domingo, 26 de julho de 2009

O Iluminador de Brenda Rickman Vantrease


Inglaterra, século XIV: uma época de peste, de desassossego social e político e das primeiras manifestações reformistas.Finn é um mestre iluminador que trabalha publicamente para a Igreja e secretamente para John Wycliffe, que defende a necessidade de A Bíblia ser traduzida para língua inglesa. Mas o iluminador tem outro segredo que há-de vir a pôr a sua vida em perigo quando encontra Lady Kathryn, uma bela viúva.Romance de amor, religião, arte e traição.
A MINHA OPINIÃO:
Este já estava na minha estante há algum tempo. Foi um livro que me ofereceram quando efectuei a compra de um outro livro. Confesso que não estava inclinada em lê-lo, mas resolvi mergulhar de cabeça. Ainda bem que o fiz. Está fabulosamente escrito e conseguimos entrar a fundo nos pensamentos das personagens. Numa sociedade em que todos se movem por interesses e aparências, Lady Kathryn tenta manter a sua casa senhorial e as suas terras e preservar a herança de seus filhos gémeos, Alfred e Colin. Finn é um iluminador que se hospeda em sua casa por ordem da Igreja. Traz consigo a sua filha Rose que cria desde que a mulher morreu. Finn e Kathryn iniciam uma relação amorosa desaprovada pelas regras da época entre uma nobre e um servo. Após uns meses de felicidade, tudo se precipita para o abismo. Finn é preso por um crime que não cometeu e a própria Kathryn contribui para esse aprisionamento, mentindo para salvar Alfred. Rose descobre-se estar grávida. Porém, quem é o pai da criança? Alfred, o mais extrovertido e mulherengo dos irmãos ou Colin, o mais inocente e recatado?
As personagens lidam com seus problemas num mundo subjugado pelo poder excessivo de alguns homens da Igreja que dispõem das vidas humanas a seu bel prazer. É um bom romance histórico que prima pela imprevisibilidade de acontecimentos que me prendeu até a última página.

Sem comentários:

Enviar um comentário