domingo, 20 de fevereiro de 2011

A Queda de Albert Camus



«Posso oferecer-lhe os meus serviços, meu caro senhor, sem me tornar importuno? Receio que não saiba fazer-se entender pelo respeitável gorila que reside aos destinos deste estabelecimento». É assim, desta forma quase casual, que se inicia A Queda, porventura a mais fascinante narrativa de Albert Camus, uma espécie de viagem ao fim da noite das infâmias da espécie humana. Um homem, que se assume como juiz-penitente, comenta para um ouvinte que se adivinha simultaneamente perplexo e arrebatado as várias histórias exemplares que para ele representam o cardápio desesperante das pequenas fraquezas e dos grandes crimes. «Quando não se tem carácter, é preciso recorrer a um método.» Esta frase dá o tom do livro…

A MINHA OPINIÃO:

A Queda é um livro enorme na sua pequenez!Apesar das suas poucas páginas, é repleto de grandes frases e de grandes pensamentos... Foi a minha primeira incursão ao mundo de Camus e, não podia ficar mais impressionada! Não foi fácil embrenhar-me numa escrita tão própria, tão única e mais do que isso, ser assaltada pelas interrogações e afirmações polémicas e sinceras do protagonista. Ele questionou meu intelecto, a minha razão e detonou todos os dogmas. É também misterioso e intrigante nas suas ilações. Parece que lhe apraz o desafio de nos fazer pensar sobre o que fizemos, o que fazemos ou o que iremos fazer. Albert Camus cria uma obra pequena mas se lê vagarosamente, como se fosse um livro de muitas páginas. Cada frase, cada parágrafo é uma questão, um momento de reflexão e um deleite! Não é simples, nem linear, nem algo "comestível". É de paladar requintado e soberbo. Repito o que disse... é um livro pequeno porém, monstruosamente bestial! Tomara a muitos livros ditos grandes terem a essência que este tem!

EXCERTO:

"A única defesa está na maldade. As pessoas apressam-se, então, a julgar para elas próprias não serem julgadas. Que quer? A ideia mais natural para homem, que lhe surge ingenuamente, como do fundo da natureza, é a ideia da sua inocência."

7/7- OBRA- PRIMA

PS:Obrigada André pelo empréstimo!:)

1 comentário:

  1. Camus é um dos grandes mestres das citações, sendo o outro Oscar Wilde.

    A minha favorita de Camus é:
    "Don’t walk in front of me, I may not follow. Don’t walk behind me, I may not lead. Just walk beside me and be my friend."

    ResponderEliminar