quinta-feira, 14 de abril de 2011

A Sombra do Vento de Carlos Ruiz Zafón


Numa manhã de 1945 um rapaz é conduzido pelo pai a um lugar misterioso, oculto no coração da cidade velha: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Aí, Daniel Sempere encontra um livro maldito que muda o rumo da sua vida e o arrasta para um labirinto de intrigas e segredos enterrados na alma obscura de Barcelona. Juntando as técnicas do relato de intriga e suspense, o romance histórico e a comédia de costumes, "A Sombra do Vento" é sobretudo uma trágica história de amor cujo o eco se projecta através do tempo. Com uma grande força narrativa, o autor entrelaça tramas e enigmas ao modo de bonecas russas num inesquecível relato sobre os segredos do coração e o feitiço dos livros, numa intriga que se mantém até à última página.

A MINHA OPINIÃO:

A Sombra do Vento é uma obra singular! É contagiante, pautado por um ritmo sufocante e exsuda magia! É um tributo ao encanto das palavras e ao fascínio que livros podem exercer. Daniel Sampere é um rapaz que encontra no Cemitério dos Livros Esquecidos, um livro peculiar e raro. Chama-se A Sombra do Vento e o seu autor é Julián Carax. Um livro que é devorado em poucas horas pelo protagonista e, que irá levá-lo numa busca desenfreada por Julián Carax e pelas suas obras. Contudo, alguém está a destruir os livros de Carax e o próprio paradeiro do escritor revela-se incerto. Daniel embarca numa aventura para toda a vida e arrasta o leitor com ele... Eu só queria virar páginas e páginas e, tal como ele, queria saber onde estava Julián, o que é que o perseguia, onde pairava a sua sombra. Julián revelou-se ser das minhas personagens favoritas do livro. A sua história trágica contudo, tão bela cativou-me. Na sua missão, Daniel cruza-se com outros personagens como o bom louco Fermin Torres e a magnífica cidade de Barcelona. Fermin é uma figura e tanto! Parece viver na utopia porém, as suas acções são generosas para os seus. O seu coração esgrima tal espadachim por entre o facismo e a ditadura sorrindo na presença da verdade e da justiça. Fermin fez-me rir durante toda leitura com os seus modos de louco são! Záfon é magistral com as histórias do passado e do presente e os enredos apaixonam e maravilham! Assim como Daniel estava rendido a Carax, eu estava à mercê de Záfon e ansiava pelo desvendar do mistério e bebia cada palavra de paixão, de dor e de sangue que surgia. De facto, este livro é uma explosão fortíssima de emoções! Elas estão em cada momento e em cada trecho da escrita poética de Záfon. Falar sobre este livro é difícil porque foi tão soberbo e tão absorvente que me arrebatou por completo despojando-me de qualquer razão! Leiam-no!

7/7- OBRA PRIMA

8 comentários:

  1. Este livro vai ser das minha próximas leituras. Já o queria ler há algum tempo descobri que já o tinha. -.-'
    A tua opinião ainda me deixou com mais vontade de o ler.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Este livro já está no grupo dos próximos dez a serem lidos. Gostei muito da tua opnião e fiquei ainda mais desejosa. Dele só li O Jogo do Anjo e adorei.
    Boas leituras;)

    ResponderEliminar
  3. Já li e se gostaste aconselho o segundo "O Jogo do Anjo" de que ainda gostei mais.

    ResponderEliminar
  4. Li e fiquei contagiada com toda a história, é fantástica =)
    Ainda não li foi o "Jogo do Anjo".


    http://bookslovers.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  5. É a primeira vez que comento neste blog, apesar de já o visitar algum tempo. Já li este livro é um dos meus favoritos. Uma excelente obra, sem dúvida.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  6. minha biblioteca,
    acho que vais adorar este livro. a história é belíssima e a escrita fenomenal!

    Carlinha,
    uma boa leitura para ti. Vou seguir o teu conselho e vou ver se encontro O Jogo do Anjo.

    Maria João,
    já está na minha lista de aquisições! Tenho de o ler!

    Booklovers,
    é impossível não adorar esta história e querer saber mais e mais...

    Landa,
    bem-vinda aos meus Devaneios:)! A partir de agora, posso afirmar que este também é dos meus favoritos!

    Bjinhos a todos!

    ResponderEliminar
  7. Fico contente que tenhas gostado, é facil gostar da escrita de CRZ. Vais gostar também d "o Jogo do Anjo" e "Marina". :))
    Boas leituras!

    ResponderEliminar