sexta-feira, 4 de junho de 2010

Em Nome da Fé de Enrico-Maria Parodi



Henrique Soda, comandante da TAP, vê-se envolvido, duma forma puramente acidental, no perturbador rescaldo dos atentados às Torres Gémeas e, logo depois, em não menos perturbadoras descobertas do foro religioso. Sem se dar conta, pertencerá a uma expedição investigadora aos Himalaias, onde cristãos, muçulmanos, judeus, ortodoxos e agnósticos, numa aventura apaixonante, demandam a Índia em busca de verdades caladas durante séculos, à procura do desconhecido Issa, o Jesus Cristo quase desconhecido.
Página a página, o leitor irá descobrir que o nosso pequeno mundo é feito de minúsculas coincidências, e as nossas vidas estão continuamente à mercê das convicções e da ganância de homens de todos os tempos e lugares. “Em Nome da Fé” praticam-se os crimes mais atrozes, quase sempre sob o manto da justiça suprema. Trata-se dum novelo que se vem emaranhando há séculos e parece não haver forma de algum dia se desenvencilhar.
Este autor luso-italiano, que logo na estreia esgotou o seu primeiro livro apenas numa semana, com o romance histórico «Onde Mora o Destino» (Papiro, 2006), volta a deliciar-nos com esta narrativa contemporânea através duma extraordinária carga emotiva, realística e virtual ao mesmo tempo.

A MINHA OPINIÃO:

Em Nome da Fé é religiosamente viciante! Percorre o Islão, o Judaísmo, o Cristianismo, o Budismo e o Hinduísmo com facilidade interligando as diferentes religiões. Nota-se a intenção do autor em documentar o livro.Transparece a pesquisa e o empenho que Parodi empreendeu para fortalecer a sua obra. Sendo um livro contemporrâneo em comunhão com o passado era natural que assim acontecesse. Sem este trabalho prévio do escritor, o livro seria indubitavelmente, um fracasso.Em nome da fé se cometem atrocidades e a fé guiará os personagens. Fés distintas que os conduzirá aos caminhos do misterioso Issa. Seguindo as suas pegadas, descobriram-se-ão e encontraram a verdade. Crua e fria e talvez aquela que não esperavam mas, a verdade. Porque a Humanidade é pensante e complexa que se rege em por valores e necessidades semelhantes porém, nem todos os homens os interpretam da mesma maneira resultando por vezes, em guerras estúpidas (todas o são!). Guerras em nome de uma fé que no seu íntimo só apregoa a paz. Este é um livro que nos leva a pensar e a perceber como de um momento para outro uma acção bélica pode mudar a vida de milhões de pessoas inocentes. Começa com um prólogo intrigante que é apenas o começo de uma grande aventura. Apesar de ter gostado bastante do livro vou apontar algumas debilidades. Em algumas passagens, fiquei com a sensação de que as personagens debitavam matéria, factos, datas, conceitos. Sim, são importantes para contextualizar o leitor e para o orientar todavia, houve momentos em que os achei um pouco excessivos. Momentos que podem ser explicados que pelo meu cansaço após um dia intensivo de estudos.

Em Nome da Fé é um livro trepidante que aconselho a ler... até porque espero ler as vossas opiniões!

4,5/5-BOM

1 comentário:

  1. Fiquei curiosa.. Gosto muito deste tipo de livros. Mas estou um pouco de pé atrás porque não gosto de narração de factos e explicação de historias em excesso.. Para mim torna-se maçudo.. Olha, tens dois joguinhos à tua espera no meu blog.. Beijoca

    ResponderEliminar