sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Fahrenheit 451 de Ray Bradbury


Guy Montag is a fireman. His job is to burn books, which are forbidden, being the source of all discord and unhappiness. Even so, Montag is unhappy; there is discord in his marriage. Are books hidden in his house? The Mechanical Hound of the Fire Department, armed with a lethal hypodermic, escorted by helicopters, is ready to track down those dissidents who defy society to preserve and read books.
The classic dystopian novel of a post-literate future, Fahrenheit 451 stands alongside Orwell’s 1984 and Huxley’s Brave New World as a prophetic account of Western civilization’s enslavement by the media, drugs and conformity.
Bradbury’s powerful and poetic prose combines with uncanny insight into the potential of technology to create a novel which, decades on from first publication, still has the power to dazzle and shock.

A MINHA OPINIÃO:

Fahrenheit 451 é um clássico distópico que, aparentemente, é amado e odiado com igual ferocidade. Contudo, esta leitura não despertou em mim nenhum destes sentimentos. Contém um mundo brilhante que, é desvendado, aos poucos, pelo autor, de modo intuitivo sem o massacre de pormenores desnecessários. A entrada neste ambiente é verdadeiramente subtil, a ideia de que os bombeiros ateam incêndios e queimam livros ao invés de os apagar é tão intrigante quando bizarra. Porém, o aspecto distópico é o mais agradável. As personagens, particularmente, o protagonista Guy Montag não é empático ou inspirador de qualquer emoção. É-me indiferente! Os diálogos têm um défice de vivacidade. São quase uma extensão da narração o que confere monotonia à leitura. Clarisse, outra das intervenientes deste clássico, é uma rapariga de dezassete anos que soa a um prodígio inverossímil.A sua relação com Montag é demasiado instantânea e sem sentimento. Culpo novamente a falta de vida nos diálogos! São demasiados etéreos, com várias ideias dispersas e poucas conclusões. A mulher de Montag, é uma sombra de pessoa e como tal é, impossível relacionarmos com ela. Há um certo sexismo subliminar nas linhas desta obra. À excepção de Clarisse que é , aborrecida de tão maravilhosa que é, as mulheres são retratadas como ser fraco e sem razões para o ser. Além disso, seria de esperar que de entre tantos livros e autores mencionados ao longo do livro, surgisse alguma escritora. Não surge... Algo que me é incompreensível. 
Fahrenheit 451 é um livro que me marcou pelo mundo criado no entanto, o seu conteúdo em personagens não me fascinou.

3/7- RAZOÁVEL

12 comentários:

  1. Tenho de reler este livro para ver se mantenho a minha classificação... Já o li há tantos anos que hoje será, de certeza, uma experiência diferente :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu desiludi-me um pouco com ele... Esperava muito mais.

      Eliminar
  2. Olá Jojo,

    Senti o mesmo, um bom livro mas que não cativa, até fico com a ideia que distopias não é a minha praia, embora já tenha lido algumas bem boas :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha :D

      Eu vou tentar a trilogia Divergente. A ver se me gosto mais de distopias!

      beijinhos*

      Eliminar
  3. Percebo bem a "desilusão", li-o em Janeiro mas também não me convenceu totalmente. A ideia do livro é interessante mas poderia ter sido mais desenvolvido. E a escrita mais filosófica, com muitas metáforas, também não me agradou.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que me incomodou mais foi sem dúvida o retrato das mulheres. É depreciativo e nenhuma personagem feminina me cativou.
      beijnhos*

      Eliminar
  4. Pois.. a mim tb não me convenceu mt.. os traços sexistas são uma coisa interessante ;) é mesmo verdade que as mulheres são reduzidas neste livro.. não percebi muito bem pq. Mas enfim..

    * mary red hair *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá mary, também percebi o porquê do autor reduzir as mulheres...Enfimmesmo

      Beijinhos*

      Eliminar
  5. Até me sinto mal por ter gostado x)
    Li-o há relativamente pouco tempo e gostei bastante da ideia principal mas agora que penso, há coisas que realmente não me agradaram. Não tinha pensado nesse potencial machismo presente no livro. Também senti que a personagem da Clarisse era irrealística.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marina,

      às vezes, precisamos de um tempo para nos apercebemos de todos os aspectos de um livro.Ou então, gostamos tanto dele que só quando vemos alguém a referir um ponto é que prestamos atenção a ele.

      Não te sintas mal por teres gostado. Cada um é como é e cada leitura é especial.

      beijinhos*

      Eliminar
  6. Também reparei nesse sexismo e irritou-me. Concordo contigo em quase tudo...ao contrário de ti achei a construção do mundo também um pouco fraca. Gostava que tivesse sido melhor explorada.
    Foi das distopias que menos gostei :/
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina,

      eu conheço poucas distopias :/. estou tentada a dar mais uma oportunidade ao escritor mas, tenho de me desintoxicar primiero.

      Beijinhos*

      Eliminar