sonhos de grandeza. O livro está dividido em vários capítulos numa estrutura pouco habitual no panorama literário porque, eles albergam várias épocas na mesma cidade, Lisboa. Desde o pré-histórico até ao actual, David Soares cobre vários séculos e desfila personagens tão peculiares quanto célebres: Sá de Miranda, Gil Vicente, Frei Gil Valadares e o inquietante Boytac são apenas algumas. Este é outro grande dom do escritor, o de reescrever a enorme história portuguesa, dando sentimentos, carácter e personalidade a figuras tão distantes no tempo que se tornaram mitos. Ídolos de gerações, tornam-se humanos de novo! O fugaz encontro entre Aquilino Ribeiro e Fernando Pessoa é simplesmente delicioso! Naquele instante, parece que tudo pára e nos tornamos em espectadores privilegiados por assistir a tanto génio. Estas pequenas preciosidades só engrandecem Lisboa Triunfante que também vive muito da extensa pesquisa e da escrita muito "suis generis" de David Soares. Às vezes, é enternecedora, outras é cruel e grotesca, a única certeza é a de que não causa indiferença. É uma espécie de Raposa provocando a mente do leitor... Não é de satisfação fácil para um consumista alheado à qualidade, é audaz e para saborear cada ideia e cada centelha de imaginação do autor. Alicerçado na história, na fantasia, este livro é uma fábula em que uma Raposa e um Lagarto nos fazem ler madrugada adentro, em que surgem Cavaleiros Verdes do mito arturiano e em que descobrimos, finalmente porque existe uma Salta-Pocinhas!
6.5/7- OBRA-PRIMA
PS: Este livro foi o primeiro protagonista da rubrica Devaneios à Solta.
Pela primeira vez respondi a uma TAG no blog e uma das regras era fazer outras 11 perguntas para 11 pessoas responderem e gostaria muito que tu respondesses ;)
ResponderEliminarBasta ires ao meu blog e copiares as perguntas e responderes **
Beijinhos** e boas leituras ;)
Olá Wichapis!
Eliminarjá passei por lá! Obrigada e boas leituras para ti também!
Olá Jojo, tenho cada vez mais curiosidade em relação a David Soares, nunca li nada deste autor, recentemente li as opiniões do Luis (Ler y Criticar) e do André (pensar nos livros) e fiquei mesmo muito interessado. A ver se lá naquela feira do chiado encontro alguma coisa. Isso era ouro sobre azul.
ResponderEliminarBeijinhos e parabéns pela tua opinião.
Olá Nuno:)!
EliminarDavid Soares é um escritor que nos surpreende. Não diria que é para todos até porque tem uma escrita bastante forte mas, acredito que eras capaz de gostar.:) Na feira, ainda não vi nenhum. Se o quiseres emprestado, já sabes.
Beijinhos e obrigada.
Fiquei com imensa vontade de conhecer esta "Lisboa Triunfante"! Mas primeiro tenho de ler ainda "A Conspiração dos Antepassados".
ResponderEliminarO último que li do autor foi "É de noite que faço as perguntas", que ainda pretendo escrever a minha opinião. ;)
Boas leituras
Olá tons de azul:),
Eliminareu ainda li A Conspiração e esse que referes! Espero pelas tuas opiniões.
não*
EliminarOlá Jojo, tenho um Tag para ti no meu blog se quiseres responder! :)
ResponderEliminarBeijinhos e boas leituras
Obrigada:) já passo por lá!*
EliminarJojo eu não sabia que tinhas já TAG lol eu tb deixei pra ti no meu...mas se não quiseres responder não faz mal:) jinhus
ResponderEliminarObrigada Sandra*
EliminarOlá Jojo! Também te deixei um TAG :)
ResponderEliminarEstou ansiosa pela tua opinião de "As Memórias de Cleópatra". Bjs**
Obrigada Patrícia:)!
Eliminar