domingo, 5 de maio de 2013

Outlander-Nas Asas do Tempo de Diana Gabaldon

«Claire leva uma vida dupla. Tem um marido num século e um amante noutro… Em 1945, Claire Randall, ex-enfermeira do Exército, regressa da guerra e está com o marido numa segunda lua-de-mel quando inocentemente toca num rochedo de um antigo círculo de pedras. De súbito, é transportada para o ano de 1743, para o centro de uma escaramuça entre ingleses e escoceses. Confundida com uma prostituta pelo capitão inglês Black Jack Randall, um antepassado e sósia do seu marido, é a seguir sequestrada pelo poderoso clã MacKenzie. Estes julgam-na espia ou feiticeira, mas com a sua experiência em enfermagem, Claire passa por curandeira e ganha o respeito dos guerreiros. No entanto, como corre perigo de vida a solução é tornar-se membro do clã, casando com o guerreiro Jamie Fraser, que lhe demonstra uma paixão tão avassaladora e um amor tão absoluto que Claire se sente dividida entre a fidelidade e o desejo… e entre dois homens completamente diferentes em duas vidas irreconciliáveis. Vive-se um período excepcionalmente conturbado nas Terras Altas da Escócia, que culminará com a quase extinção dos clãs na batalha de Culloden, entre ingleses e escoceses. Catapultada para um mundo de intrigas e espiões que pode pôr em risco a sua vida, uma pergunta insistente martela os pensamentos de Claire: o que fazer quando se conhece o futuro?»

A MINHA OPINIÃO:

Outlander-Nas Asas do Tempo é um livro que me persegue há algum tempo. Apesar de ter espicaçado a minha curiosidade durante meses após o seu lançamento, estive sempre relutante em lê-lo. É uma obra gigantesca com cerca de 800 páginas o que o torna quase impossível de transportar todos os dias. Porém, não era essa pequena contrariedade que me preocupava mais, era o facto de me desiludir e encontrar uma história banal e vulgaríssima mesmo com o grande tema que são as viagens no tempo.  De certo modo, fui ligeiramente defraudada. Gabaldon tem descrições fantásticas e sabe enquadrar o leitor historicamente brindando-o com jocosas intervenções de inúmeros personagens que tornam o livro mais vivo e menos denso. Porém, também consegue atingir um certo nível de seriedade e arrepiar com os factos sórdidos de uma crueldade tremenda em tempo de guerra. Adoro aprender enquanto leio e, este volume propiciou a que eu aumentasse consideravelmente os meus conhecimentos sobre a Escócia e a revolução jacobita. Nesta vertente, a autora encantou-me, é delicioso viajar até ao século XVIII e conhecer cada recanto, cada castelo e cada lei por mais estapafúrdia que seja. Como Claire, a protagonista é enfermeira ainda tive a oportunidade de constatar mais uma vez a diferença abismal da medicina actual para como a de épocas passadas. Mas, este comprovativo não são meras palavras, são descriminadas e enumeradas múltiplas plantas usadas para fins curativos o que dá uma certa credibilidade à história. Enfim, Diana Gabaldon soube  arquitectar o seu romance construindo pontes e edifícios de fundações mais ou menos seguras que nos permite uma leitura fluída e de grande potencial viciador. No entanto, o meu grande problema com este livro concerne ao casal principal, Claire e Jamie. Individualmente, são fortes e cativantes todavia, quando se juntam não abundam verosimilhança. Os momentos meigos que partilham são enternecedores para os mais românticos ou românticas e até na agonia e no desespero, tememos por eles. Contudo, o que não me encaixa é o facto de a Claire se apaixonar tão rapidamente e mesmo após uma surra, ainda gostar dele. Sim, até pode ser uma maneira de lavar a honra e de a salvar ( ainda estou para perceber como!) mas, pelo amor da santa! Nem que ele fosse o último homem à face da terra que eu voltaria para ele... Escusado será dizer, que soltei várias interjeições, algumas nada simpáticas, quando surgiram esses parágrafos. Basicamente, tive de apagar da minha memória essa cena para voltar a apreciar o livro. Ignorando essa fatalidade, Claire e Jamie até evoluem muito bem e é por isso, que quero ler o segundo volume e espero, sinceramente gostar tanto do casal quanto da parte histórica.

