quinta-feira, 28 de julho de 2011

Uma Grandiosa e Terrível Beleza de Libba Bray


Gemma Doyle não é igual às outras raparigas de postura irrepreensível, que só falam quando interpeladas, que conservam a postura, que permanecem deitadas e que pensam na Inglaterra quando lhes é pedido.
Não, Gemma é uma ilha. Aos dezasseis anos é enviada para a Academia Spence, em Londres, após uma tragédia que assombrou a sua família na Índia. Sozinha, carregando o peso da culpa e propensa a visões do futuro que têm o mau hábito de se concretizar, Gemma é alvo de uma recepção gelada. Mas Gemma não está só... ela foi seguida por um jovem misterioso, que quer que a sua mente se feche às visões.
Em Spencer os poderes de Gemma ganham força. Ela vê-se enredada com as raparigas mais influentes da escola e descobre a ligação da sua mãe a um grupo obscuro conhecido por a Ordem. E será aí que o seu destino a espera... se Gemma acreditar nele.
Uma Grandiosa e Terrível Beleza é o tipo de livro que não conseguimos largar... É uma vasta tapeçaria de saias rodadas, de sombras dançantes e de coisas que se escondem na escuridão. É um retrato vivo da época vitoriana, altura em que as raparigas eram educadas para serem esposas de homens ricos... E é a história de uma rapariga que viu um caminho diferente.

A MINHA OPINIÃO:

Uma Grandiosa e Terrível Beleza é uma obra com um toque de fantasia, aventura e sobrenatural. Tem tudo para me deixar agarrada às suas páginas. Se, no princípio, tive medo que este fosse mais um, vejo agora que esse sentimento era infundado. Receei mais um livro de fantasia numa época pós-Twilight, em que o rapazinho ama a rapariga e tudo gira à volta deles, eclipsando os restantes elementos da história. Não obstante, não tenho nada contra as pessoas que optam por ler esses livros. Defendo que devemos ler o queremos e não o que nos impõem. Mas, para mim chega! Chega de livros que parecem cópias uns dos outros... São leituras que desaparecem da nossa memória porque não se destacam no imenso manancial de livros de fantasia que sai todos os anos. Todavia, Libba Bray alcançou a grande proeza de se destacar. Neste primeiro volume de uma trilogia, a autora apresentou-me uma jovem, Gemma, com poderes especiais. Nada que meta vampiros, lobisomens e fadas. Nada disso. Gemma e as amigas são completamente diferentes. Os dons da protagonista são bastante inovadores em termos literários.Ann, Felicity e Pippa compõem o elenco de personagens de Spencer, o colégio interno. Cada uma tem as suas inseguranças, defeitos e qualidades. Todas procuram a libertação. Anseiam por ser mais do que uma esposa fiel, piedosa e obediente ao marido numa época em que as mulheres eram relegadas para segundo plano.A atmosfera disciplinadora vitoriana está muito bem descrita e, assim, é mais fácil compreender os sonhos de quatro raparigas de dezasseis anos. Mas, o livro não está isento de defeitos. Deixou-me um pouco dividida. Se, por um lado, temos algumas atitudes acriançadas, fúteis e até apatetadas roçando o irreal  das personagens por outro lado, elas demonstram força e credibilidade diferindo entre si na forma como reagem às situações complexas da vida. Há aqui um brilhantismo na história de Libba Bray. Ela é capaz de definir aquela linha ténue que existe entre intenção e acção. A ambição pode transtornar a mente das pessoas e fazê-las acreditar que as suas acções são justas e ideais. Uma Grandiosa e Terrível Beleza conquistou-me gradualmente. Acabou por se tornar numa leitura compulsiva e viciante. O final deixa algumas histórias inacabadas o que, sendo de propósito ou não, é um grande motivo para ler o segundo volume.

5/7-MUITO BOM

PS:Obrigada Segredo dos livros! 

6 comentários:

  1. Um livro que marca pela diferença no género. Eu gostei muito :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Ontem tive com este livro na mão e fiquei curiosa relativamente a ele. Ao ler a tua opinião, parece ser realmente prometedor.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Aqui no Brasil chama-se Belezas Perigosas e é muito bom! Diferente, adaptada na era vitoriana com um toque de sobrenatural! Amooo

    ResponderEliminar
  4. Elphaba,
    Eu também gostei imenso exactamente por marcar a diferença.

    Rita,
    acho que irias gostar. Não é brilhante mas é uma boa leitura!

    Kézia,
    Também gostei muito. Engraçado como daqui para o Brasil mudam-se as traduções dos títulos.

    Bjinhos a todos*

    ResponderEliminar
  5. Oi, Jojo!

    Esse livro está na minha lista de desejos, quero ler sim, mas a lista de livros está tão grande...

    beijoO

    ResponderEliminar
  6. Ganhei este livro num concurso de um blog e mal posso esperar para o ler, especialmente depois da tua opinião

    Boas leituras

    ResponderEliminar