sexta-feira, 4 de abril de 2014

Devaneios de Séries... The White Queen (2013)- A Rainha Branca


The White Queen ( A Rainha Branca) é uma mini-série britânica de 10 episódios exibida pela BBC no Reino Unido e pela STARZ nos Estados Unidos da América. É baseada nas obras de Philippa Gregory sobre a Guerra das Rosas ou a Guerra dos Primos. Abrange a história narrada em A Rainha Branca, A Rainha Vermelha e A Filha do Conspirador. A STARZ está a estudar uma sequela que irá narrar os acontecimentos de The White Princess, o próximo livro da saga ainda sem edição portuguesa.
À semelhança dos livros, centra-se nas personagens femininas das casas de Lancaster e York. que influenciaram o rumo da guerra pelo trono. As protagonistas são Elizabeth Woodville, Margaret Beaufort e Anne Neville.
Esta adaptação televisiva é bastante fiel às obras que lhe deram origem por isso, há algumas incongruências históricas. Afinal, não se trata de um retrato de uma época mas, de uma adaptação de um retrato romanceado do período da guerra civil inglesa.


As actrizes que dão vida às personagens principais são competentes porém, Rebecca Ferguson que interpreta Elizabeth só me conquistou após alguns episódios. Culpo em parte o argumento porque ela demonstra uma frieza e uma altivez que não me lembro de ser tão marcada nos livros. A Elizabeth da série é das personagens cujo passado nublado pode causar confusão nos não-leitores. Quem leu os livros sabe que Jacquetta, a sua mãe tem poderes que não são comuns e que instruiu a filha nesses mistérios. Na adaptação televisiva, estes momentos surgem quase sem explicação. Só ao fim de algum tempo é que se começa a perceber o porquê das mulheres da sua casa terem uma ligação tão forte ao rio e à água.
Amanda Hale que dá vida a Margaret Beaufort é que é verdadeiramente surpreendente! Nos livros, Margaret é insuportável com o seu fanatismo religioso e a sua crença de que é enviada por Deus mas, aqui, Amanda sabe torná-la mais empática, enfatizando o seu amor pelo filho e a sua capacidade quase maluca de sacrifício por ele. Mesmo assim, há momentos em que me apetece lhe dar uns estalos por conta da sua homónima literária.
Faye Marsay, a Anne Neville é a minha predilecta das três. A sua transformação de menina a mulher é muito tocante. O seu caminho não é fácil e o modo como a actriz a molda consoante as circunstâncias é notável.


No elenco secundário, os destaques são, sem dúvida, David Oakes com o seu maníaco George, Aneurin Barnard como Richard,  James Frain como Lord Warwick e Janet McTeer como Jacquetta. Todos trazem às personagens carisma e personalidade e concordando ou não com as suas acções, quando estão em cena, são memoráveis. Max Irons,o Edward IV parece, por vezes, deslocado do seu lugar. Primeiro ele devia ser mais velho que George, o que não aparenta e depois à medida que envelhece deixa de ser credível. Mas isto também é culpa da produção. A maquilhagem e as próteses existem para isso. Alguns personagens parecem eternos e nem uma ruga têm com o passar dos anos. Então, o Edward gordo chega a ser hilariante. A barriga falsa parece uma gravidez.
No entanto, a narrativa é atractiva e os episódios consistentes e equilibrados que impelem o espectador a seguir a mini-série até ao fim.
Em suma, esta adaptação televisiva tem algumas falhas todavia, não deixa de ser um bom entretenimento.

TRAILER:



12 comentários:

  1. Olá

    Desconhecia esta série, mas acho que para começar a vê-la, teria de ler também os livros e não sei s eneste momento me apetece voltar em coisas de Phillipa Gregory.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      aconselho mesmo a leres os livros antes. São muito mais completos e vais perceber melhor a história.
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Concordo contigo o que foi dito!!! :D ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Madrigal, ainda bem que concordas comigo.:D Viste a barriga estapafúrdia do Edward?

      Eliminar
    2. Jojo, isso é um pormenor que já não recordo, eu vi a série qd ela saiu. mas lembro-me de pensar ao ver que a Elizabeth não parecia mt mais velha do que as filhas :)

      Eliminar
    3. Esqueci-me de mencionar isso em cima. A Isabel mãe e a Isabel filha pareciam ter a mesma idade.

      Eliminar
  3. Tenho aqui o livrinho para ler.. e depois poder ver a série.. estou com bastante curiosidade.. :D
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Chris,
      Acho que vais gostar bastante dos livrinhos tirando, o da Margaret.

      Beijinhos*

      Eliminar
  4. Viva,

    A ver se consigo ler os livros publicados, já me dava por satisfeito :D

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Ahhhh eu amei a dica.. amei mesmo. Confesso que realmente não conhecia a série.. vou tentar baixar pra assistir!

    ResponderEliminar