4.5/7-MUITO BOM (-)

25 comentários:

  1. Eu qd comecei a ler não estava a gostar, não era que estivesse a detestar, mas não tinha mt entusiasmo. Contudo a partir do momento em que eles casam o meu interesse aumentou :)
    Eu achei que ela deixou o marido para trás mt facilmente até porque ela parecia ter uma união feliz, apesar da dificuldade dela em engravidar.
    Outro "defeito", pelo menos para mim, é o livro estar cheio de cenas que eu acho dispensáveis, mas tendo em conta que se trata de uma saga talvez elas façam sentido nos próximos livros.
    Já me disseram que o terceiro volume será publicado em julho, mas ainda não há certezas...
    eu queria ver se isso acontecia para assim me dedicar ao segundo e continuar com o terceiro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Madrigal, subscrevo cada palavrinha que dizes. Aquele súbito apaixonar foi um pouco estranho tendo em conta que o Frank até parecia um rapaz decente e ela até gostava dele. Também quero ler o segundo. Vou ver se o compro na Feira.

      Eliminar
  2. Olá Jojo...
    Gostei bastante da tua opinião...
    Também tenho o receio inicial que tinhas em relação a este livro...
    Sinto algumas dúvidas na sua leitura. Parece-me por um lado ser bom, mas por outro tenho receio que não seja nada de extraordinário e me vá desiludir um pouco.
    Já li uma opinião semelhante a tua no que diz respeito a violência entre as personagens.
    Muito provavelmente irei lê-lo, não posso é ir com grandes expectativas. ;-) E quando não sei =P
    Mais um vez excelente opinião a tua!
    Beijinhos
    P.S. Espero que vás a FLL ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      obrigada!:) Lê o livro e tira as tuas próprias conclusões mas não acalentes muito as esperanças:)

      Beijinhos sim vou FLL temos combinar alguma coisa

      Eliminar
    2. Ok ok fica registado o aviso! =P
      Ainda bem, eu para já sei que vou dia 25 de Maio. Há várias pessoas do cantinho que tb vão nesse dia! Depois devo ir outro dia, mas não sei qd =P eheh
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Essa cena também me incomodou um pouco confesso, mas confesso que tentei perceber o espírito da época. É mais fácil para nós neste tempo ficarmos indignadas com esta atitude porque nunca conhecemos outra coisa, mas embora também não possa falar com certeza absoluta das atitudes desta época, tentei focar-me no aspecto em que é um tempo diferente do contemporâneo e por isso uma atitude igualmente não aceitável mas talvez não tão estranha quanto isso naqueles tempos. Isto é só a minha opinião. Foi nesse espírito de manter-me "dentro da época" por assim dizer que consegui gostar tanto do livro. Claro que a narrativa da autora para mim é muito, muito boa. Verdade é que tenho perfeita noção que para mim esta relação não é perfeita, mas se calhar também acaba por ser bonita exactamente por isso.
    Ainda bem que vais ler o segundo também, fico curiosa para saber a tua opinião. Já tenho o terceiro em inglês à espera. :)
    Também me quero infiltrar no encontro da FLL, conheci a Ana no ano passado no encontro da Bang! por acaso! :P
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipa,

      eu também tentei entrar no " espírito de época" mas, não consegui. Fez-me confusão até porque ela era uma mulher moderna. Mas é como te disse, gostei imenso do livro e desconfio que vou gostar ainda do segundo.
      E na FLL temos mesmo que nos ver! :) Eu conheci a Ana quando estivemos com George R.R Martin.

      Beijinhos*

      Eliminar
  4. saber que vão editar o terceiro volume é sempre uma boa noticia, o pior é que são 5 :(
    eu também adorei o primeiro e já tenho ali o segundo para ler, pensava que seria agora nas minha férias mas entusiasmei-me com a saga de J.R.Ward e estou a ler todos seguidos. Fica para o verão para ler logo o terceiro

    ResponderEliminar
  5. Maria João, gostaria muito de ler J.R. Ward também. Mas com tantos em lista de espera está difícil!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Eu ainda não li mas melguei o meu namorado para ler o primeiro e ele disse que para livro de "gaja"(lol) era muito bom. Na parte da "surra" fartou-se de rir, então acho que ele não viu a coisa pelo teu ponto de vista. :D Eu estou muito curiosa com esta série. Tenho montes de amigas que dizem que são os melhores livros que leram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      eu não gostei muito da surra não... mas é como disse é uma boa leitura. É pena que os livros demorei tanto tempo a sair.

      Eliminar
  7. Eu ainda não li mas melguei o meu namorado para ler o primeiro e ele disse que para livro de "gaja"(lol) era muito bom. Na parte da "surra" fartou-se de rir, então acho que ele não viu a coisa pelo teu ponto de vista. :D Eu estou muito curiosa com esta série. Tenho montes de amigas que dizem que são os melhores livros que leram.

    ResponderEliminar
  8. Não são 5, Maria João. São 8 pelo menos. A autora ainda não sabe se fica por aí. :D

    ResponderEliminar
  9. Eu já li todos os livros dessa série e posso dizer que são livros maravilhosos, não são cansativos, a autora sabe envolver os leitores na aventura em que vive James Fraser e Claire, eu recomendo....

