terça-feira, 20 de setembro de 2011

O Segredo da Casa de Riverton de Kate Morton

Como sobrevivem os que presenciam a tragédia?

Verão de 1924

Na noite de um glamoroso evento social, um jovem poeta perde a vida junto ao lago de uma grande casa de campo inglesa. Depois desse trágico acontecimento, as suas únicas testemunhas, as irmãs Hannah e Emmeline Hartford, jamais se voltariam a falar.

Inverno de 1999

Grace Bradley, de noventa e oito anos de idade, antiga empregada da casa de Riverton, recebe a visita de uma jovem realizadora que pretende fazer um filme sobre a morte trágica do poeta.Memórias antigas e fantasmas adormecidos, há muito remetidos para o esquecimento, começam a ser reavivados. Um segredo chocante ameaça ser revelado, algo que o tempo parece ter apagado mas que Grace tem bem presente.Passado numa Inglaterra destroçada pela primeira guerra e rendida aos loucos anos 20, O Segredo da Casa de Riverton é um romance misterioso e uma emocionante história de amor. 

A MINHA OPINIÃO: 

Simplesmente perfeito! Após este livro, Kate Morton cimentou o seu lugar como uma das minhas escritoras favoritas. O Jardim dos Segredos foi uma das minhas melhores leituras o ano passado e, desejei tanto que O Segredo da Casa de Riverton ocupasse uma posição semelhante este ano que, receei a desilusão. Todavia o meu medo era infundado. A escritora constrói mais uma história fabulosa tendo como narradora, Grace. A nonagenária é uma personagem fantástica e através da sua narrativa conheci Hannah, Emmeline, David, Robbie e Frederick. A magia miraculosa de Kate Morton está em intercalar o passado com o presente e a deixar-nos a suspirar por mais. Cada capítulo era sinónimo de uma nova descoberta e cada página era um novo começo! À medida que a leitura avançava: revivi sonhos, deliciei-me com a habilidade da escritora em introduzir História na história e surpreendi-me com a revelação valiosa de segredos. É um livro tão belo! Vive das suas personagens genuínas e maravilhosas! Hannah é uma mulher determinada, apaixonada pela vida e aventureira contudo, no princípio do século XX, a sua vibrante personalidade é um empecilho para sociedade. Emmeline é doce, deseja o amor e procura encaixar num grupo pois, só assim consegue ser feliz. Duas irmãs, tão diferentes e tão fascinantes! David, o seu irmão mais velho é responsável e corajoso mas, a Guerra irá mudar a sua vida, tal como a de muitos jovens como Robbie e Alfred. O seu patriotismo e a sede de afirmar a sua coragem perante o mundo não os prepararam de maneira nenhuma para os horrores da guerra. Os que ficam para detrás também sofrem com a sua ausência: o pai que teme pela vida dos filhos, a mulher que aguarda o regresso do marido e os filhos que, provavelmente, não chegaram a conhecer os pais. Kate Morton é fenomenal e de uma premissa simples cria uma obra magnífica que abrange todo o século XX,as duas grandes guerras e a consequente revolução social. É livro tão marcante que é difícil encontrar palavras para descrevê-lo! Se o tivesse de reduzir a uma única palavra diria segredo ( "full of secrets"!).Os segredos são os verdadeiros protagonistas. Eles conduzem a história e a sua força é tanta que atrai a tragédia e a alegria. E, apesar de haver um tom de fatalidade na história fica sempre no ar um aroma a esperança... É como se o livro ganhasse vida e vivêssemos as vicissitudes e as paixões das personagens como se fossem nossas! Uma leitura estupenda que me perseguiu mesmo depois de fechar o livro!:)...

6/7-EXCELENTE

9 comentários:

  1. Tenho este livro na prateleira. Nunca li nada desta autora mas fiquei muito curiosa com o teu comentário. Talvez antecipe a sua leitura.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Comecei ontem "O jardim dos segredos", lidas 100pg estou a gostar muito! A culpa é tua...falaste tão bem dele que tive que ir a "correr" ler! he he he

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Landa,
    se gostas de livros cheios de segredos, então vais gostar deste!

    Ash,
    boa leitura!:) Se leste 100 páginas no dia é muito bom sinal!

    ResponderEliminar
  4. Depois de ler a tua opinião, tenho mesmo de ler este livro... Já tinha ouvido coisas boas dele, mas deixaste-me ainda mais curiosa. :D

    Beijinhos e boas leituras. :)

    ResponderEliminar
  5. Rita,
    eu fiquei fã da autora. Mal posso esperar pela tradução do seguinte dela:)

    Bjinho*

    ResponderEliminar
  6. Um livro com uma história surpreendente! Quando o recebi num natal, nunca esperei que fosse encontrar um livro tão extraordinário.

    ResponderEliminar
  7. Tenho o "Jardim de Segredos" para ler e já andei a namorar este. Ai,ai :P

    ResponderEliminar
  8. Já ando a tentar ler este livro há algum tempo, principalmente porque foi a minha mãe quem mó ofereceu. Ainda não desisti, mas confesso que não tem sido fácil. Vou tentar mais algumas vezes. A propósito, a ultima coisa que me lembro é de um rapariga ir a um lar de idosos ou algo do género. Não me esqueci do livro, mas ainda não me de para o continuar, talvez com opiniões como esta, eu consiga reacender a curiosidade.

    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Estou a adorar! Não consigo parar de ler o livrinho! :)

    ResponderEliminar