domingo, 5 de julho de 2009

O leitor de Bernhard Schlink


O mais aclamado romance alemão desde O Perfume.
Em 1960, Michael Berg é iniciado no amor por Hanna Schmitz. Ele tem 15 anos, ela 36. Ele é apenas um adolescente. Ela é uma mulher madura, bela, sensual e autoritária. Os seus encontros decorrem como um ritual: primeiro banham-se, depois ele lê, ela escuta e finalmente fazem amor. Mas este período de felicidade incerta tem um fim abrupto quando Hanna desaparece subitamente. Michael só a encontrará muitos anos mais tarde, envolvida num processo de acusação a ex-guardas dos campos de concentração nazis.
Inicia-se então uma reflexão metódica e dolorosa sobre a legitimidade de uma geração, a braços com a vergonha, julgar a geração anterior, responsável por vários crimes.
Perturbadora meditação sobre os destinos da Alemanha, O Leitor é, desde O Perfume, o romance alemão mais aplaudido nacional e internacionalmente. Traduzido em 39 línguas, foi galardoado em 1997 com os prémios Grinzane Cavour, Hans Fallada e Laure Bataillon. Em 1999 venceu o Prémio de Literatura do Die Welt.



A MINHA OPINIÃO:

A história de Michael e Hannah, o Holocausto e o segredo que ela guarda são as aguarelas que pintam esta obra que nos leva a pensar... sobre a natureza do ser humano e sobre o que é certo ou que é errado. É um livro belíssimo e é com muito orgulho que o coloco na minha estante. Recomendo a sua leitura e depois o visionamento do filme que valeu o Óscar de Melhor Actriz a Kate Winslet.




3 comentários:

  1. Adorei este livro e a escrita de Bernhard S. Uma escrita sob a forma de eterna saudade. Do filme também gostei. Mas como sempre menos que o livro.
    Vejo que o blogue é um bébe, mas promete.
    Abraços e continuação de boas leituras.

    ResponderEliminar
  2. Diria que é um recém nascido... Também gostei mais do livro do que do filme. Boas leituras!:)

    ResponderEliminar
  3. Um livro belissimo mesmo!
    Apesar de ter gostado também do filme, é óbvio que a mim também foi o livro que mais agradou ;)
    Parabéns pelo blog!
    Bjts

    ResponderEliminar