    ResponderEliminar
  10. A série Outland da Diana Gabaldon é maravilhosa, a autora consegue prender o leitor em todos os livros de capa a capa envolvendo-os nas mais variadas aventuras, Jamie Fraser e Claire formam um casal de um amor puro, sincero e envolvente... quem ainda não leu, vale a pena começar que não irá se arrepender - são 7 livros e 8º esta para ser lançado 12/2013 nos USA - segue sequencia dos livros:-
    1. A Viajante do Tempo
    2. A Libélula em Âmbar
    3. O Resgate no Mar (2 vol.)
    4. Os Tambores de Outono (2 vol.)
    5. A Cruz de Fogo (2 vol.)
    6. Um Sopro de Neve e Cinzas (2 vol.)
    7. Ecos do Futuro (2 vol.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ialisca,
      Eu já tenho o segundo na estante à espera de ser lido.:) Os outros vão ser adquiridos com tempo.:)

      Eliminar
    2. Estou começando hoje o 2º volume de "Ecos do futuro".
      É uma história apaixonante!!!!!!!!!!
      "A viajante do tempo" (que eu li) tem a mesma sinopse de "Nas asas do tempo". Por quê? Trata-se da mesma história ou é um outro olhar?
      Aguardo esclarecimentos.
      Grata.

      Eliminar
  11. Olá Jojo amo ler livros,
    Mas de preferência sempre romances e quando encontro um bom livro com histórias envolventes iguais esse da Diana Gabaldon e outros escritores maravilhosos como a Judith McNaught por exemplo, passo horas envolvida nos meus romances que esqueço da hora e nem percebo ela passando... E se você me permitir vou indicar alguns livros da Judith McNaught:- Lembranças de nós dois, Alguém que cuide de mim, Um amor maravilhoso, Jogo duplo, Sussurros na noite, Em busca do paraíso, Tudo por amor, Agora e sempre e Alguém para amar, qualquer um desses livros que você escolher para ler você vai amar e não conseguirá largar o livro... mil beijos e parabéns seu blog esta maravilhoso....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá lalisla:)
      Obrigadaaaaa pelo elogio e pelas sugestões.

      Eliminar
  12. Olá Jojo amo ler livros,
    Mas de preferência sempre romances e quando encontro um bom livro com histórias envolventes iguais esse da Diana Gabaldon e outros escritores maravilhosos como a Judith McNaught por exemplo, passo horas envolvida nos meus romances que esqueço da hora e nem percebo ela passando... E se você me permitir vou indicar alguns livros da Judith McNaught:- Lembranças de nós dois, Alguém que cuide de mim, Um amor maravilhoso, Jogo duplo, Sussurros na noite, Em busca do paraíso, Tudo por amor, Agora e sempre e Alguém para amar, qualquer um desses que você escolher para ler você vai amar e não conseguirá largar o livro... mil beijos e parabéns seu blog esta maravilhoso....

    ResponderEliminar
  13. Se leres os restantes livros (eu diria que isso nem é necessário, o primeiro basta) vais perceber por que é que vale a pena voltar sempre para Jamie Fraser. Está para nascer um homem que ame tanto uma mulher. Que pena que ele é de papel. LOL

    Há coisas que se devem ver à luz da sua época e aquela cena dele bater nela foi, não para lavar a honra dele, mas porque ela colocou em risco a vida de muitos homens. Aquilo não podia passar impune e era "normal" castigar uma esposa nessas circunstâncias. Mas a cena está hilariante, não me causou nenhuma repulsa.

    ResponderEliminar
  14. Estou lendo toda a série. E amando cada página. Hoje estou iniciando o 2º volume de "Ecos do futuro".
    "Nas asas do tempo" tem a mesma sinopse de "A viajante do tempo". Não compreendo. O mesmo livro com dois títulos diferentes? Ou é uma outra visão da história?
    Aguardo esclarecimentos tão ansiosamente quanto espero o início da série na televisão.
    Gracias.
    Margarete O. Monteiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarete!
      Nas asas do tempo é a tradução em português de Portugal enquanto que A Viajante do tempo é em português do Brasil. ;)

      Eliminar
  15. Estou apaixonada pela série Outlander! Acabo de concluir a leitura do 1º volume de "Ecos do futuro". Espetacular!
    Vejo que a sinopse da "Nas asas do tempo" é idêntica a de "A viajante do tempo". Trata-se do mesmo livro com títulos diferentes? Ou é uma outra visão da história?
    Aguardo esclarecimentos.
    Grata.

    ResponderEliminar
  16. boa noite!!! não há ninguém por aqui que me queira vender/ emprestar o livro? não o consigo encontrar em lado nenhum..
    obrigada!!

    ResponderEliminar