domingo, 21 de outubro de 2012

O Leão Escarlate de Elizabeth Chadwick

Amor, traição, vingança. O novo livro da romancista histórica mais vendida em Inglaterra. 

A coragem e lealdade de William Marshall como cavaleiro ao serviço da casa real inglesa foram recompensadas com a sua união a Isabelle de Clare, uma rica herdeira de propriedades na Inglaterra, Normandia e Irlanda. Mas a segurança e felicidade do casal são destruídas quando o rei Ricardo morre e é sucedido pelo irmão João, que toma os filhos de Marshal como reféns e apropria-se das suas terras. O conflito entre os que permanecem leais e os que se irão revoltar contra as injustiças ameaça destruir o casamento de William e Isabelle e arruinar as suas vidas. William terá que optar por um caminho desesperado que o poderá levar à governação do reino. E Isabelle, receando pelo homem que é a luz da sua vida, terá que se preparar para enfrentar o que o futuro lhes reserva.

A MINHA OPINIÃO:

O Leão Escarlate é o segundo volume de Elizabeth Chadwick sobre William Marshall, figura histórica de vulto do fim do século XII e início do século XIII. O primeiro volume não está publicado em Portugal com muita pena minha porque a julgar pela grande qualidade de O Leão Escarlate merece ser lido. Marshall conviveu com Ricardo I de Inglaterra, o célebre Coração de Leão e o seu não menos famoso irmão, João sem terra. A escritora é hábil em romancear a vida daquele que foi considerado um dos melhores cavaleiros na história de Inglaterra. A maioria dos grandes acontecimentos são verídicos como o desaparecimento misterioso do príncipe Artur ou a divisão dos barões no apoio à coroação de João porém, Elizabeth Chadwick não é uma historiadora aborrecida. Pelo contrário, tem uma escrita entusiasta apesar das longas descrições que usa para contextualizar o leitor. Estas essenciais para nos orientar! São um mapa de genealogia e uma visão minuciosa da corte e do quotidiano daqueles tempos tão distintos dos nossos. O papel da mulher também é escrutinado e são estabelecidas comparações lisonjeadoras ou pejorativas consoante o casal em questão. Isabelle de Clare, mulher de Marshall é uma mulher forte, determinada e é ouvida pelo marido que não a rebaixa ou a menoriza. A relação dos protagonistas é de grande cumplicidade e de grande compreensão o que não impede que ela discorde dele e vice-versa. Contudo, eles contrastam com a maioria dos casamentos de conveniência da corte em que a mulher era uma mera moeda de troca. A história expande-se por várias décadas e William Marshall é uma personagem apaixonante. É homem de honra, dedicado à família e à nação e um brilhante estratega militar e sagaz conhecedor da corte. Porém, também é marido, pai e responsável pelos inúmeros habitantes das suas terras. A maneira como ele joga politicamente sem macular a sua dignidade é algo de extraordinário! Claro que Isabelle também é uma grande mulher e de grande carácter  o que dá um tom de harmonia à relação mas também ao livro. Se Marshall impressiona pela sua determinação e lealdade aos seus princípios, o que dizer de João, irmão de Ricardo? Sempre foi uma figura controversa e mal-amada na literatura e no imaginário popular como podemos a atestar nas histórias de Robin dos Bosques ou de Ivanhoe todavia, Elizabeth Chadwick dá-lhe uma nova roupagem. Não encaixa na categoria de "bom da fita" contudo, não é tão irracionalmente cruel como o pintam. Sim, é impiedoso e muitas vezes, terrível mas, os seus actos são justificáveis ou pelo menos compreensíveis porque a escritora dá-nos a documentação suficiente para os entender. A sua insanidade e paranóia não têm moral porém, têm causa. Elizabeth Chadwich constrói um livro de ficção histórica verdadeiramente delicioso de se ler e em certa medida, enriquecedor para quem não conhece esta época conturbada.

5/7-MUITO BOM

11 comentários:

  1. Nunca gostei muito de romances históricos, mas esta escritora assim como Emma Wildes, sempre me despertaram a curiosidade. E depois de uma tão boa opinião como esta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina:)
      Este é bem diferente dos livros da Emma Wildes. Os das Emma são mais "light" são o que chamo romance de época. Este é mesmo u romance histórico em todo o sentido da palavra.

      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Eu adoro romances históricos. Fiquei bastante interessada nesse. Vou procurar. :)
    Ótima dica.

    ResponderEliminar
  3. olá Jojo,

    Encaixa e bem nos livros que gosto, parece interessante.

    PS: Adorei o Ivanhoe, excelente livro ;)

    BJS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha:)

      Acho que ias gostar bastante. Tenho o Ivanhoe na estante. Vou lê-lo em breve.

      Beijinho*

      Eliminar
  4. Desta autora já li "Sombras e Fortalezas" e adorei! E depois desta excelente opinião ainda tenho mais vontade de ler este ;)

    [O meu blog: http://howtoliveathousandlives.blogspot.pt/]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mónica!
      Bem-vinda... Também tenho imensa curiosidade em relação a Sombras e Fortalezas. Será a minha próxima leitura dela.

      Beijinhos*

      Eliminar
  5. Eu adoro romances históricos, mas nunca tinha ouvido falar deste. Pelo que percebi, adoraste. Obrigada por partilhares :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. addle, sempre às ordens!;) Gostei mesmo muito. Tenho pena que a autora seja pouco publicitada por cá.

      Eliminar
  6. Olá Jojo. :)

    Tenho muita curiosidade com esta escritora, especialmente com este livro em específico. Ao ler a tua opinião, sinto que tenho de tentar ler algo seu num futuro próximo.

    Deixei um selo para ti no meu blogue. :)

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar