segunda-feira, 20 de maio de 2013

Crónicas & Caprichos de Julia Quinn



As mães casamenteiras da alta sociedade londrina, estão ao rubro. Simon Bassett, o atraente (e solteiro!) Duque de Hastings, está de volta Inglaterra. O jovem aristocrata mal sabe o que o espera pois a perseguição das enérgicas senhoras é implacável. Mas Simon não pretende abdicar da sua liberdade tão cedo…

Igualmente atormentada pela pressão social, a adorável Daphne Bridgerton sonha ainda com um casamento de amor, embora a sua espera por um príncipe encantado comece já a ser alvo de mexericos.
Juntos, os jovens decidem fugir de um noivado, o que garantirá paz e sossego a Simon e fará de Daphne a mais cobiçada jovem da temporada. Mas, entre salões de baile e passeios ao luar, a paixão entre ambos rapidamente deixa de ser ficção para se tornar bem real. E embora Daphne comece a pensar em alterar ligeiramente os seus planos iniciais, Simon debate-se com um segredo que pode ser fatal. 

A MINHA OPINIÃO:

Crónicas & Caprichos é simplesmente encantador!!! São poucos os "romances de época" que me surpreendem e que me conseguem cativar de modo a que os leia quase ininterruptamente até madrugada. Denomino este género de livros de "romances de época" porque o conceito "romance histórico" é, obviamente mais lato. Claro que delimitar a fronteira entre os dois torna-se confuso mas, para mim, este tipo de obras são aquelas que contêm uma história de amor com muita sensualidade que, invariavelmente terminará no "felizes para sempre". Porém, é raro encontrar escritoras inovadoras dentro desta temática! Muitas restringem-se a construir as personagens principais e muitas vezes, estas são umas cópias baratas e completamente acéfalas. Felizmente, Julia Quinn não pertence a esta categoria! Tem uma escrita simples, divertida e os seus protagonistas tem diálogos mordazes e estimulantes. E tem vários bónus! Todos os personagens secundários são igualmente fabulosos cheios de tiradas sarcásticas e hilariantes. Assim, Quinn obriga-nos a ler os seguintes volumes da série Bridgerton porque é quase impossível não ficar apaixonada pela obstinada mãe, Violet e pelos irmãos Anthony, Benedict e Colin. A irmã mais nova, Daphne, a heroína da história é tudo o que não esperaríamos encontrar num livro assim. É inteligente, pró-activa, cheia de vivacidade e não se coíbe de colocar o seu par romântico na ordem! Desde o primeiro encontro até ao final do livro, ela mantém-se fiel a si própria, um furacão que transforma a vida de Simon num turbilhão de emoções. Muito obrigada Julia Quinn por mostrares que uma mulher apaixonada não é sinónimo de submissão e perda de identidade! Finalmente, alguém teve coragem de romper com esses dogmas estúpidos! Todavia, há coisas que nunca mudam...  Sim, o fim é previsível. Mas, quem se importa com isso quando estamos tão vidradas no livro? Quando não conseguimos levantar os olhos das páginas? Ninguém! Quando me apercebi já ia na última página... É uma leitura leve, propícias a sorrisos "parvos" que surgem logo no início e a gargalhadas que são reflexos dos imbróglios em que se metem as personagens. Uma autêntica delícia!

5,5/7- MUITO BOM

PS: Obrigada querida Sandra e querida Catarina por me apresentarem a um novo vício!

13 comentários:

  1. Olá Jojo...
    Gostei muito da tua opinião...
    Também estou a ler este livro, pois só tenho lido boas criticas ao mesmo! Mas ainda vou muito no inicio, não posso opinar ainda =P
    Gostei da tua classificação como "Romance de época", é onde eu também enquadraria o livro!
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, já sabes que eu vou correr a ler a tua opinião assim que a publicares.;)
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Adorei tantoooo tambem =)

    buga ler o terceiro???

    ResponderEliminar
  3. E a Julia Quinn faz mais uma fã. :D Também gosto muito da maneira como ela escreve, e como põe os irmãos Bridgerton a trocar piadinhas uns com os outros, assim se fazem algumas das melhores cenas da série. ;) Posso dizer que com os próximos livros é sempre a melhorar. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. p7, os irmãos Bridgerton são mesmo o melhor da série. A cumplicidade entre eles é demais!:)

      Eliminar
  4. Eu adorei este livro, muito leve e querido. Estou ansiosa para ler o resto da série (principalmente o livro dedicado ao Colin).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Addle, tens razão é um livro leve perfeito para descontrair:)! Eu estou curiosa com o Benedict:)

      Eliminar
  5. Ois Jojo,

    Nunca li nada da escritora mas tenho visto imensos comentários a elogiar os seus livros, logo só pode ser algo bom me devemos variar sempre um pouco as nossas leituras e esta escritora deve proporcionar uma leitura bem agradável.

    Nada como tentar apanhar uma boa promoção, esperar, mas fica referenciado :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      acho que a Corva também ia gostar;)... Eu recebi os meus no meu aniversário se não também os compraria em promoção.

      Beijinhos*

      Eliminar
  6. em inglês usa-se o termo romance novel outras vezes romantic fiction. Em português o termo romance refere-se mais a livros "sérios". Para mim o termo correto seria: romances de cordel ou adaptando o inglês: ficção romântica. Chamar-lhes literatura histórica é um erro, já que os livros pouco ou nada tem de histórico e muitas vezes as moças comportam-se de forma pouca adequada à sua época :D. Livros históricos são todos aqueles que retratem uma época diferente daquela que o autor mas de uma forma séria :)
    este livros podem não ser obras primas e dificilmente ficam para a história da literatura, mas alguns são muito bons e sabem muito bem ler.
    eu só ouço coisas boas sobre a Julia Quinn e por isso mesmo já está na minha lista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Madrigal,
      concordo em absoluto! O termo romance em Portugal é muito vasto e para mim, estes livros não são propriamente históricos. Nunca aprendo muito quando os leio mas, sim são divertidos e bons para os descontrair:). Julia Quinn é muito boa mesma dentro do género em que se insere. Vale mesmo a pena ler!

      Eliminar
  7. Esta série toda ela é uma surpresa maravilhosa! :D

    ResponderEliminar