terça-feira, 13 de setembro de 2011

Os Pássaros da Morte de Mo Hayder

"No seu primeiro caso como investigador principal na Brigada Anti-Crime de Londres, o jovem detective Jack Caffery depara-se com um caso de um serial killer em ascenção. A descoberta do corpo de uma jovem mulher numa lixeira próxima do Millennium Dome de Greenwich abre as portas a estes sórdidos crimes. Um a um, são descobertos mais quatro corpos a apenas a alguns passos do primeiro. Cinco cadáveres, todos jovens mulheres brutalmente assassinadas de forma ritualistíca e estranhamente precisa. Para além da autópsia ter revelado que todas as jovens eram prostitutas, e a todas elas tinham sido injectado uma dose letal de heroína, directamente na base do crânio, e após falecimento tinham sido violadas. Como se não bastasse, descobriu-se mais um aspecto, o mais macabro de todos, que indica um único criminoso: na caixa torácica encontrava-se, no lugar do coração, um pássaro vivo. Usando todas as armas de que a ciência forense dispõe, Caffery e a sua brigada anti-crime travam uma luta contra o tempo, antes que o “Violador do Millennium” ataque de novo... "

A MINHA OPINIÃO:

Pássaros da Morte é um livro brutal em todos os sentidos! A crueldade dos homicídios descritos é inquietante e perturbadora! Mo Hayder não se coíbe nos detalhes macabros e nos pormenores mórbidos que me impressionaram vivamente e eu não sou uma pessoa facilmente impressionável. Este policial deixou-me estupefacta e ansiosa pelo desenlace. Jack Caffery, o protagonista, é um detective profissionalmente eficiente mas, marcado pela perda e pela vida socialmente disfuncional, fruto da sua incapacidade de enterrar o passado e seguir em frente. Jack é uma alma torturada pelo desaparecimento do seu irmão Ewan. O seu irmão mais novo é um fantasma que o agarra, impedindo-o de voar mais alto. O jovem detective é uma personagem cativante e os seus problemas fizeram com que me compadecesse ainda mais dele, o que aumentou a minha velocidade de leitura. Apesar dos seus crimes violentos e arrepiantes, é um livro compulsivo e viciante. Foi o meu regresso ao policial e não podia ter sido melhor... Mo Hayder é brilhante na construção desta história e o leitor entra na mente do polícia, da vítima e do assassino. O suspense é mantido até ao fim e, embora tenha desconfiado a certa altura de quem seria o assassino,o Homem dos Pássaros, isto não diminuiu a minha ansiedade e continuei a virar as páginas freneticamente. É crucial descobrir quem é o perpetuador dos homicídios porém, para conhecermos a sua identidade é necessário entender as suas motivações, por mais horrendas que estas sejam. Jack Caffery é inteligente e intuitivo e é com ele que partilhamos a investigação. Mas será ele capaz de travar o serial-killer? O final é irrespirável e os duelos entre o assassino e a justiça são angustiantes e surpreendentes. Fiquei chocada, boquiaberta e cheguei a reler algumas linhas só para verificar se tinha lido bem. É um livro intenso que pode ser demasiado forte para alguns paladares... Todavia, foi uma leitura verdadeiramente marcante e um regresso fantástico a um género que andava um pouco esquecido por estes lados!


6/7- EXCELENTE

12 comentários:

  1. A Jojo tinha necessidade de revelar quem era o assassino?
    A partir deste momento vou deixar de consultar o seu blog, o que é uma pena porque até escreve bem.
    Fazer uma crítica a um livro é uma arte, porque é necessário despertar a vontade de ler e a Jojo tira toda a vontade quando revela quem é o assassino num policial. É por isto que eu adoro a Célia da Estante de livros.
    Teresa Proença

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é verdade que a Jojo tenha desvirtuado a obra-prima de Mo Hayder, tal como ela explica na resposta ao seu maléfico comentário. O menos que pode fazer é pedir, cerimoniosamente, desculpa.
      Helena

      Eliminar
  2. Desculpe, mas em momento algum revelo a identidade do assassino. Apenas refiro que ele é o Homem dos Pássaros que é como os investigadores o chamam e digo que desconfio da sua identidade, não mais do que isso.

    ResponderEliminar
  3. Jojo não te preocupes que não revelas a identidade na tua opinião :)
    Para quem não leu o livro o assassino é retratado ao longo do livro como "O homem dos pássaros", mas com este nome não se revela a sua identidade!
    Deviam ler com mais atenção a opinião :p

    ResponderEliminar
  4. Também estou à espera do meu... com o teu comentário apetece ir a correr ler!! LOL
    Eu sou uma invejosa, apetece-me ler tudo o que vocês comentam!:)

    ResponderEliminar
  5. Esse 1º comentário... é para comentar?... Só lê o teu blog quem quer! Eu não me arrependo nada de cá vir!!

    ResponderEliminar
  6. Gosto imenso de Mo Hayder. Tens de ler Tóquio, o primeiro que li dela e que é fortíssimo. Acho que é das únicas, senão a única, que me consegue manter interessada em policiais. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim a Patricia Cornwel também é muito boa, mas a Mo Hayder supera-a.
      Há ainda uma autora da qual não recordo o nome :(, que escreve em castelhanos, muito interessante.

      Eliminar
  7. Eu sou a do 1º comentário:
    Jojo: Estou esclarecida e peço-lhe muita desculpa. Como não li o livro, quando a Jojo refere o Homem dos Pássaros como o assassino supus que se estava a referir a uma personagem, daí o meu comentário. Mas pela sua explicação, pareceu-me que a Jojo entendeu isso mesmo.
    Vou comprar o livro, e prometo-lhe que não voltarei a fazer qualquer comentário no seu blog para não irritar a Sandra e a Ash.

    Sandra: Eu li com muita atenção a opinião, não li foi o livro.

    Teresa Proença

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fez muito bem, Teresa.
      Agora prepare-se para uma escrita horrorosamente bela.

      Eliminar
  8. Olá Jojo!

    Comprei este livro devido às opiniões fantásticas que tenho acompanhado pelo goodreads e adorei a tua opinião. Graças a ela ainda fiquei mais ansiosa de o ler. Sem dúvida, que irá subir na minha lista de livros por ler. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Sandra,
    Eu li este livro porque me disseste muito bem dele. E ainda bem, adorei!!!

    Ash,
    também sofro da mesma doença. Leio críticas fabulosas e depois quero ler tudo:)
    Ash, vem cá quem quer:) e fico contente por cá vires.

    N. Martins,
    Obrigada pela sugestão. É uma escritora que retendo seguir.

    Teresa Proença ( Anónimo),
    Ficou tudo esclarecido e desejo-lhe uma boa leitura!

    Rita,
    eu aproveitei a promoção Marés Vivas para o adquirir.Obrigada por gostares da opinião e se gostas de policiais vais gostar imenso.

    ResponderEliminar