segunda-feira, 15 de setembro de 2014

The Invention of Hugo Cabret de Brian Selznick

Caldecott Honor artist Brian Selznick's lavishly illustrated debut novel is a cinematic tour de force not to be missed!

ORPHAN, CLOCK KEEPER, AND THIEF, Hugo lives in the walls of a busy Paris train station, where his survival depends on secrets and anonymity. But when his world suddenly interlocks with an eccentric, bookish girl and a bitter old man who runs a toy booth in the station, Hugo's undercover life, and his most precious secret, are put in jeopardy. A cryptic drawing, a treasured notebook, a stolen key, a mechanical man, and a hidden message from Hugo's dead father form the backbone of this intricate, tender, and spellbinding mystery.

A MINHA OPINIÃO:

The Invention of Hugo Cabret é mais que um livro! É uma experiência mágica e única... Através de ilustrações fenomenais e uma prosa simples mas, rica conhecemos a história encantadora de Hugo Cabret. Este rapaz e a sua amiguinha, Isabelle são os guias de uma aventura que almeja reconstruir um autómato que foi o último trabalho do pai de Hugo. A curiosidade deles torna-se nossa e a mensagem que, este homem mecânico esconde torna-se tão fundamental para o leitor como para os pequenos protagonistas.  Porém, a restauração física de uma peça mecânica é uma metáfora para o que Hugo está a fazer. É como se se estivesse a consertar a si próprio. Hugo amava tremendamente o pai e o seu luto é dedicado a esta máquina partida. Selznick consegue ainda outra proeza ao fazer com que a jornada de Hugo mude também a vida de outras almas "partidas". Esta é uma história que se cimenta sobre aquilo que nos é mais querido enquanto, humanos: um lar. A família, a segurança e amor que nos traz.
Esta preciosidade literária delicia e aquece o coração do mais empedernido dos leitores porque não há nada que ressoe mais num espectador do que a fragilidade física ou psicológica de um humano e da esperança na cura. Às vezes, é só preciso um pequeno gesto para mudar tudo e sarar feridas há muito abertas. 
The Invention of Hugo Cabret distingue-se por ser mais que uma leitura. É uma viagem única!

7/7- OBRA- PRIMA

EM VÍDEO:

 

4 comentários:

  1. Adorei a tua review! Dizes tudo o que há para dizer deste fantástico livro! *.*

    ResponderEliminar
  2. Uau.. por acaso só agora é que comecei a ter curiosidade por este livro :) sem dúvida uma das leitura até ao final do ano :) e tb gostei da review.. pequenina mas com o mais importante. Cada vez gosto mais de coisas sucintas e com o essencial :)

    * mary red hair *

    ResponderEliminar