quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

O Anjo Mecânico- As Origens I de Cassandra Clare

A magia é perigosa, mas o amor é ainda mais perigoso.
Quando Tessa Gray, uma rapariga de dezasseis anos, atravessa o oceano para se reunir ao irmão, o seu destino é a Inglaterra do reinado da rainha Vitória e aventuras aterrorizadoras aguardam-na no Mundo-à-Parte de Londres, onde vampiros, bruxos e outras personagens sobrenaturais palmilham as ruas iluminadas a gás. Apenas os Caçadores de Sombras, guerreiros que se dedicam a livrar o mundo de demónios, conseguem manter a ordem no caos.
Raptada pelas misteriosas Irmãs Escuras, membros de uma organização secreta chamada Clube Pandemonium, Tessa depressa fica a saber que também pertence ao Mundo-à-Parte e que possui uma habilidade rara: o poder de se transformar, quando quer, noutra pessoa. Além disso, o Magister, a figura misteriosa que dirige o clube, tudo fará para reclamar o poder de Tessa para si.
Sem amigos e perseguida, Tessa refugia-se junto dos Caçadores de Sombras do Instituto de Londres, que juram encontrar-lhe o irmão se usar o seu poder para os ajudar. Em breve se sente fascinada, e dividida, entre dois amigos: James, cuja beleza frágil esconde um segredo mortal, e Will, um rapaz de olhos azuis, cujo humor cáustico e temperamento volúvel mantêm toda a gente da sua vida à distância… ou seja, toda a gente menos Tessa. À medida que a investigação os vai arrastando para o âmago de uma conspiração tenebrosa que ameaça destruir os Caçadores de Sombras, Tessa percebe que poderá ter de escolher entre salvar o irmão e ajudar os seus novos amigos a salvar o mundo… e que o amor pode ser a magia mais perigosa de todas.

A MINHA OPINIÃO:

O Anjo Mecânico é arrebatador! Nunca entrará para os anais do Prémio Nobel nem nunca será o pináculo de uma escrita densa e complexa porém, é electrizante! Cassandra Clare sempre teve esta aptidão: a de tornar a história tão avassaladora que é um prazer virar as páginas atrás umas das outras! A Londres vitoriana, local de eleição para acção, é intensamente sombria e inacreditavelmente atraente. James, Tessa e Will, os protagonistas, vagueiam por esta cidade embarrando com criaturas do Mundo-à-Parte e humanos de carácter duvidoso. Formam um triângulo amoroso típico deste género de literatura porém, são muito atípicos na sua vulgaridade. Não há nada de previsível na relação dos três. James e Will são completamente o oposto de um do outro contudo, são irmãos de coração. Há claramente muito afecto fraternal entre ambos embora, Will tente esconder tudo o que seja sentimentos debaixo uma muralha que ele próprio ergueu. Tem um humor sarcástico delicioso e, é daqueles personagens que nos incitam a ler mais e mais porque atrás da sua sombra se escondem milhares de segredos prestes a ser desvendados. James é uma alma mais gentil, mais sereno e um contraste perfeito para impetuosidade de Will. Tessa é uma heroína acidental todavia, não é fraca ou insonsa. Ela também possui mistérios desconhecidos na sua árvore genealógica e vai crescendo ao longo das páginas tornando-se mais independente e determinada. Não obstante, a atenção dada a Will, Tessa e James não é sinónimo de personagens secundárias negligenciadas. Pelo contrário, Charlotte e o seu hilariante marido, inventor desastrado e génio incompreendido, Sophie e Thomas são exemplos fantásticos! Claro que Magnus é um bruxo sempre muito bem-vindo! E faz a ligação com a saga cronologicamente posterior.
A escritora recria mais uma vez a sua mitologia muito própria com vampiros, anjos, bruxos e humanos a viver sob regras muito frágeis. E ainda há tudo o que não é nem do Inferno nem do Céu...
O Anjo Mecânico peca só por algumas semelhanças a nível da construção das personagens relativamente a trilogia dos Instrumentos Mortais. Se lesse só livros de Clare sem outras leituras permeio era bem capaz de encontrar um padrão.
O maior trunfo da escritora continua a ser o mundo que criou cheio de revelações, reviravoltas bombásticas e acção quase ininterrupta que favorecem uma leitura rápida e muito absorvente!

5/7- MUITO BOM

14 comentários:

  1. Olá :)
    Gostei muito da tua review! Tenho os dois primeiros livros da saga "Caçadores de Sombras" para ler mas estou na dúvida entre ler primeiro esta trilogia e só depois avançar para os outros. Que me diz?

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliana :D
      Obrigada! Eu li Os Caçadores de Sombras primeiro e não me arrependo. As duas sagas apesar de terem algumas ligações podem ler-se em separado.
      Só aconselho a fazer uma pausa entre ambas para que as leituras não percam o encanto.:)

      beijinho e boas leituras*

      Eliminar
    2. Obrigada Jojo!
      Acho que vou seguir o seu conselho :b Beijinhos

      Eliminar
  2. Respostas
    1. eu queroooo os seguintes da saga Cata! ;)
      Oh não! lá se vai a minha poupança:p... ( resiste Jo, resiste!)

      Beijinho*

      Eliminar
  3. Olá Jojo

    Por acaso já a Maria Rita adora estes livros, tenho que ver se arranjo forma de os ler, mau mau tanta coisa que quero ler lol.

    Está visto que a Planeta publica boas coisas, pois é tambem quem publica a Juliet Marillier :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiacha, também me queixo de ter tanta coisa para querer ler!:p
      Eu por acaso, ainda não li nada da Juliet Marillier publicado pela Planeta.:(

      Beijinhos*

      Eliminar
  4. Olá =D

    Excelente review de um excelente livro. É um grande começo para a trilogia. Ando a ler a saga da Clary e não estou a gostar tanto como gostei da trilogia. Também é bom, mas as personagens não são aquele maravilhoso entrelaçar de características que aconteceu nesta trilogia. Também ainda só vou no segundo, por isso ainda pode melhorar!

    Entre o Jem e Will, qual é o melhor? =P

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria :)
      Eu li primeiro a da Clary mas já tem uns dois anitos. Talvez por isso, estou adorar esta! Acho que se lê-se as sagas seguidas ia-me decepcionar um bocadinho.

      Entre o Will e o Jem? Hummm prefiro o Will, gosto do humor cáustico dele. Mas também gosto muito do Jem. Digamos que não me importava de ser a Tessa...:p

      Beijinho*

      Eliminar
  5. Olá :)

    Li A Cidade dos Ossos e não fiquei particularmente fã, nem sequer fiquei com curiosidade de ler o resto da série, mas tenho alguma curiosidade em relação a Anjo Mecânico. Gostei d tua review e fiquei com alguma vontade d elhe pegar em breve :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      eu acho que vou gostar mais desta série de que A Cidade dos Ossos. Tem a haver com época. A idade vitoriana interessa.me particularmente.

      Beijinhos*

      Eliminar
    2. Já não és a primeira pessoa que diz que gosta mais desta série do que da principal. Acho que vou apostar no Anjo Mecãnico ;)

      Bjs

      Eliminar
  6. Não fiquei tão entusiasmada como tu, confesso que este primeiro volume deixou-me algumas reservas, principalmente a nível dos protagonistas Will e Tessa que não me cativaram :/

    Mas gostei do ambiente vitoriano e steampunk por isso acho que vou continuar esta trilogia, mas sem pressas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mónica;)
      Eu gostei muito como podes ver pela opinião. Mas a verdade é que não li nada da Clare há alguns anos e já estava com saudades.

      Bjinhos*

      Eliminar