segunda-feira, 1 de abril de 2013

Um Mundo Sem Fim I e II de Ken Follet


Depois do enorme êxito de Os Pilares da Terra, Ken Follett regressa à cidade de Kingsbridge, mas desta vez cerca de dois séculos após os acontecimentos do primeiro livro. No dia 1 de Novembro de 1327, quatro crianças presenciam a morte de dois homens por um cavaleiro. O sucedido irá para sempre assombrar as suas vidas, mas Merthin, Ralph, Caris e Gwenda ficarão também marcados pelo próprio tempo em que vivem, e em particular pela maior tragédia que assolou a Europa no século XIV, a Peste Negra. Um Mundo sem Fim, que a Presença publica em dois volumes, é um épico medieval que está a conquistar os leitores de todo o mundo, tendo registado um total de 26 semanas de permanência entre os mais vendidos do The New York Times.

A MINHA OPINIÃO:

Após a leitura de Os Pilares da Terra, fiquei curiosíssima acerca das restantes obras de Ken Follet particularmente, com este Um Mundo sem Fim. É uma sequela que mantém Kingsbridge como o palco principal da acção. O escritor continua a apostar numa escrita simples sem grandes floreados mas, isto não é sinónimo de pouca pesquisa história. Pelo contrário, mais uma vez o trabalho do construtor é esmiuçado ao pormenor e conjuntamente com este, o autor alarga os seus horizontes ao enveredar pela arte de curar na idade medieval. Sou relativamente ignorante a estes temas logo, não posso atestar a sua veracidade porém, a sua presença sustenta e cria alicerces suficientemente fortes para acreditarmos em Merthin e Caris. Mais uma vez, é o enredo que nos arrebata! É uma narrativa empolgante, cheia de reviravoltas e pejada de personagens carismáticas que batalham muito para vencerem. Caris, é a minha favorita. Adoro o facto de ela personificar o lado corajoso da mulher sem nunca perder a feminilidade. Ela é um salmão que salta contra o curso do rio. Um rio néscio toldado pela inércia e pela ignorância! É uma mulher empreendedora destinada a revolucionar a arte da Medicina embora isso cause estranheza na maioria das mentes tacanhas da época. Ela não se deixa subjugar pelo poderio masculino e mesmo com Merthin, o amor da sua vida, ela é independente e inteligente ou seja, não se torna numa marioneta perante um homem como, frequentemente, acontece nos livros. Merthin é também um protagonista curioso na medida em que, não é o cavaleiro de armadura reluzente pronto a salvar a donzela, é ligeiramente franzino e o seu poder reside na sua mente arguta e inventiva. Paralelamente, surgem as histórias de Gwenda, que é um dos achados dos livros e Ralph, cuja ambição e escolhas levar-no-ão para um destino diferente do irmão, Merthin. Gwenda é verdadeiramente impressionante pois, é capaz de sacrificar tudo em prol daqueles que ama! Todavia, o enorme trunfo de Follet está no enquadramento histórico. Quando atingimos a segunda metade surge a Peste Negra e é aqui que ele brilha, trilhando o caminho com informação útil e sem embelezamentos de cenário criando obstáculos a todos personagens. As suas descrições são singelas mas, vívidas e é impossível não visualizar as feiras, os mercados, os hospitais assoberbados e não contestar interiormente as ideias dogmáticas sem fundamento nenhum. Graças a esta fantástica qualidade do escritor de interligar grandes eventos com as vidas dos seus "pequenos" intervenientes, a leitura é ávida porque ansiamos pelo desenlace e pelas respostas a todas as nossas perguntas. No entanto, há algo que me incomoda neste Um Mundo Sem Fim e é por isso, que prefiro Os Pilares da Terra. À semelhança dos anteriores, ele tem um prólogo misterioso cujo os segredos só são totalmente desvendados no fim. Mas, a revelação desta sequela é tosca e até deslavada. Faz sentido porém, é fraquita.... É caso para dizer: tanta coisa para nada!
Ainda assim, é uma leitura entusiasmante que proporciona emoção, romance, acção e aventura!

6/7-EXCELENTE

TRAILER DA MINI-SÉRIE:



14 comentários:

  1. Gostei muitíssimo do livro. Tanto quanto de Os Pilares da Terra, embora tenha gostado mais da Aliena do que da Caris. Mas Merthin é um dos meus personagens favoritos.
    Achei muito interessante o relato sobre a peste e sobre como era a medicina na época. Mas também achei a revelação no final, muito fraca e dispensável.
    Ainda não assisti à minissérie. Comecei o primeiro episódio e achei que fizeram muitas mudanças, então desanimei.

    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nádia,
      Comecei a ver à mini-ssérie e realmente há muitas mudanças mais do que em Os Pilares da Terra. Mas, hei-de vê-la até ao fim.

      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Concordo com o que disseste acerca do enredo e da explicação final, peca em comparação com "Os Pilares da Terra"... Mesmo assim gostei bastante desta estória e das personagens, principalmente da Caris :)
    Já comecei a ver a série e para já estou a gostar bastante! ^^

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mónica,
      parece que a Caris conseguiu conquistar toda a gente!:) Também gostei bastante da história mas, é como dizes aquele final era desnecessário.

      Beijinhos*

      Eliminar
  3. Eu gostava de ler mas como vi alguns episódios da série fiquei indecisa se lia ou não :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra, pelo que vi da série até agora, é muito diferente!

      Eliminar
  4. Olá Jojo,

    Verdade seja dita que vontade de ler estes livros não me faltam, até porque adorei Os Pilares da Terra, mas o que me impede mesmo de os ler, alem de ter muita coisa para ler, muitos que gostava de reler e até muitos que até tenho quem me emprestem, é mesmo o preço dos livros.

    Por muito bom que o escritor seja e é sem duvida os seus livros são caros.

    mas gostei de ler a tua opinião, alias só confirma que estamos na presença de um exlcente escritor ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      se os quiseres emprestados, avisa. Eu comprei os meus num alfarrabista. :) O preço dos livros novos é proibitivo.

      Beijinhos*

      Eliminar
    2. Ois Jojo,

      Obrigado amiga para já não, necessitava de um ano nas Caraibas para ler tudo o que gostava, ou mesmo na Madeira porque não :D, mas agradeço-te ;)

      Se quiseres algo do meu lado já sabes, quem sabe até te posso passar na feira do livro de lisboa ;)

      Bjs

      Eliminar
    3. Obrigada Fiacha, estou a pensar pedir-te Os Leões de Al Rassan mas vou ver se apanho primeiro numa feira algures.:)

      Beijinhos*

      Eliminar
  5. Jojo, Jojo... sua escrita é interessante. rsrsrs especialmente pra quem gosta de ler. Tb gosto demais das histórias que ele escreve. Empolga, anima, envolve. Demais, né? Bonito o blog, com trilha e tudo rs. Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Olivia:) Sim, Ken Follet é muito bom. Tornou-se um dos meus autores favoritos.

      Eliminar
  6. Os livros dele são realmente empolgantes!!! Vc já leus esses últimos que foram lançados?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda espero não li os últimos. Mas espero lê-los em breve.

      Eliminar