quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A Árvore dos Segredos de Santa Montefiore


Um amor proibido nas Pampas argentinas. Numa apaixonante paisagem onde o Sol se põe em tons de fogo, a escritora inglesa Santa Montefiore escreve um épico de amor, desilusão e segundas oportunidades. No rancho de Santa Catalina, os irmãos Solanas vivem e crescem juntos. Quando Paco se apaixona por uma irlandesa, Anna Melody, tudo muda na família. A filha de ambos, Sofia, que cresceu à sombra do ombú na quente planície, vive um amor proibido que a obriga a deixar a terra que sempre amou. Uma saga familiar que nos leva de Inglaterra à Argentina, numa cuidada narrativa de emoções fortes com um inigualável odor a gardénias...

A MINHA OPINIÃO:

Santa Montefiore é uma belíssima contadora de histórias! A Árvore dos segredos é simplesmente esplêndido! É daqueles livros que, mesmo depois lidos ficam connosco... Irei recordar para sempre Sofia, Santi, Maria e todas as personagens maravilhosas de Santa Montefiore! Coube a Sofia Solanas conduzir a história e, ela fê-lo tão bem que me agarrou até ao fim. Cada página era devorada e a Argentina, os seus cavalos e as "pampas" materializaram-se diante dos meus olhos. Dei por mim a pensar no futuro das personagens, no que lhes sucederia e se alcançariam a vida que tanto almejaram. O amor foi aqui brilhantemente retratado: o amor filial, pela terra e o amor proibido entre dois amantes improváveis. Será possível amar duas vezes na vida? A Árvore dos Segredos alberga o mapa para felicidade mas também a necessidade de fazer sacrifícios. É um livro extremamente comovente que me deixou sem palavras! Uma saga familiar que poderá trazer alegrias e lágrimas. Não sou muito de chorar quando leio mas, acredito que este livro possa tocar profundamente o coração dos mais incautos e fazê-los soluçar. Eu guardarei para sempre um lugar no meu coração para os Solanas! Sofia e Santi são fabulosos! Ela é rebelde e, se no princípio, até antipatizei com ela por ser insubordinada e teimosa no fim, era impensável imaginar uma protagonista melhor. A sua indisciplina é só uma maneira de chamar à atenção da mãe. Anna Melody sempre preteriu Sofia em favor dos irmãos. Contudo, Anna é mais complexa do que aparenta e o seu grande amor Paco já lhe fez sorrir mas também chorar. Santi é um apaixonado pela terra e pela vida! Percorre os caminhos de Santa Catalina com avidez palmeando milhas em cima do seu cavalo. A sua irmã Maria é outra personagem emocionante! Ela é a separação, a reconciliação e a sua força perante adversidade foi das que mais me cativou. Também me apeteceu a certa altura dar-lhe um safanão mas, isso só lendo para perceberem porquê. O livro tem um começo atribulado com os nomes de primos,tios, irmãos a surgirem quase ininterruptamente porém, depois de ultrapassar as primeiras páginas, tornou-se fluido e não o larguei enquanto não o acabei. Santa Montefiore também me ensinou: a Guerra das Malvinas, a revolução argentina e o seu significado para os habitantes foram lições preciosas. Uma história que me deixou a pensar e a suspirar! Houve alturas em que desejei sentar-me debaixo do ombú e gravar no seu tronco as sensações que esta leitura me trouxe: paixão, dor, encantamento, admiração e muita beleza. A beleza dos sentimentos e das paisagens!...

6/7- EXCELENTE

10 comentários:

  1. Também adorei este livro, aliás, para mim é o melhor de Santa Montefiore! bjs

    ResponderEliminar
  2. Foi o único que li de Santa Montefiore, provavelmente não voltarei a ler mais nenhum porque não é exactamente o meu estilo de leitura preferido, mas gostei muito do livro e foi a primeira critica qie li sobre ele. Ainda bem que foi positiva. Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Já me falaram desta autora, mas dela nunca li nada. Pela tua opinião parece-me mesmo que é o meu género de leitura... A sinopse lembrou-me vagamente A casa dos espíritos da Isabel Allende. Tenho mesmo de ler!

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia este livro, mas gostei bastante da tua opinião e também a mim me parece do género de livros que me agradam. Irá certamente para a minha wishlist. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Para mim é uma grande novidade... Muito interessante!

    ResponderEliminar
  6. EstáVento,
    Quero ler mais algum dela. Conquistou-me!

    Maria João,
    eu tinha este livro algum tempo na estante e nem desconfia que era uma preciosidade!:)

    Luh,

    Nunca li Isabel Allende. Mas, tem uma amiga que santa Montefiore é cruzamento entre Nora Roberts e Isabel Allende. Se queres que te diga não vejo muito Nora neste livro.

    Rita,
    se o quiseres emprestado, ele está a distância de um correio:).

    Fantanic reader

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pela disponibilidade Jojo. O mesmo te digo a ti relativamente aos meus livros, se quiseres ler algum dos meus, não te acanhes. :)

    Beijinhos e mais uma vez obrigada pela simpatia. :)

    ResponderEliminar
  8. Jojo, se nunca leste Isabel Allende, deixa-me recomendar-te A casa dos espíritos. É maravilhoso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Rita,
    Obrigada eu!:)

    Luh,
    quero ler Isabel Allende mas, agora com a Difel fora do mercado é mais difícil encontrar os livros dela. Mas estou atenta ao sites de livros em 2 mão.

    Bjokas*

    ResponderEliminar
  10. Quero muito ler este livro!!

    Falaram-me muito bem dele ;)
    E com a tua opinião ainda fiquei com mais curiosidade!!

    ResponderEliminar