segunda-feira, 18 de agosto de 2014

A Princesa Mecânica - As Origens II de Cassandra Clare

Tessa Gray devia estar contente, como todas as noivas! Mas, enquanto se prepara para o casamento, uma rede de sombras envolve os Caçadores de Sombras do Instituto de Londres. Surge um novo demónio, ligado pelo sangue e secretismo a Mortmain, o homem que tenciona usar um exército de impiedosos autómatos, os Instrumentos Infernais, para destruir os Caçadores de Sombras. Falta apenas um último pormenor para que o plano de Mortmain funcione: Tessa. Charlotte Branwell, directora do Instituto, não consegue encontrar Mortmain antes que ele ataque, ao mesmo tempo que Jem e Will, os dois rapazes que disputam o coração de Tessa, farão tudo para a salvar. As últimas palavras de um Caçador de Sombras moribundo fornecem a pista que pode levar Tessa e os amigos a Mortmain, mas o pequeno grupo não se aguenta sozinho e o poderoso cônsul não acredita no advento do demónio. Sem aliados, os Caçadores de Sombras vêem-se encurralados quando Mortmain consegue o medicamento que mantém Jem vivo. Com o seu melhor amigo às portas da morte, Will tem de arriscar tudo para salvar a jovem amada por ambos. Para dar tempo a Will, o feiticeiro Magnus Bane junta-se a Henry Branwell para criar um instrumento que pode derrotar Mortmain e enquanto todos tentam salvar Tessa e o futuro dos Caçadores de Sombras, a jovem percebe que a única pessoa que a pode salvar é ela própria, porque percebe que pode ter em si um poder que nunca imaginou. Mas poderá uma rapariga, mesmo capaz de conjurar o poder dos anjos, enfrentar um exército?
A MINHA OPINIÃO:

Oh Cassandra Clare! Oh Cassandra Clare! Que livro esplêndido para terminar uma trilogia... A Princesa Mecânica é um fim perfeito para uma série de três livros que supera em muito a sua sequela cronológica. Vibrante, entusiasmante e simplesmente fabuloso! Este livro leva o leitor a se esquecer que está no século XXI e transporta-o para a época vitoriana onde os Caçadores de Sombras, demónios, vampiros, lobisomens e bruxos desaparecem nas sombras de uma Londres sombria e  elegante cheia de mistérios por desvendar. Cassandra Clare soube tratar com respeito as suas personagens e Jem, Tessa e Will formam, sem dúvida, um dos melhores, se não o melhor triângulo amoroso que li até agora. Aliás, deviam inventar o novo termo para estes três porque o conceito de "triângulo amoroso" é ridicularizar a sua relação. É mérito da autora criar três protagonistas igualmente cativantes. Estas pessoas amam-se de tal forma que não há ninguém adulador ou a ser adulado. Também não é monstruoso. É compreensível porque é fácil reconhecer um amor de irmãos parabatai tão poderoso quanto uma história de amor. Se um sofre, todos sofrem. A escritora foi generosa com os personagens e não denegriu a imagem de um para favorecer o outro. É um livro de emoções intensas e reviravoltas inesperadas que põe, constantemente, o nosso coração à prova. Criámos um laço inquebrável com estes Caçadores de Sombras e é triste deixá-los. Porque é tão arrebatador e incrivelmente apaixonante. Há momentos em que exultamos de felicidade e em que ficamos despedaçados. É daquelas leituras que vai revelando segredos pouco a pouco e apesar de, parecer impossível, torna-se ainda mais acirrante! As personagens secundárias são, à semelhança das principais intrigantes e maravilhosas. Oh Magnus Bane! Que criação magnífica de Cassandra Clare... Este bruxo imortal é mais humano do que pensa. Adoro a sua sapiência porém, o que me conquista é a sua mordacidade e astúcia. E Charlotte e Sophie? Mulheres determinadas e corajosas que desafiam os seus próprios medos para encontrar segurança e felicidade.
Este é o fim perfeito! Conjuga sentimentos antagónicos como a tristeza e alegria em igual medida. É um fim de despedidas e reencontros. A imaginação efervescente de Cassandra Clare é verdadeiramente prodigiosa e não conseguiria acrescentar uma letrinha aquele belíssimo epílogo.
Fecha-se o livro, acaba a história todavia, ficaram as emoções e essas perdurarão para sempre!

6/7- EXCELENTE

10 comentários:

  1. Tenho mesmo de ler esta trilogia! Gostei dos Mortal Instruments (só li até o terceiro mas não vou continuar porque já me disseram que não vale a pena) mas esta parece ser melhor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens mesmo José. É melhor que os instrumentos Mortais. Eu ainda não me decidi se continuo com essa.

      beijinhos*

      Eliminar
  2. Ainda só li Anjo Mecânico e adorei. Estou muito curiosa para saber o que acontece a Tessa, Will e Jem. Podes dar apenas uma pista?

    ResponderEliminar
  3. Olá Tânia,
    assim sem spoilar muito, só te posso dizer que se fores Team Will vais ficar satisfeita. Mas se fores Team Jem também vais ficar. É um fim mesmo perfeito! xD
    Se quiseres spoilers maiores diz-me :)

    beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada mas prefiro sem spoilers. Eu só gosto de spoilers nos livros que tenho dúvidas se vou gostar, este não é o caso porque tenho a certeza que o vou amar.
      Estou ansiosa para ler o final. Mal posso esperar para o ter nas mãos.

      Beijos

      Eliminar
  4. E eu encontrei o teu cantinho agora! Ahah :D
    Também nãos sei porque :( O que acontece quando tentas?
    Eu ontem adicionei a conta que tenho no Google+ para ser também a do blogger, secalhar foi isso :/
    Acho que fazes muito bem em ler o livro, não te vais arrepender! :)
    Quanto a esta trilogia, ainda não li nenhum livro dela mas pelo que percebi é melhor que a dos Instrumentos Mortais ( que ainda não terminei de ler!). Ansiosa para a ler! Beijinhos :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marina,
      eu apareo como seguidora mas não recebo feed do teu blogue ou seja, quando fazes uma nova publicação não recebo notificação. :(

      Esta trilogia é melhor que os Instrumentos. Vais gostar bastante! xD

      Eliminar
  5. Viva,

    tenho que experimentar esta trilogia, está visto é só elogios :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Andava aqui indecisa se começava ou não esta trilogia! Acho que me convenceste :P
    Já agora gostei muito do teu cantinho ;)
    Bj*

    365 Days of Blues

    ResponderEliminar