terça-feira, 15 de junho de 2010

Flashman- A Odisseia de um Cobarde de George McDonald Fraser



Ele é um mentiroso, ele é um cobarde, ele seduziu a amante do próprio pai. Ele é Harry Flashman e esta é a sua deliciosa odisseia. Dos salões vitorianos de Londres às fronteiras exóticas do Império, prepare-se para conhecer o maior herói do Império Britânico. Pode um homem que foi expulso da escola por andar sempre bêbado, que seduziu a amante do próprio pai, que mente com quantos dentes tem e é um cobarde desavergonhado no campo de batalha, protagonizar uma série de triunfantes aventuras na era vitoriana? A escandalosa saga de Flashman, herói e soldado, mulherengo e agente secreto relutante, emerge numa série de memórias campeãs de vendas em que o herói gingão revê, na segurança da velhice, as suas proezas na cama e no campo de batalha.
A MINHA OPINIÃO:

Flashman- A Odisseia de um Cobarde é um livro de sentimentos contraditórios. O protagonista é o responsável por este torvelinho de emoções. Harry Flashman é mulherengo, cobarde,mentiroso, interesseiro, e safa-se quase sempre miraculosamente das alhadas em que mete. Muitas vezes, ilude os outros personagens com a sua grande lábia e muitas vezes, é bafejado pela sorte, pura, que o livra de males maiores. Harry é um personagem muito diferente, um anti-herói, que tem momentos detestáveis, a meu ver, mas também situações hilariantes.É ele que nos conta a história e com a sua grande lata (muita mesmo!) conseguiu envolver-me na sua teia. A história começa com a expulsão do colégio que frequentava por embriaguez. Harry comunica ao pai, outra figura peculiar, que pretende ingressar no Exército. Aqui, passa por algumas situações bizarras que incluem um duelo que Flashman vence, aldrabando-o. A causa desta rixa?... Harry não consegue segurar as calças e atira-se à mulher de outro. Apesar de ser culpado, serve-se da sua fanfarronice e batota e torna-se aos olhos de todos, um homem honesto e compassivo. Demais! Mas a sua sorte não dura muito e Harry Flashman vê-se a caminho da Índia e do Afeganistão num altura em que eclode a Primeira Guerra Anglo-Afegã e o homem que apenas quer viver um boa vida vê-se como mensageiro entre os britânicos e os afegãos. Confusões,rixas, duelos... tudo é possível! E de todas, ele escapa caricatamente e graças ao acaso que lhe é extraordinariamente favorável.
Enfim, Harry Flashman é deveras intrigante... Detesto-o e no entanto, não consigo evitar de ler as suas palavras. Porque ele é desonesto, mentiroso com outros intervinientes da história mas, nunca nunca mente ao leitor, admite a sua cobardia e ainda por cima, vangloria-se seus feitos nada heroícos. Gostei de ler este livro e espero pela continuação...

4/7-BOM

Sem comentários:

Enviar um comentário