quinta-feira, 1 de maio de 2014

O Oceano no Fim do Caminho de Neil Gaiman


Este livro é tanto um conto fantástico como um livro sobre a memória e o modo como ela nos afecta ao longo do tempo. A história é narrada por um adulto que, por ocasião de um funeral,  regressa ao local onde vivera na infância, numa zona rural de Inglaterra, e revive o tempo em que era um rapazinho de sete anos. As imagens que guardara dentro de si transfiguram-se na recordação de algo que teria acontecido naquele cenário, misturando imagens felizes com os seus medos mais profundos, quando um mineiro sul-africano rouba o Mini do pai do narrador e se suicida no banco de trás. Esta belíssima e inquietante fábula revela a singular capacidade de Neil Gaiman para recriar uma mitologia moderna. 

 A MINHA OPINIÃO:

Há livros que apesar de terem poucas páginas nos trazem uma imensidão de sentimentos e uma riqueza indescritível! Nesta categoria insere-se O Oceano no Fim do Caminho. Sempre me surpreendeu o modo como Neil Gaiman enlaça o ficcional com o real ao ponto de não haver distinção entre ambos. Aquele é o seu mundo, o nosso mundo e, por mais bizarro que soe um lago ser de facto, um oceano, nós acreditamos. Nunca sabemos o nome do protagonista mas isso, não impede a nossa ligação com ele e reconhecer a sua admiração por Lettie, a amiga que tem 11 anos há vários anos. 
É uma leitura fabulosa no verdadeiro sentido da palavra! A Terra poderia parar de girar e eu nunca o sentiria porque estava imersa nas suas páginas. Traz alegria, acaba com solidão e faz-nos temer pelos personagens como se fossem de carne e osso. E apesar de tudo ser estranho, tudo é belo! Remete-nos para infância onde o impossível era possível de alcançar. Gaiman é mestre a criar histórias raras onde se abrem portas no coração para outro mundo porém, nas suas fundações estão aquilo que nos torna humanos: o medo, o horror, a coragem, a amizade, o sacrifício, o amor e o sonhar além do que temos.
Com somente 200 páginas, O Oceano no Fim do Caminho é uma viagem memorável que me põe na rota de outros livros do autor.
Ele deixa-nos aquela sensação familiar de nostalgia pois, quando o acabamos queremos mais mesmo sabendo que, ele é perfeito assim mesmo! Adoraria reencontrar Lettie ou o pequeno rapazinho de sete anos feito homem todavia, conhecê-los já me trouxe muita felicidade...

6/7- EXCELENTE

9 comentários:

  1. Ainda não li nada deste autor, mas este ano queria ler o meu primeiro livro dele ... ainda não sei é qual escolher mas até tinha pensado neste. Gostei da tua review e do que li parece-me um livro muito interessante.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, aconselho-te este ou o Stardust :D

      beijinhos*

      Eliminar
    2. Obrigada, vou então ver entre os dois qual é que escolho para começar ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá amiga Jojo,

    É caso para dizer é Gaiman é bom, gosto deste escritor, embora só tenha lido um livro e tenha outro por ler, mas pelo que percebo é um escritor brilhante.

    Ora aqui fica registado, caso surga oportunidade para o ler ;)

    Bjs e viva o SLB :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha ;)
      Adoro Neil Gaiman :D Cada vez que leio um livro dele fico embevecida!

      E vivaaaaa ao nosso Glorioso!

      Eliminar
  3. Tenho bastante curiosidade no autor! :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar