quarta-feira, 29 de junho de 2011

A Dádiva de Toni Morrison


Da autoria da primeira mulher negra a ser distinguida com o Prémio Nobel da Literatura (1993), A Dádiva é um romance extraordinário que se passa na América do Norte de finais do século XVII. Profundas divisões sociais e religiosas, opressões e preconceitos exacerbados propiciam o cenário ideal para a implantação da escravatura e do ódio racial. Jacob Vaark é um comerciante anglo-holandês que apesar de se manter à parte do negócio dos escravos, que então dá os primeiros passos, acaba por aceitar uma menina negra, Florens, como pagamento de uma dívida de um fazendeiro de Maryland. Nesta parábola do nascimento traumático dos Estados Unidos, Morrison revela-nos o que se esconde sob a superfície de qualquer tipo de sujeição, incluindo a da paixão, e o quanto essa falta de liberdade é nociva para a alma.       

A MINHA OPINIÃO: 

A Dádiva é um livro com poucas páginas todavia, é uma obra com muito para dar!:) E o leitor também se deve  entregar ao livro porque se não o fizer, nunca será capaz de o compreender. Com um início caótico e impreciso testa a preserverança daquele que se atrever a lê-lo! Chega a desafiar a lógica com as suas frases, aparentemente, sem nexo e com seu discurso incoerente. Uma escrita que me deixou perplexa mas, intrigada. Finalmente, percebi o porquê. Toni Morrison só queria eu que conhecesse a personagem por dentro. Queria que eu vivesse dentro dela! No capítulo seguinte muda de narrador porém, mantém o mesmo estilo e aí incorporo outro ser. Quando dou por mim, já estou no âmago da história sem, no entanto, conseguir abarcar a complexidade da mente humana. Um labirinto de sentimentos, valores, loucuras e ideias! É uma escrita inimitável e rara que perturba o leitor. Tive de o ler devagar para que a individualidade e a singularidade de cada personagem se entranhasse em mim. E que personagens! São todas exuberantes, cheias de segredos e cada uma com um discurso diferente com prolepses e analepses que me obrigaram a estar com a atenção redobrada. Cada pormenor e cada citação tornavam o livro ainda mais fascinante. Foi uma leitura deliciosa e sobretudo, poderosa! Abordando a escravatura,os conflitos sociais e religiosos da época, A Dádiva é um testemunho grandioso do quão importante é liberdade!A liberdade dos homens e a liberdade de alma!

7/7- OBRA-PRIMA

5 comentários:

  1. À dias fui a um livraria e estive com este livros nas mãos. Pareceu-me bastante interessante!
    Boas leituras

    ResponderEliminar
  2. EU LI O COMENTÁRIO AMIGA E CONFESSO TER FICADO COM ÁGUA NA BOKA P LER ESTE LIVRO, OBRIGADA PELA DIKA! BJUS AMGA!!

    ResponderEliminar
  3. Olá Jojo
    Estava a ler os livros que já tinhas lido este ano e vi que tinhas duas vezes o número 16 e 17. Achei que era bom avisar.;)
    Beijocas não é necessário publicar a mensagem, eu é que se fosse comigo gostava que me avissassem...

    ResponderEliminar
  4. Olá:D

    Landa,
    é um livro que recomendo embora admitindo que nem toda gente irá gostar.

    Gell,
    continuo com problemas para posta no teu blog:(. Obrigada pela visita!

    Leitora,
    obrigada pelo aviso. Nem sequer tinha reparado. Cabeça, a minha!

    Bjokas*

    ResponderEliminar
  5. olá Jojo,

    Gostei do que escreveste e fiquei curioso sobre o livro.
    Continua e fico à espera de mais visitas tuas no meu blog!

    ResponderEliminar