sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Loucura Azul de Paulo Alexandre e Castro



O que podem ter em comum um jovem pintor, um agente secreto da ex-URSS, uma professora universitária e dois agentes do SIS? A resposta a esta e outras questões reside na fantástica vida azul de Maurizio. Maurizio Biancusi é um jovem pintor que volta à faculdade. Conhece Sylviane Rochas professora universitária dada a práticas pouco convencionais. Envolvem-se apaixonadamente, levando Maurizio a viver uma nova e intensa vida. Tudo se complica quando conhecem Vlamidir Gordchenko, um suposto escritor russo, que os levará em desespero a cometer um crime. Ao mesmo tempo, Maurizio e Sylviane são seguidos por dois agentes do SIS, Beno e Guido, que desconfiam da troca de mensagens operada nas obras de arte de Maurizio. São eles que o vão acompanhar sempre, mesmo quando Maurizio constata que afinal Sylviane nunca existiu… Paixão, sedução, assassínio e mistério são alguns dos ingredientes que fazem de Loucura Azul um livro original, apaixonante e intenso.

A MINHA OPINIÃO:

Loucura Azul é um livro diferente... Percorri as suas páginas com estranheza e alguma supresa. Uma história aparentemente simples, torna-se complexa e intrigante. Maurizio é um pintor que perdeu a inspiração e decide regressar à faculdade. Aí encontra ( ou não...) uma nova musa, Sylviane. Os dois vivem uma relação frenética, cheia de intensidade e cujos limites estão sempre em mudança. Sylviane testa Maurizio e leva-o a viver novas situações e novas loucuras. É um livro pequeno que se lê em poucas horas. A filosofia de Sylviane que pode ou não ser um delírio de Maurizio, pode deixar o leitor desconcertado e, até perdido no meio do caos que são os devaneios do pintor. Contudo, o mais me impressionou neste livrinho não foi a história em si, foi a escrita de Paulo Alexandre e Castro. As descrições tão reais e poéticas de Lisboa são belíssimas e captam na perfeição, o cheiro, as cores e as pessoas da cidade. Um livro fluido que se revelou uma boa leitura!

5/7- MUITO BOM

PS: Obrigada Segredo dos Livros!

1 comentário:

  1. Concordo totralmente contigo, Jojo. Foi um dos melhores livros portugueses que li nos últimos anos. Eu até daria 5 em 5 :)

    ResponderEliminar