sábado, 6 de fevereiro de 2010

Um Amor em Tempos de Guerra de Júlio Magalhães



“António nasceu marcado pelo nome. O mesmo que o vizinho da rua das traseiras, o homem que se fez doutor em Coimbra e que ia à terra sempre que podia, o tal que governava o país com pulso de ferro. Mas de pouco ou nada lhe valeu tão grande nome quando o destino o enviou para Angola, para defender a pátria em nome de uma guerra distante que não era a sua.
Deixou para trás a sua terra, a mãe inconsolável e Amélia, a mulher que pedira em casamento, num banco de pedra, junto à igreja e que prometera fazer dele o homem mais feliz de Vimieiro. Promessa gravada num enxoval imaculado que ficou guardado no armário, à espera do fim daquela maldita guerra.
Quando António regressou de Angola, era um homem diferente. Marcado no corpo por anos de guerra e de cativeiro e no coração por um amor impossível que deixara em pleno mato angolano. Regressava para cumprir a promessa que fizera anos antes à sua noiva Amélia, que o julgara morto, e que, em sua memória, tinha enterrado um caixão sem corpo.”

A MINHA OPINIÃO:

Mais uma boa surpresa!... Li este livro numa tarde. Magalhães tem uma escrita simples e acessível e a história é muito cativante. António e Amélia sonham em casar e ser felizes mas, o sonho é desfeito pela Guerra Colonial. Ele parte para Angola e quando regressa já não é o mesmo. A guerra transforma as pessoas, aqueles que partem e aqueles que ficam... A mãe do soldado que vive na incerteza do regresso são do seu filho, a noiva que vive numa eterna saudade e o soldado que parte para uma terra distante para combater numa guerra que não é sua...

Para mim, foi uma leitura muito interessante. Tenho pai e tios que arriscaram as suas vidas além-mar logo, foi um livro que me tocou.

PS: Obrigada Segredo dos Livros!


6 comentários:

  1. Olá Jojo!

    Também tenho curiosidade por esta temática...e este parece-me ser um bom livro!

    bjinhs

    ResponderEliminar
  2. Nunca li nenhum livro deste tema, mas a minha mãe aprecia e vou-lhe mostrar. :D

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Olha um dos livros que tenho aqui na minha "pilha" por ler :)

    Gostei da tua opinião!

    Beijinhos ***

    ResponderEliminar
  4. Oi ^^ tem um selo para vc lá no blog...
    http://reflexoencantado.blogspot.com/2010/02/primeiros-selos.html

    Espero que goste.bjos

    ResponderEliminar
  5. Oi amiga,
    tem selinho pra vc no romances para viver
    passa la pra pegar!

    bjux

    ResponderEliminar
  6. e um dos que queria ler ainda este ano. vamos la ver se consigo, ja são tantos em fila de espera, que quase têm de pedir liçensa uns aos outros (lol). se gostaste deste exprimenta ler, a vida num sopro do jose rodrigues dos santos. (não sei se já leste?) é bastante agradavel tb. beijinhos jojo.

    ResponderEliminar