quinta-feira, 17 de março de 2011

O Filho das Sombras de Juliet Marillier


"As florestas de Sevenwaters lançaram o seu feitiço sobre Liadan, que, tal como a mãe, Sorcha, herdou, além do dom da Visão, o talento de curar e penetrar no mundo espiritual. Os espíritos da floresta avisaram Liadan de que deve permanecer, para sempre, em Sevenwaters, se quer que as ilhas sagradas sejam reconquistadas aos Bretões, que as tomaram à força.
A Irlanda está em guerra. Atacantes assolam as suas costas - e uma nova fé ameaça a velha, dividindo o seu povo. Neste cenário perigoso um homem é temido, acima de todos os outros: o Homem Pintado granjeou uma reputação terrível como mercenário feroz e astuto e, com um espantoso bando, ataca aqui e ali com a mão precisa, espalhando o terror por todo o lado e desaparecendo como por magia.
De regresso a casa, vinda de acompanhar a irmã, Liadan é capturada pelo Homem Pintado. Este revela ser um homem nada parecido com a lenda. Liadan sente-se atraída por ele, apesar da antiga profecia de maldição, mas poderá ela viver a sua vida e desafiar os espíritos, ou uma maldição cairá sobre Sevenwaters devido ao seu amor proibido?
História e fantasia, mito e magia, lenda e amor juntam-se nesta história fascinante. Imagens vívidas do nosso passado Celta tecem uma história de grande mistério e romance. O Filho das Sombras lança Juliet Marillier como um talento novo e extraordinário, seguindo-se ao notável primeiro livro A Filha da Floresta."

A MINHA OPINIÃO:

O Filho das Sombras é como seu predecessor, excelente! Comecei a sua leitura a medo porque tinha adorado o primeiro e receei a desilusão: Juliet Marillier é tão hábil na construção das personagens que Sorcha e Red eram-me tão queridas que, para mim, era quase impossível suplantá-los. Contudo, a escritora é, mais uma vez, soberba nesta arte e, apesar de Sorcha ser uma heroína formidável, Liadan, a sua filha também o é. Foi com alegria que reencontrei Sorcha e Red agora mais velhos mas sempre apaixonados... e foi com curiosidade que segui o precurso dos seus filhos: Sean e Liadan, os gémeos e Niamh. Todos tem histórias belíssimas e lidam da maneira mais diversa com a maldade que, mais uma vez que se estende sobre Sevenwaters: Sean, o futuro líder carrega a herança de Erin e almeja a protecção da floresta e dos seus; Niamh, bela e impetuosa conhece a felicidade e a amargura de um amor que lhe está vedado; e Liadan, a protagonista, que desafiou o destino ao nascer quando ninguém esperava. As suas escolhas ditam o ritmo da leitura. Segui-as avidamente pois, segundo as Criaturas Encantadas, Liadan tem uma tarefa diferente da mãe: ela terá de optar entre o filho e o pai ( não vou explicar muito senão entro num enorme spoiler!) . E esta decisão afectará o futuro de Sevenwaters e das preciosas Ilhas! Pelo caminho, esta filha de Sorcha encontrará O Homem Pintado, humano ou criatura fugidia, Bran é uma das minhas personagens masculinas favoritas de Marillier. Mascara os seus sentimentos, ocultando-os sob a sua aparente impassividade perante o que o rodeia. É duro, intransigente e, pode ser confundido por um homem frio desprovido de emoções porém, Liadan irá despertar algo que ele julgava ter esquecido: o amor e o carinho. O seu bando de espiões é igualmente fascinante: homens sem passado em busca de um futuro mais risonho. Eles são supostamente malfeitores mas, derretem-se como as crianças quando Liadan lhes conta histórias :)! Juliet Marillier introduz novos heróis e heroínas sempre com a mesma beleza que lhe é característica. Não obstante, não esquece os antigos personagens, pelo contrário, dá-lhes uma nova roupagem, uma nova sabedoria que vem com o passar dos anos. Sorcha, Red, Liam, Connor e até Finbar, que eu adoro, estão todos lá! Ciáran também surge e arrisca-se a ser um dos meus preferidos! Este livro é uma miscelânea soberba de mistério, fantasia, amor, magia e acção! Mais um para cimentar a posição de destaque de Marillier nos meus autores predilectos! O seguinte volume da saga já está ser devorado...:P

6*/7- EXCELENTE ***

10 comentários:

  1. Jojo! Olá!
    Eu adorei esta trilogia. Mas adorei mesmo! Ainda hoje não consigo escolher um preferido dos três.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Sem sombra de dúvida o meu livros favorito. Uma verdadeira montanha-russa emocional.

    ResponderEliminar
  3. Olá

    Passa pelo meu cantinho, tenho um desafio para ti!

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Muito interessante o blog !
    Deixo o meu aqui caso queira dar uma olhada, seguir...;

    www.bolgdoano.blogspot.com

    Muito Obrigada, desde já !

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    É só para avisar que te desafiei para uma meme literário que podes ver no meu blog

    Boas leituras

    ResponderEliminar
  6. Também te desafiei para o meme literário no Chá da Meia-noite.
    Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  7. Amei seu blog,gostei tanto que estou seguindo e sempre estarei por aqui a te ler e comentar, tenha um exelent domingo bjks.

    ResponderEliminar
  8. Olá! Este livros da Juliet estão todos na minha estante para ler...
    Há um desfiozito para ti no meu cantinho.
    Boa semana de leitura!

    ResponderEliminar
  9. Olá a todos!

    Patrícia,
    eu acho que estou gostar mais do terceiro volume. Mas adorei a trilogia tal como adorei as Crónicas de Bridei da mesma autora.

    Vítor,
    eu prefiro o terceiro mas este não fica muito atrás.

    Ana, Patrícia, Clapotis, a minha biblioteca,

    gostei de ser desafiada. Respondo em breve :)

    Amanda e Julliany
    bem-vindas :D

    Bjinhos a todas*

    ResponderEliminar
  10. Concordo contigo em tudo! :D Adorei este livro, está excelente, excelente. E fiquei tão curiosa com o Ciarán, meu deus.... Já estou a ler o terceiro livro e mal posso esperar para me entranhar nas suas páginas! :D

    ResponderEliminar