quarta-feira, 16 de maio de 2012

O Jogo do Anjo de Carlos Ruiz Záfon


Na Barcelona turbulenta dos anos 20, um jovem escritor obcecado com um amor impossível recebe de um misterioso editor a proposta para escrever um livro como nunca existiu a troco de uma fortuna e, talvez, muito mais.
Com deslumbrante estilo e impecável precisão narrativa, o autor de A Sombra do Vento transporta-nos de novo para a Barcelona do Cemitério dos Livros Esquecidos, para nos oferecer uma aventura de intriga, romance e tragédia, através de um labirinto de segredos onde o fascínio pelos livros, a paixão e a amizade se conjugam num relato magistral.

A MINHA OPINIÃO:

O Jogo do Anjo é o meu regresso às páginas mágicas e inebriantes de Carlos Ruiz Záfon. É uma espécie de prequela de A Sombra do Vento. A Livraria Sempere, o Cemitério dos Livros Esquecidos e o seu fiel guardião Isaac são as pontes para o passado e, mais uma vez, Záfon enaltece os livros, a sua beleza, fantasia e a sua habilidade fulcral de nos fazer viver outras vidas e experimentar novas emoções. A magistralidade do autor é tanta  que ele, Carlos Ruiz Záfon cria um livro absurdamente absorvente e inexplicavelmente maravilhoso. O protagonista, o escritor David Martín vive numa Barcelona mais sinistra e tenebrosa do que a Barcelona de A Sombra do Vento. O livro assimila este tom mais negro e sucedem-se uma série de acontecimentos bizarros que arrasta David para uma espiral de sanidade e de loucura. Magnificamente poético e tocante, O Jogo do Anjo é trepidante, arrepiante e enigmático. Os mistérios acumulam-se muito por culpa de Andreas Corelli, personagem tão indecifrável para David como para o leitor. Com o desenrolar da história, o ritmo do livro torna-se asfixiante e a angústia e a sofreguidão de Martín pela verdade toma proporções gigantescas assim como a nossa ansiedade e emoção ao ler as suas páginas. Záfon presenteia-nos com uma miscelânea de realidade e ficção pois, há episódios que jamais poderão acontecer na nossa  normalidade, que transcende qualquer género literário. Será fantasia ou um simples romance? De simples não tem nada. É enfeitiçante, chocante e electrizante! Um hino aos livros e à escrita, O Jogo do Anjo só peca pelo final muito bom mas, abrupto. A verdade é que tive de o ler várias vezes para o compreender e ainda hoje penso nele. Pergunto-me o que é o autor queria com este término... Todavia, aí também está a genialidade do livro, suscitar e fomentar debates acerca da história. É um livro cheio de ideias, de críticas veladas ao fanatismo da religião ou da política e que, por ser mais aberto a nível de interpretações, nem tudo é o que é, pode levar a que alguns leitores não o apreciem tanto. Sempre ouvi dizer que A Sombra do Vento era melhor que O Jogo do Anjo. Podem chamar-me amotinadora mas, para mim, este livro é tão bom quanto o anterior! E isto é um grande elogio...

7/7- OBRA-PRIMA


PS: Obrigada A. por esta prendinha de Natal!

8 comentários:

  1. também o achei um livro estranho e maravilhoso, fantástico também por recuperar elementos d'A Sombra do Vento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim, foi uma leitura tão boa quanto a Sombra embora muitos continuem a preferir a Sombra.

      Eliminar
  2. Adorei este livro e houve partes principalmente mais para o inicio que me prenderam de uma forma quase magnética e impossivel de largar.
    Embora o final me tenha sabido a pouco... creio que era o único possivel.
    Espero ansiosamente pelo "prisioneiro do Céu" que irá sair ainda este ano... uma vez mais iremos avançar no tempo e reencontrar Daniel e Firmino e regressar ao cemitério dos livros esquecidos.

    ResponderEliminar
  3. P.s. Um pequeno aparte... já não pediu aquelas passwords manhosas LOL... agora deves receber bastante Spam de certeza?
    Nós na WP temos vantagem pois temos um anti-spam (tudo o que contenha mais de um Link, vai directamente para aquela pasta)
    Beijinhos Jojo, Boas Leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho recebido spam por incrível que pareça!
      Quanto a Záfon, também aguardo pela publicação do terceiro da trilogia com ansiedade. beijinhos*

      Eliminar
  4. Ainda não tive oportunidade de ler este autor, mas esta na minha wishlist! estou louca para ler A sombra do vento!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra, é um livro belíssimo mesmo. Acho que vais adorar!:)

      Eliminar
  5. Olá Jojo
    Eu li primeiro este livro e tenho que ler "A Sombra do Vento" e o que saiu agora esta semana que é uma continuação das aventuras de Sempere.
    Mas pelo que me tenho apercebido não tem uma sequência de trilogia obrigatória.
    Boas leituras e Beijinhos.

    ResponderEliminar