domingo, 30 de março de 2014

A Ironia e a Sabedoria de Tyrion Lannister de George R.R. Martin

Venha conhecer Tyrion Lannister, uma das personagens mais memoráveis de As Crónicas de Gelo e Fogo…

Os Sete Reinos podem chamar-lhe depreciativamente de Duende, mas não passaria pela cabeça de ninguém acusar Tyrion Lannister de ser um tolo. A sua língua melíflua já lhe salvou a vida inúmeras vezes e a sua inteligência refinada deu-lhe muitas vitórias e ainda mais dissabores.
Tyrion é odiado e temido pela corte, mas os seus amigos conhecem-no pela lealdade e compaixão que demonstra pelos mais fracos. No palco das intrigas, a sua família é o seu maior inimigo, mas combate-os com uma fina ironia e perspicácia sem rival. A sua irmã que o diga!
Divertido e irreverente, por vezes profundo e sensato, A Ironia e Sabedoria de Tyrion Lannister pode ser um livrinho pequeno como Tyrion, mas as pérolas que contém mostram a grandeza desta personagem, uma das mais memoráveis da literatura fantástica. 
A MINHA OPINIÃO:

Tyrion Lannister é das personagens mais emblemáticas de George R.R Martin. Sempre leio um livro das Crónicas aguardo ansiosamente pelos seus capítulos porque ele é simplesmente irresistível!  A sua complexidade é deveras profunda. O Lannister que, usa da sua inteligência, da sua lábia e humor mordaz para escapar e montar as mais diferentes artimanhas é também um homem com sentimentos e cicatrizes emocionais grandes. Tyrion é, indubitavelmente, das minhas personagens favoritas de George R.R. Martin. Contudo, A Ironia e a Sabedoria de Tyrion Lannister soube-me como leitura a muito pouco. Limita-se a fazer um compêndio de citações do mesmo. A partir de algumas, até podemos inferir algumas características da sua personalidade porém, não é de modo nenhum algo que não haja nas Crónicas de Gelo e Fogo. Há ainda repetições que se tornam redundantes. O que salva o livro são as ilustrações magníficas que têm um ar ligeiramente infantil mas, irónico. É um livrinho para aquele coleccionador que se regala com tudo o que tenha a ver os Westeros até porque a relação preço/conteúdo é chocante neste caso.

2.5/7- RAZOÁVEL

PS: Obrigada Cata pelo empréstimo!

PS nº 2: Eis uma das melhores cenas do Tyrion na série:


8 comentários:

  1. Pois, se o preço fosse bastante mais baixo até que não me importava de tê-lo na estante, mas assim não compensa :/
    Essa cena da série é fenomenal! xD
    Já só falta uma semana para a nova temporada! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José, o que mais me incomoda é mesmo o preço! É exorbitante para um livrinho assim.
      Nunca mais chega domingo :)!

      Eliminar
  2. Olá :)

    essa cena foi fantástica! Grande Tyrion! Acho que vou rezar para que esse livro esteja com um bom desconto na Feira do Livro porque não sei se quero pagar o preço por inteiro ...

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      pode ser que encontres algum na banca anti-crise da SDE porque como ele é novidade não devem baixar muito o preço:(. Espero que não.

      Beijinhos*

      Eliminar
  3. Ois Jojo,

    Um livro que se lê em meia hora, gostei mas achei caro :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Fiacha:)

      tens toda a razão. Adoro as ilustrações mas, se a Cata não me o emprestasse não o lia.

      beijinhos*

      Eliminar
  4. Dji nada! Leste num instante eheheh
    Eu dei 4* porque no geral foi um livro que me agradou imenso *coff ilustrações *coof* mas Deus me livre de o comprar full price, amen

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li no autocarro naquele dia! Leio super rápido quando tenho disponibilidade.
      As ilustrações são mesmo muito boas.
      Beijinhos*

      Eliminar