segunda-feira, 19 de março de 2012

Lisboa Triunfante de David Soares


Lisboa Triunfante é um romance épico sobre a rivalidade entre duas figuras misteriosas, cuja contenda milenária se cruza com a história da capital portuguesa. Desde as origens pré-históricas de Lisboa até aos anos turbulentos que antecederam a implantação da República, passando pela elevação da cidade a capital do Reino por Afonso III e pela construção enigmática do Mosteiro dos Jerónimos, a galeria de personagens que dão vida a Lisboa Triunfante contém figuras como Frei Gil de Santarém, D. João V e Aquilino Ribeiro. Reunindo elementos de romance histórico e fantástico, este é o livro definitivo sobre uma Lisboa mágica, que possui tanto de reconhecível quanto de maravilhoso. Lisboa Triunfante é um triunfo da imaginação. 


A MINHA OPINIÃO:

Lisboa Triunfante é, provavelmente um dos livros mais memoráveis que já li! E um dos mais difíceis de explicar também! Não há convenções, dogmas ou limites para imaginação prodigiosa de David Soares. Há uma cor indefinida nas suas páginas: não é totalmente histórica contudo, também não é totalmente fantástica . As grandes personagens são uma Raposa e um Lagarto, que travam uma batalha intemporal. São duas forças opostas e complementares pois, se ela é a encarnação da imaginação, ele é o destruidor e o arquitecto. Ela é a Trapaceira, manipuladora de tolos e cujos desígnios desconhecemos. A Raposa é astuta, sagaz e muito matreira e, se pensam que estão a salvo com ela estão muito enganados. Como Loki, o deus nórdico da travessura, ela encantam-nos com o seu sorriso malévolo e sedutor e as suas palavras doces e enigmáticas. O Lagarto é o Tentador, o homem verde que, se veste tanto de diabólico como santo. Ambos jogam com a lealdade dos homens, brincando com os seus receios e alimentando os seus sonhos de grandeza. O livro está dividido em vários capítulos numa estrutura pouco habitual no panorama literário porque, eles albergam várias épocas na mesma cidade, Lisboa. Desde o pré-histórico até ao actual, David Soares cobre vários séculos e desfila personagens tão peculiares quanto célebres: Sá de Miranda, Gil Vicente, Frei Gil Valadares e o inquietante Boytac são apenas algumas. Este é outro grande dom do escritor, o de reescrever a enorme história portuguesa, dando sentimentos, carácter e personalidade a figuras tão distantes no tempo que se tornaram mitos. Ídolos de gerações, tornam-se humanos de novo! O fugaz encontro entre Aquilino Ribeiro e Fernando Pessoa é simplesmente delicioso! Naquele instante, parece que tudo pára e nos tornamos em  espectadores privilegiados por assistir a tanto génio. Estas pequenas preciosidades só engrandecem Lisboa Triunfante que também vive muito da extensa pesquisa e da escrita muito "suis generis" de David Soares. Às vezes, é enternecedora, outras é cruel e grotesca, a única certeza é a de que não causa indiferença. É uma espécie de Raposa provocando a mente do leitor... Não é de satisfação fácil para um consumista alheado à qualidade, é audaz e para saborear cada ideia e cada centelha de imaginação do autor. Alicerçado na história, na fantasia, este livro é uma fábula em que uma Raposa e um Lagarto nos fazem ler madrugada adentro, em que surgem Cavaleiros Verdes do mito arturiano e em que descobrimos, finalmente porque existe uma Salta-Pocinhas!

6.5/7- OBRA-PRIMA

PS: Este livro foi o primeiro protagonista da rubrica Devaneios à Solta.

13 comentários:

  1. Pela primeira vez respondi a uma TAG no blog e uma das regras era fazer outras 11 perguntas para 11 pessoas responderem e gostaria muito que tu respondesses ;)
    Basta ires ao meu blog e copiares as perguntas e responderes **
    Beijinhos** e boas leituras ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Wichapis!
      já passei por lá! Obrigada e boas leituras para ti também!

      Eliminar
  2. Olá Jojo, tenho cada vez mais curiosidade em relação a David Soares, nunca li nada deste autor, recentemente li as opiniões do Luis (Ler y Criticar) e do André (pensar nos livros) e fiquei mesmo muito interessado. A ver se lá naquela feira do chiado encontro alguma coisa. Isso era ouro sobre azul.
    Beijinhos e parabéns pela tua opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno:)!
      David Soares é um escritor que nos surpreende. Não diria que é para todos até porque tem uma escrita bastante forte mas, acredito que eras capaz de gostar.:) Na feira, ainda não vi nenhum. Se o quiseres emprestado, já sabes.
      Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  3. Fiquei com imensa vontade de conhecer esta "Lisboa Triunfante"! Mas primeiro tenho de ler ainda "A Conspiração dos Antepassados".
    O último que li do autor foi "É de noite que faço as perguntas", que ainda pretendo escrever a minha opinião. ;)
    Boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá tons de azul:),
      eu ainda li A Conspiração e esse que referes! Espero pelas tuas opiniões.

      Eliminar
  4. Olá Jojo, tenho um Tag para ti no meu blog se quiseres responder! :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  5. Jojo eu não sabia que tinhas já TAG lol eu tb deixei pra ti no meu...mas se não quiseres responder não faz mal:) jinhus

    ResponderEliminar
  6. Olá Jojo! Também te deixei um TAG :)
    Estou ansiosa pela tua opinião de "As Memórias de Cleópatra". Bjs**

    ResponderEliminar