quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Balanço e Top Leituras 2012


(cartoon daqui)

Há anos pacíficos e anos atribulados e 2012 foi, sem dúvida, uma bela e estranha viagem que não findou no dia 21 de Dezembro ( obrigada!)... finalmente, ouviram-se vozes da razão afirmando que se calhar os pobres Maias tinham chegado ao fim da pedra e não havia mais espaço onde escrever. Sem espaço de manobra está o Zé! Ó Povinho ainda não é desta! É melhor pedires conselhos aos paupérrimos pensionistas  de 10.000 € que, coitados vivem aflitos nas suas mansões. Ou então, segue o exemplo de içar ao contrário e tenta fazê-lo ao sr.político. Pode ser que caiam moedas ou se tiveres sorte, um subsídio! Realmente, há muitos artistas por aí. Contudo, esses dão má fama ao nome. O Artista, o verdadeiro, teve mais sorte que tu, Zé. Mesmo mudo, convenceu o Oscar a vir com ele. Não são moedas mas, sempre é dourado e faz companhia ao Uggie. Tu também tens um cão, Zé. E se ficares ainda mais depenado, lembra-te que ele é fiel, incorruptível e generoso. Não tem pedigree e é económico, não se importa de comer ração de marca branca. Podes tentar a emigração... Para onde, perguntas tu? Para a Alemanha? Não te aconselho, ainda desenvolves uma Merkellite e ficas a falar parvoíces como crise, recessão e a idolatrar a Troika.  A França parece-me simpática... Espera não vás. O presidente chama-se Hollande. Não, não é Holanda. Estás a ver, a confusão começa já aqui. Imagina o que aconteceria se fosses lá bater. Já sei, Reino Unido: Jogos Olímpicos, Jubileu da Rainha ( grande concerto by the way), a gravidez da princesa, eis uma nação que sabe meter golos. Tem um grande problema: chove a cântaros! Um lugar soalheiro era perfeito. A Itália? A Grécia? A Espanha? Não, não e não. Estão infectados. Têm Merkellite. Olha é melhor apanhares o táxi da sonda Curiosity para Marte. Os marcianos além de inexistentes, são mais honestos. 

TOP DE LEITURAS 2012:

O ano de 2012 foi um ano de conquistas pessoais. É impressionante o quão crescemos no ano. Mas, no fim do ano perdi um dos meus melhores amigos, o meu cão Snoopy. Muitos podem achar estranho e até estúpido eu referir isto porém, ele era família. Estava comigo há 16 anos. :(

As minhas 38 leituras (1 foi uma releitura)  foram escassas comparadas a outros anos em que já li 100 ou mais. A faculdade rouba-me imenso tempo. Estou agora no 5º ano de Medicina e estou muito orgulhosa de ainda conseguir  arranjar um espaço para as minhas leituras. Em 2012, tive uma propensão para calhamaços como verão a seguir. Sem ordem de preferências, aqui estão os meus favoritos.

 Um Conto de Natal de Charles Dickens

 A Canção de Tróia de Colleen McCullough
 Lisboa Triunfante de David Soares

 O Jogo do Anjo de Carlos Ruiz Záfon
Os Apanhadores de Conchas de Rosamunde Pilcher
 Kafka à Beira-Mar de Haruki Murakami
A História Interminável de Michael Ende
 Os Pilares da Terra de Ken Follet
 As Horas Distantes de Kate Morton
 E Tudo o Vento Levou de Margaret Mitchell

 As Crónicas de Gelo e de Fogo de George R.R. Martin
 O Leão Escarlate de Elizabeth Chadwick
 A Dama das Camélias de Alexandre Dumas, Filho
 O Hobbit de J.R.R Tolkien

Em 2012, inaugurei uma nova rubrica no blogue, Devaneios à Solta em que tiro uma fotografia do livro algures e faço corresponder um frase ou paragráfo. Em 2013, vou abrir os Devaneios do/a Convidado/a. Estejam atentos às novidades!

Feliz Ano Novo, meus amores!

16 comentários:

  1. E eu vou estar cá para assistir a essas novidades todas :))

    Lamento pelo teu cãozinho Jojo.. Sei que são bons companheiros!

    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sofia:)
      Ainda tenho outros amiguinhos de quatro patas mas, não é bem a mesma coisa.

