terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Cavalo de Fogo- Paris de Florencia Bonneli


Uma poderosa história de amor tendo como pano de fundo o conflito israelo-palestiniano

Matilda Martínez, uma jovem pediatra argentina, viaja até Paris para aprender o idioma antes de partir para o Congo, ao serviço de uma ONG, para ajudar os mais carenciados. Apesar das suas inseguranças, traumas e dramas, a determinação de Matilde é tão forte que nada nem ninguém conseguirá demovê-la de cumprir o seu sonho.
Eliah Al-Saud é um homem poderoso e sem piedade, descendente da família real saudita. Dono de uma empresa de segurança privada, o negócio serve de fachada a um outro tipo de serviços: de espionagem, segurança e formação de mercenários.
Desde o seu primeiro encontro que o destino os unirá numa paixão tão intensa e irrefreável que nada poderão fazer para evitar a conspiração crescente que ameaça não apenas o seu amor, mas também as suas vidas.
No cenário ameaçador e bélico do conflito israelo-palestiniano, Matilde e Eliah viverão uma aventura que os levará a percorrer o mundo e a enfrentar os perigos que cercam todos aqueles que ousam desafiar os impérios dominantes.

A MINHA OPINIÃO:

Cavalo de Fogo-Paris é o meu ansioso regresso a Florencia Bonneli, autora de um dos meus romances históricos favoritos, O Quarto Arcano. Com as expectativas tão elevadas era quase inevitável, uma desilusão momentânea. A memória atraiçoa-nos e a certeza de que vamos reencontrar personagens tão marcantes é obviamente defraudada. Cavalo de Fogo- Paris não é um O Quarto Arcano porém, é mais uma leitura excelente! É mais contemporâneo. Expande-se geograficamente por uma vastidão de países e respectivas culturas e religiões. França é o cenário mais visitado contudo, a Argentina, a Inglaterra, o Iraque e a Arábia Saudita também estão presentes. 
Bonneli tem a capacidade rara de tornar todas as suas personagens dignas do nosso amor. Matilde conquista-o de imediato pela sua postura perante a vida e pela sua presença angelical. No entanto, Eliah não é de todo o mais sedutor enquanto personagem. É detentor de uma empresa que prolifera com a guerra, um mercenário que, à primeira vista, repudiaria o leitor. Mas, a escritora é hábil a construir a história de ambos. Por entre mistérios e segredos do passado, ela faz cair as máscaras e as charadas e tornam-os empáticos e merecedores da nossa atenção. Não destoando do seu registo habitual, Florencia Bonneli condimenta o livro com um amor de dimensão estonteante e muito sensualidade. As personagens secundárias são também muito bem delineadas. O círculo em que Eliah se movimenta tem de tudo desde os seus sócios, os seus amigos Moses ( em pé de guerra um com outro!), até à sua família de sangue que é enorme abarcando religiões e nacionalidades completamente distintas. Entre os seus colaboradores encontramos os três irmãos: Sandór, Diana e Leila que sobreviveram às atrocidades da guerra. Apesar dos paralelismos, cada um tem a sua história de resiliência não obstante, todas são incrivelmente tocantes. Se o círculo de Eliah já era de tudo menos monótono acrescente-se Juana, a hilariante e a entusiasta amiga de Matilde, o pai misterioso da protagonista e o ex-marido Roy e logo, há faíscas pelo ar! Não é uma obra melosa e, embora o foco seja o casal protagonista, ambos são capazes de existir por si sós com personalidades distintas que evoluem mas, não definham e não caiem no disparate.  
Cavalo de Fogo- Paris é um romance completo com laivos de policial, intriga política, roubo e plágio científico, tráfico de armas e claro, um amor extraordinário permeio. Contudo, a autora podia ter explorado um pouco mais a profissão de Matilde, cirurgiã pediátrica, e através disso mostrar um pouco mais da sua força e determinação. Aqui conhecemos uma mulher mais frágil que sim, tem momentos de perseverança mas, fica na sombra de Eliah Al-Saud. Perto do fim, começa a surgir essa faceta mais poderosa de Matilde que espero continuar a ver no segundo volume. 
Este livro é mais uma extraordinária criação de Florencia Bonneli e que segue na tradição dos anteriores que li dela. Acaba de forma inesperada o que predispõe a uma corrida ao seguinte da trilogia.

6/7-EXCELENTE 

2 comentários:

  1. Olá miga,

    Sinceramente nunca tinha ouvido falar e logo num género literário que que tanto gosto estou a ver que é um nome a fixar.

    Grande comentário Jojo parabéns, fiquei muito curioso :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo Corvo,
      Florencia Bonelli é uma escritora que anda pouca afamada por terras lusas. É pena porque é muito boa!

      Obrigada:)

      Beijinhos*

      Eliminar