quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Inkheart- Coração de Tinta de Cornelia Funke

Meggie é uma grande apreciadora de histórias e adoraria que o pai lesse em voz alta para ela. Mas ele não o faz há muitos anos, desde que a mãe desapareceu misteriosamente. O pai possui um dom especial: quando lê um livro em voz alta, as palavras ganham vida na sua boca e coisas e personagens das histórias saltam do livro para o mundo real. O pior é que quando algo salta cá para fora, alguém ou alguma coisa deste mundo entra para dentro do livro... A partir daí, sucede-se um sem-fim de desconcertantes aventuras, mistérios e muito suspense... Cornelia Funke escreve com mestria, fazendo o leitor sentir que está dentro da história. Talvez ela também tenha o dom... O filme baseado neste livro teve estreia mundial em 2009.
A MINHA OPINIÃO:

Inkheart- Coração de Tinta é um livro trepidante, pujante de adrenalina e acção! Cornelia Funke é uma escritora fluída e de grande imaginação. A história gira em torno de Meggie e de seu pai Mortimer que adoram ler, livros e embrenhar-se no mundo fantástico que estes revelam. O seu amor por estes pequenos grandes objectos é-me familiar porque eu também sou uma amante de livros. Aliás, designá-los por objectos é ridicularizá-los. Eles são muito mais do que isso! Um livro é uma porta para outro mundo, um barco para navegar em mar desconhecido ou apetecido ou uma magnífica viagem ao passado... As descrições deste livro, em particular, são deliciosas. Quem não gostaria de viver numa casa recheada por livros? Elinor, a tia da mãe de Meggie é aficionada e colecciona exemplares únicos e peculiares. A sua mansão é um paraíso porque alberga milhares destes pequenos amigos. Encontrar nas personagens uma paixão que tão bem conheço foi um grande passo para gostar deste Coração de Tinta. Apesar de ser um livro mais juvenil, é bastante cativante e coloca questões tentadoras para quem é viciado em histórias. Já imaginaram se as personagens  que adoramos transpusessem as páginas? Há umas que é melhor ficarem lá. Eu não gostaria nada de ter um Gollum empoleirado na minha janela a gritar: "My Precious!" ou um Voldemort debaixo da minha cama! Mortimer tem este dom: lê em voz alta e elas aparecem no mundo real. Em contrapartida, o livro exige algo de volta. Mas, ter personagens à solta não é tão idílico como parece. Será que elas gostariam de deixar o seu mundo para trás?Ou criariam um novo mundo? Cornelia Funke brinca com leitor apresentando-lhe esta ideia irresistível porém, perigosa. Tanta vivacidade e paixão torna este livro verdadeiramente viciante!O fantástico e o real entrelaçam-se muito bem e personagens como Dedo de Pó, Basta e Capricórnio são quase palpáveis e satisfizeram o meu imaginário.Uma história muito boa que me prendeu até ao fim!


4.5/7-MUITO BOM

8 comentários:

  1. Também já o li e achei-o uma leitura agradável. Um dia destes também devo escrever qualquer coisa no meu blog sobre ele. Achei a ideia base bastante original. Continua com as leituras!

    ResponderEliminar
  2. Não li o livro, mas vi o filme e gostei bastante. Claro que agora o livro não será lido tão cedo...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. O filme é LINDOOOOO! AMEIII , AINDA N LI O LIVRO MAS PRETENDO . BJJS

    ResponderEliminar
  4. Vi o filme e achei fantástico, nao tinha ideia que existia o livro, nunca tinha parado pra pensar a respeito. DEVE SER ÓTIMO! Beijao, te espero lá no Livros

    ResponderEliminar
  5. Otima escolha, esse livro é realmente muitooo bom, adorooo! XD

    ResponderEliminar
  6. Esse livro faz parte da minha lista de desejos.

    beijoO

    ResponderEliminar
  7. Luis,
    A sequela sai este mês. Apesar de não ser extraordinário é uma leitura muito original e agradável.

    Ash,
    se quiseres ler o livro, apita:).

    tons de azul,
    também não conseguiria ler o livro após ter visto o filme. Vi-o depois.

    Gell,
    vais gostar apesar de ser um bocadinho diferente.

    Bá,
    tenho passado lá no Livros.:)

    kézia,
    agora tenho de ler o volume seguinte.

    Miriam,
    boa leitura e bjinho*

    ResponderEliminar