quarta-feira, 17 de abril de 2013

Devaneios Cinematográficos...En kongelig affære (2012)- A Royal Affair de Nikolaj Arcel


A MINHA OPINIÃO:

A Royal Affair (2012) é uma co-produção dinamarquesa, sueca e checa. Recebeu dois Ursos de Berlim e uma nomeação da Academia de Hollywood para Melhor Filme Estrangeiro. Baseado numa história verídica, o filme gira em torno do Rei Christian VII da Dinamarca ( Mikkel Boe Folsgaard), sua mulher, a Rainha Caroline Mathilde (Alicia Vikander) e o médico  da corte, Strueense. É um período conturbado em que novas ideias e revoluções de mentalidades são classificadas como heresias e atentados à classe política reinante. Após os eventos históricos retratados nesta metragem, a Dinamarca transformou-se numa nação progressista rompendo com as tradições e os dogmas obsoletos. Tudo isto graças a uma estranha relação "tripartida" de um médico alemão revolucionário e idealista, de um rei chamado de louco e de uma rainha inglesa inteligentíssima.  Caroline é a  narradora e é através do seus olhos que nos regozijamos e nos comovemos. Alicia Vikander tem uma interpretação emocionante mas, confiante que é perfeitamente credível e segura. A jovem princesa,  ingénua e sonhadora, dá origem a uma rainha defensora do povo e que não tem medo de novos ideais e novos valores. É uma protagonista cativante e que encontra Strueense, o seu par perfeito.


O médico é apologista das ideias de Voltaire e Rosseau e incentiva Caroline e lê-los e a apreciar o seu conteúdo. Ambos se  apercebem que podem fazer muito pelo povo e inovar, libertando um país das mentes tacanhas e retrógradas. Influenciando o débil e mentalmente instável o rei Christian, eles manobram o poder em prol de uma nova identidade. Christian é mais do que aparenta... É uma personagem complexa com receio da solidão e de dar voz ao que sente. O actor é brilhante! Folsgaard é de um brio tal que nos leva de um extremo ao outro. No início, repudiamos Christian porém, no fim sentimos compaixão e até o conseguimos compreender. 


O terceiro vértice deste triângulo é Strueense ( Mads Mikkelsen). Não menos complexo que os restantes, o médico é o primeiro instigador de uma revolução censurada pela nobreza o que lhe aumentará consideravelmente o número de inimigos. Estabelece uma amizade bizarra e sincera com Christian porém, apaixona-se pela sua mulher. Mads Mikkelsen é dono de panóplia de expressões e de uma ferocidade característica que o tornam perfeito para o papel de o homem corajoso e muito à frente do seu tempo.


Ele e Alicia Vikander tem uma química brutal que incendeia o ecrã! Contudo, a beleza do filme está em não se centrar só neles e alargar horizontes ao lidar com intriga política, filosofia e o reverso da medalha, ou seja, o que acontece quando as nossas utopias se tornam verdadeiras mas, se tornam as armas que provocarão a nossa destruição...Apesar da elevada carga dramática, a produção tem um tom esperançoso e uma fotografia belíssima de tonalidades claras. A realização de Nikolaj Arcel é muito precisa e oportuna e beneficia da sumptuosidade dos cenários e do guarda-roupa. 
A Royal Affair, em português, O Amante da Rainha, é daqueles filmes raros, que ensina e entretém sem ser demasiado romântico ou político. Os dois lados co-existem em perfeita harmonia!

TRAILER:

Sem comentários:

Enviar um comentário