      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Espero que este 2013, seja um excelente ano para ti!
    Temos realmente muito em comum a nível de leituras. Que delícia de livrinhos em 2012.
    O meus olhos fixaram-se especialmente em "A canção de Troia" que lerei um dia. Colleen McCullough conseguiu ser para a mim a autora do ano com "O Toque de mIdas" creio que concordas?
    Também fiz a viagem na "Trilogia Millenium" e como sabes adorei. Aliás estes três livrinhos que compõem a saga ficaram-se pelo segundo lugar no meu top 10. (depois passas pelo página, para veres os outros.)
    Adorei o texto inicial, principalmente a parte em que acabou a pedra para escrever aos coitados dos Maias. LOL
    Boas Leituras Jojo, e que o teu Novo ano te dê o que mais precisares.
    Beijinhos. Nuno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno:)
      Claro que concordo com o Toque de Midas e espero que leias A Canção de Tróia que é brutal!
      Já espreitei as tuas opiniões sobre a trilogia Millennium e quero muito ler os seguintes.
      Obrigada e Feliz Ano Novo.

      Beijinhos*

      Eliminar
  3. Adorei o texto inicial, uma excelente caracterização da realidade atual…
    Lamento imenso pelo teu cão, não acho nada estranho ou estúpido, percebo perfeitamente que seja uma perda enorme :S Também tenho um cão, o Simba, com 11 anos e faz parte da família, não sei o que faria sem ele!
    Da tua lista de preferências, partilho a mesma opinião sobre “Os Pilares da Terra”, “As Crónicas de Gelo e Fogo”, e “Os Homens Que Odeiam as Mulheres” – são excelentes livros!
    Fico à espera dessas novidades :D

    Feliz Ano Novo e boas leituras para 2013!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mónica. O ano passado fiz um texto semelhante e este ano apeteceu continuar a tradição.
      Simba? É um nome tão giro. São mesmo parte da família, eu ainda a minha Preta, o meu Toi, o meu Tejo e o meu Max mas, o meu Snoopy estava connosco há mais tempo.

      Beijinhos e Feliz Ano Novo!

      Eliminar
  4. Olá Joana :)
    Gosto da tua lista! Desses que falas ainda só li As horas distantes e tb adorei. Tenho para ler:
    Um conto de natal
    A canção de troia
    O jogo do anjo
    Os apanhadores de conchas
    O hobbit
    Os homens que odeiam as mulheres

    Não tenho mas adorava ter:
    E tudo o vento levou (são dois volumes? Não fazia ideia!)
    As Memórias de Cleópatra
    O leão escarlate
    A dama das camélias

    Beijinhos e boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra:)
      Ainda não consigo publicar no Mil Estrelas:(.
      Ai tem de ler todos os que tens são muito bons.

      Os que não tens, já sabes que se quiseres emprestado, é só dizer. E Tudo o Vento levou da minha edição são dois volumes mas, há edições de um só.

      Beijinhos*

      Eliminar
  5. :) Jojo, fico feliz pelas escolhas. São todos literatura de qualidade. Já sei que este ano tens uma listinha bem recheada... quero ver qual vai ser o topo no final de 2013... :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá meu irmão equivalente:)!
      Claro que tenho a listinha recheada para 2013. Tu já me conheces :p

      Eliminar
  6. Adorei o blog, que dinâmico! Vou seguir! *

    ResponderEliminar
  7. Tens aqui um belo top. Grandes leituras!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. "Um Conto de Natal" foi, infelizmente, um livro que não gostei mesmo nada mas é bom saber que outras pessoas gostaram pois, apesar de tudo, consegui ver as mensagens que trazia.
    Tens aí muitos livros que quero ler e autores que quero explorar. David Soares é um autor português que quero começar a ler, principalmente porque ouvi muito boas críticas. Haruki Murakami é outro pois ouvi dizer que ele era um excelente contador de histórias e ando há muito tempo à espera para ler o livro "1Q84". Alexandre Dumas é um autor de clássicos e uma das minhas resoluções deste ano é ler mais clássicos por isso é muito provável que vá parar às minhas estantes e, para além do mais, é o autor do famoso "Conde de Monte Cristo" que, apesar de enorme, ouvi dizer que era fantástico.
    "O Hobbit" de J.R.R. Tolkien já o li mas infelizmente não gostei muito. Esteve quase no meu top mas quando comparado com outras leituras minhas, não achei que conseguisse chegar lá. Mesmo assim ainda gostei, infelizmente a escrita é que estraga o resto, pelo menos para mim...
    Vou, sem dúvida, tentar ler Ken Follet (se calhar a trilogia "O Século") e vou ver se me lanço nos livros de Carlos Ruiz Záfon porque, pelos vistos, sou o único que ainda não leu xD
    Estou agora a ler "O Festim dos Corvos" e apesar de ainda não ter acabado, posso dizer que já estou a gostar bastante apesar de muitos dizerem que estes 4 últimos livros serem os piores. Fico contente por ver mais alguém que gostou tanto deles como eu.
    Em suma, um grande top, cheio de livros que, sem dúvida, vou tentar ler em 2013 :)

    ResponderEliminar