domingo, 7 de abril de 2013

Ben-Hur de Lew Wallace


O romance épico Ben-Hur, publicado em 1880, é mais conhecido como filme do que como obra literária. Cinematográfica na concepção e na narrativa, a obra foi três vezes filmada, obtendo sempre retumbante sucesso. O seu autor é o general americano Lew Wallace, falecido em 1905. Além de escritor, com vários livros publicados, Wallace foi também um renomado pintor. O seu grande conhecimento da Bíblia e da Terra Santa, transparece em todo o romance. Com a intenção de ser uma narrativa moral e inspiracional, a vida de Judá Ben-Hur corre paralela com a vida do Cristo, seu contemporâneo. A história se passa num mundo fortemente romanizado. 'Ben-Hur' é um grande épico cujo núcleo central é a fé e a busca da vida espiritual.

A MINHA OPINIÃO:


Ben-Hur é um livro que exige paciência para o ler. Não é seguramente uma obra de consumo fácil devido ao seu elevado teor religioso e as suas descrições históricas quase exaustivas: os costumes, o vestuário e as especificidades de cada religião. Tudo é retratado com um detalhe preciso.  É  ainda percorrido por um  tom melodramático que se acentua nalguns momentos o que poderá dificultar a interacção com o leitor. A acção também está presente mas, não é o foco principal do autor. Ele pretende uma viagem em busca do significado do perdão e da redenção. Wallace opta por uma abordagem inédita.  Conta as histórias de Ben-Hur e Cristo, lado a lado, e embora eles se cruzem esporadicamente ao longo do livro, é só no final que conseguimos abarcar todos os objectivos do escritor. É nesta fase que as vidas de ambos se ligam irremediavelmente e está repleta de acontecimentos marcantes! Custou-me ler este Ben-Hur! Talvez por influência da indústria cinematográfica esperava um conto cheio de reviravoltas em que a acção era predominante. Porém, Lew Wallace é o oposto... Tem uma escrita calma, ponderada, que convida à reflexão e, consequentemente é uma leitura lenta. O que me impeliu a ler foi a sua grande história... Judah Ben-Hur tem uma vida digna de ser espelhada numas páginas. Aliás, foi a sua vontade férrea que me cativou. Judah personifica aquele que não quer perder a sua identidade perante um império opressor. O seu confronto com Messala e a sua relação terna com a mãe e a irmã também são verdadeiramente emocionantes. Portanto, foi um livro que apreciei mas que é para os audazes, sem medo de uma história que deve ser degustada até ao ínfimo  pormenor.

4/7-BOM

TRAILER DO FILME :


2 comentários:

  1. Ois Jojo,

    Por acaso já ando com este livro debaixo de olho, até conheço uma pessoa amiga que no FB se chama Ben-Hur e é muito fixe, mas agora fiquei um pouco de pé atrás.

    Dá para perceber que é um livro interessante, mas que é de dificil leitura. BEm se o vir a bom preço ainda arrisco, o mais barato que vi foi a 7,5€ numa feira do livro junto da Berthand da Baixa-Chiado, ainda estive na duvida mas não comprei.

    A ver se encontro a um preço melhor, não tenho falta de livros para ler, logo não é prioridade, só mesmo a Collen e alguns da Argonauta e claro algum achado :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Fiacha,
      sim é um livro que achei complicado de ler mas não deixa de ser uma boa leitura! Eu arranjei este exemplar há uns dois anos e foi baratíssimo em segunda mão. Trouxe-o em parte por isso.

      Beijinhos*

      Eliminar