segunda-feira, 5 de março de 2012

Sob um Céu de Mármore Branco de John Shors

"Em 1632, o imperador do Hindustão, Shah Jahan, consumido pela dor por morte da Imperatriz, Mumtaz Mahal, ordenou a construção de um grande mausoléu que simbolizasse a grandeza do seu amor. Contra cenários de fundo de inimaginável riqueza e poder, de rivalidades fratricidas e de cruel despotismo, a princesa Jahanara narra a extraordinária história da edificação do Taj Mahal, descrevendo a sua própria vida como agente da sua criação e testemunha dos eventos fatídicos que rodearam a sua conclusão.

Como princesa e mãe, como irmã e filha, Jahanara depara-se continuamente com escolhas impossíveis e descobre o verdadeiro significado da sua herança régia. Em Sob um Céu de Mármore Branco, John Shors recria um Hindustão histórico, transbordando de intriga empolgante e encerrando a verdade secreta do Taj Mahal, para um mundo que continua a vergar-se perante a sua eterna majestade."

A MINHA OPINIÃO:


Sob um Céu de Mármore Branco é um livro lindíssimo! É daquelas leituras que nos enleva para um espaço etéreo além das suas páginas. A Índia com as suas cores, sabores e aromas entraram, sem pedir licença, no meu imaginário.  A construção do Taj Mahal é fantasticamente intercalada com as vidas das personagens. Cada pedra e cada pintura deste mausoléu são o espelho de um amor eterno e de uma nova paixão que irá desabrochar sob esta maravilha arquitectónica. John Shors circula pelo palácio, pelo harém, e  pelo quotidiano enriquecendo o que, podia ser uma simples história de amor. Transforma-a numa história grandiosa. Sendo o escritor do sexo masculino, acho formidável o facto de a sua protagonista, Jaharana, filha do Imperador, ser tão credível como  uma heroína determinada,leal e inteligente. A voz de Jaharana é tão verdadeira que, bebi das suas palavras como se fosse uma criança escutando um conto-de-fadas. O livro também é muito bem calibrado pois, se há momentos enternecedores também há guerra, violência e morte. A princesa vive numa corte multicultural em que várias ideias se cruzam e várias religiões co-habitam. São diferentes modos de vida que podem coexistir pacificamente ou despoletar uma guerra e Jaharana, uma mulher é ouvida porque, o seu pai preza muito a sua opinião. Os seus dois irmãos não podiam ser mais diferentes: Dara é o pensador, o eterno utópico que sonha unir as nações e Aurangzeb é o militar, temido e respeitado pelas hostes inimigas. Porém, o ambiente familiar está longe de ser idílico porque, personalidades tão distintas são incompatíveis à sombra do Trono do Pavão. Filha e irmã, a personagem principal privilegiou-me com um relato comovente de uma mulher dividida entre o dever e a razão e entre o crer e o ser. A esperança nunca abandona a escrita de John Shors mesmo perante a tragédia. É Jaharana, a profeta do escritor, anunciando um futuro, eventualmente melhor. As personagens secundárias são igualmente cativantes com Isa, Nizam e Ladli a se destacarem. Isa, o maravilhoso cérebro por detrás do Taj Mahal, Nizam, um homem marcado pela atrocidade da escravatura e Ladli, a amiga capaz de tudo pela segurança dos seus são condimentos indispensáveis neste manjar literário. Uma obra melíflua e irresistivelmente exótica ( ou não se passasse no Hindustão) que proporciona uma excelente leitura!

 6/7-EXCELENTE



4 comentários:

  1. Olá,

    Parece-me uma leitura muito agradável, sim senhor.

    BJ

    ResponderEliminar
  2. Bem-vindo Fiacha;)!
    É pena que a Difel não exista mais. Sempre publicava alguns livros interessantes.

    ResponderEliminar
  3. Olá Jojo,

    Obrigado pelas boas vindas :D.

    Sem duvida adorava a Difel, era sem a menor duvida uma das editoras que me proporcionou magnificas leituras, desde a MZB (Brumas de Avalon) à Colleen McCullough (minha escritora favorita, em especial pelo serie 1º Homem de Roma - Romance Histórico), entre outros.

    Penso que ao lermos Romance Histórico temos sempre a vantagem de alem de uma leitura agradável, também aprendermos algo, como deve ter sido o caso deste livro ;)

    BJ

    ResponderEliminar
  4. Adoro o teu blog, já o sigo! :)
    Passa no meu e segue-o também, tenho uma proposta de part-time ideal para ti!!!
    É um part-time que não nos ocupa tempo nenhum, não temos obrigações, não temos de ter experiência de vendas, basta mostrar o catálogo (ele vende-se sozinho, basta mostrar...) e ainda temos descontos em todos os produtos!!!
    Se te inscreveres pelo meu blog até amanhã (17h) receberás uma palete de sombras no valor de 17€!
    Beijinhos e até já*

    ResponderEliminar