segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

A Pedra Abençoada de Barbara Wood



«A Pedra Abençoada nasceu para lá das estrelas, há inúmeros anos-luz. Teve origem numa explosão cataclísmica de proporções estelares que inundou o espaço de fragmentos cósmicos. Tal como um navio brilhante, o pedaço ardente de massa celeste navegou através do mar sideral, rugindo e sibilando pela noite escura, enquanto se lançava para a sua destruição inevitável num planeta jovem e selvagem.»
Muitos séculos depois, Alta encontra o fragmento na planície africana. O seu destino mudará para sempre, tal como o destino das gerações futuras. De Israel dos tempos bíblicos à Roma Imperial, da Inglaterra Medieval à Alemanha do século XV, das Caraíbas do século XVIII ao Faroeste, a história desta pedra abençoada e a dos seus diferentes donos percorre a História da Humanidade.
Através de diversos episódios e eras, a autora explora as traições e as obsessões do coração do homem e descreve uma busca pela essência humana. »

A MINHA OPINIÃO:

Pedra Abençoada é um livro composto por oito "livros".Oito histórias que daria outros livros se a autora os aprofundasse mais. Mas, todas têm algo que as une. A pedra azul. Passa de proprietário em proprietário e para cada um representa a fé, a esperança, o amor, a consciência, a sedução, a inteligência, o conforto... A habilidade com que Barbara Wood interliga os vários momentos da História da Humanidade é notável. Iniciei a minha viagem na Pré-História e terminei-a no século XXI. A pedra presencia acontecimentos marcantes na história do Homem como a criação da primeira aldeia sedentária ou o nascimento de uma nova religião. No fundo, o livro retrata a descoberta do Homem, a sua descoberta. É uma obra peculiar na medida em que todos os personagens vêem a pedra como um símbolo de mudança mas, na realidade quem está em metamorfose são eles e o mundo que os rodeia.

É uma proeza, o livro conseguir abranger tantos períodos significativos desta grande História. Existem algumas personagens mais apelativas que outras porém, a leitura nunca se tornou fatigante pelo contrário, foi muito deliciosa. Também acho que é complicado tecer uma opinião sobre este livro.É melhor vivenciá-lo!

4/7- BOM

PS: Obrigado Segredo dos Livros!

8 comentários:

  1. Olá. Ainda não tenho este livro mas estou ansiosa por lê-lo. Parece fantástico.

    ResponderEliminar
  2. Também quero ler este Jojo...

    bjinhs

    ResponderEliminar
  3. Ola Jojo !
    Quero ler estes e vou seguir o teu conselho acerca do Harry Potter :)

    Bejiinho

    ResponderEliminar
  4. Deixaste-me ainda mais curiosa com este livro!
    Faz parte da minha wishlist desde que saiu porque já li o anterior (A estrela da Babilónia) e achei-o fenomenal!
    No entanto o preço elevadíssimo faz-me pensar que ainda vai ficar muito tempo à espera para ser comprado. Pode ser que encontre em 2ª mão!

    Beijinhos e continuação deste cantinho tão acolhedor e interessante!

    ResponderEliminar
  5. Você gosta mesmo de livros historicos hem... rsr
    Estou na fase de terror, vampiro e fantasia agora =)

    Beijinhos querida ^.^
    O blog cada dia mais lindo, lay perfeito!!!

    Cel,
    www.umajanelasecreta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Acho a ideia do livro extremamente original! Até hoje nunca lhe tinha ligado muito, até porque a capa não é apelativa, mas tenho de olhar com outros olhos para ele. :)

    BoM Carnaval!

    ResponderEliminar
  7. Olá...

    Branca de neve,
    vale a pena ler este livro. É como se fosse um conjunto de lendas ligadas por um objecto comum, a pedra.

    B.
    espero que gostes dele. Uma boa leitura!

    Ines,
    acredita em mim, se leres o Harry Potter por ordem, não vais descansar enquanto não leres o próximo.

    Mariana,
    eu nunca tinha lido nada desta escritora mas fiquei fã. Vou ver se encontro o outro dela.
    Tens toda a razão quando dizes que os livros estão caríssimos. Eu ainda tenho alguma sorte porque quando quero ler um livro e não o posso adquirir, arranjo sempre alguém me empreste.

    Cel,
    agora estou numa fase de romances históricos nem sei bem porquê! Manias! Obrigada pelo elogio ao blog:D.

    tiago,
    Pedra Abençoada é um livro muito muito original. Nunca tinha lido nenhum livro escrito deste modo. A autora conta uma grande
    História ( a da Humanidade) através de pequenas histórias.É engraçado ver como os tempos mudam através do olhar das personagens.
    Tens razão quanto a capa, não é nada apelativa!

    Bjokas a todos!

    ResponderEliminar