sábado, 24 de maio de 2014

A Culpa é das Estrelas de John Green

Apesar do milagre da medicina que fez diminuir o tumor que a atacara há alguns anos, Hazel nunca tinha conhecido outra situação que não a de doente terminal, sendo o capítulo final da sua vida parte integrante do seu diagnóstico. Mas com a chegada repentina ao Grupo de Apoio dos Miúdos com Cancro de uma atraente reviravolta de seu nome Augustus Waters, a história de Hazel vê-se agora prestes a ser completamente rescrita.

PERSPICAZ, ARROJADO, IRREVERENTE E CRU, A Culpa é das Estrelas é a obra mais ambiciosa e comovente que o premiado autor John Green nos apresentou até hoje, explorando de maneira brilhante a aventura divertida, empolgante e trágica que é estar-se vivo e apaixonado.
 
A MINHA OPINIÃO:

A Culpa das Estrelas é um livro surpreendentemente leve para uma obra que aborda o amor entre dois adolescentes com cancro. Porém, esta leveza não pode e nem deve ser confundida com desleixo ou desrespeito. Pelo contrário, é sinónimo de vida! John Green tem aqui uma história de vida e não de morte. E é belo assistir à paixão de Hazel e Augustus! Hazel é adorável e os seus sonhos são tão legítimos quanto credíveis. Ela ainda tem aquele toque de irreverência característico da adolescência o que lhe confere realismo. Quanto a Augustus, ele é uma caixinha cheia de mistérios. Tem um je ne se quois de Shakespeare pois, os seus pensamentos e diálogos além de perspicazes são quase teatrais. Mas, após o conhecermos melhor percebemos que é mesmo da sua natureza muito suis generis e que faz parte do seu encanto. Além das personagens empáticas, a escrita de Green consegue ser cómica não dramatizando em demasia as situações. Há um grande sentido de equilíbrio e harmonia ao longo do livro sendo que, ele tão depressa nos leva ao riso quanto às lágrimas. É uma leitura empolgante embora seja muito juvenil, claramente direccionado para a faixa etária em questão. A escrita de Green reflecte essa imaturidade, não sendo ainda plena como convém à adolescência. Isso pode ser uma mais-valia ou uma desventura consoante o leitor.  Quem espera uma obra-prima com uma escrita enorme e cheia de requinte ficará desapontado. Todavia, quem não se importa com a simplicidade cheia de significado ficará feliz.
É um livro que aquece o coração e cujo final é algo inesperado mas que, fecha muito bem uma bonita história de vida. Não é deslumbrante não obstante, não deixa de ser encantador!

5/7- MUITO BOM

TRAILER DO FILME:

 

10 comentários:

  1. Quero muito ler este livro :) E depois de ouvir falar deste acabei por ler sinopses de outros livros do autor e adicionei uns quantos à minha to-read list :D

    Tomé,
    http://bloguinhasparadise.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tomé, eu também já adicionei alguns dele à minha wishlist.

      Eliminar
  2. Oh ainda bem que gostaste do livro.. eu também adorei.. :D
    Tenho muita curiosidade em ler mais coisas dele..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A culpa foi vossa!!! Fiquei tão curiosa que tive de o ler.
      Eu também quero ler mais dele.

      beijinhos Chris*

      Eliminar
  3. Apesar de ter sido uma boa leitura, não adorei tanto como acontece com a maioria dos seus leitores, mas também não é de um género para o qual esteja muito virado :/
    Mas não deixa, no entanto, de ser uma boa história de vida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose, eu também não lhe dou a nota máxima mas, tocou-me bastante.

      Eliminar
  4. Tenho alguma curiosidade em relação a este livro mas ainda não tive coragem de lhe pegar por receio de ficar dececionada. No entanto, as criticas são tão positivas que estou mesmo tentada a ler o livro ainda este ano.

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vás com muitas expectativas, deixa-te simplesmente levar pelo livro, Ana.

      beijinhos*

      Eliminar
  5. Ois Jojo,

    Mais uma opinião que vai ao encontro de que estou a perder uma boa leitura, a ver se leio :)

    Bjs

    ResponderEliminar