terça-feira, 8 de março de 2011

A Filha da Floresta de Juliet Marillier


"Passada no crepúsculo celta da velha Irlanda. Quanto o mito era Lei e a magia uma força da natureza, esta é a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, e dos seus seis amados irmãos.
O domínio Sevenwaters é um lugar remoto, estranho, guardado e preservado por homens silenciosos e Criaturas Encantadas que deslizam pelos bosques vestidos de cinzento e mantêm as armas afiadas. Os invasores de fora da floresta, os salteadores do outro lado do mar, os Bretões e os Viquingues, estão todos decididos a destruir o idílico paraíso. Mas o mais urgente para os guardiães é aniquilar o traidor que se introduziu dentro do domínio: Lady Oonagh, uma feiticeira, bela como o dia, mas com um coração negro como a noite. Oonagh conquista Lorde Colum com os seus sedutores estratagemas; mas não consegue encantar a prudente Sorcha. Frustrada por não conseguir destruir a família, Oonagh aprisiona os irmãos num feitiço que só Sorcha pode quebrar. Se falhar, continuarão encantados e morrerão!
Então os salteadores chegam e Sorcha é capturada, quando está apenas a meio da sua tarefa... Em breve vai ver-se dividida entre o seu dever, que lhe impõe que quebre o encantamento, e um amor cada vez maior, proibido, pelo senhor da guerra que a capturou."

A MINHA OPINIÃO:

A Filha da Floresta é um livro fabuloso!!! Precisava de voltar a ler Juliet Marillier... precisava de saborear mais uma vez a sua magnífica capacidade de fundir a emoção com a escrita fantástica. Depois das Crónicas de Bridei, uma trilogia que terá sempre lugar no meu coração, A Filha da Floresta foi um início muito prometedor para Sevenwaters. Os factos são narrados pela protagonista, Sorcha, uma personagem admirável que confere uma emotividade quase palpável e uma presença marcante ao longo de todo o livro. Colocar a personagem principal como narradora pode ser desastroso (já fui testemunha disso muitas vezes!) contudo, Marillier é hábil nesta arte e, eu não consegui resistir ao pessimismo que me envolvia quando as coisas corriam mal, ou à onda de alegria que surgia sempre, quando Sorcha vencia mais um obstáculo terrível. Ela foi o fio condutor da história que me impeliu a continuar madrugada adentro. Parar de ler era impensável!!! Esta história é uma lenda tirada da fértil imaginação da autora: existe uma feiticeira má; uma heroína que, valentemente, ultrapassa a dor e o sofrimento das provas que lhe são impostas;e um amor tão belo quanto impossível! Lady Oonagh é uma bela mulher que seduz o pai de Sorcha, Lord Collum, viúvo desde a morte da sua primeira esposa e mãe dos seus sete filhos. Logo, Sorcha têm seis irmãos protectores: Liam, Diarmid, Connor e Cormack, os gémeos, Finbar e Padriac. Quando a maldição de madrasta cai sobre os seus irmãos, os papéis invertem-se: ela é que terá de lutar por eles, pela sua liberdade e pela deles. Em silêncio, ela terá de sofrer os maiores horrores enquanto trabalha para quebrar o feitiço que os aprisiona. Todavia, as Criaturas Encantadas que regem Sevenwaters encarregam-se de a aproximar a um bretão, um inimigo aparente. Red é um homem de grande carácter que atravessa o caminho da jovem rapariga. É uma história de amor belíssima e nada convencional que nos obriga a virar página após página em busca do momento da descoberta, daquele instante de claridade que indica a Sorcha que ela o ama. E esse instante tal como o final do livro é brilhante! Tão brilhante e pejado de sentimento que me fez cerrar os dedos e aguardar desesperadamente por uma centelha de esperança. Só não gritei com as personagens porque era tarde (muito tarde!) e ainda acordava alguém!:P Apesar de conservar no meu coração com carinho: Bridei, Tuala e Faolan, Sevenwaters está ganhar o seu merecido espaço e não está a forçar a entrada! O Filho das Sombras, o segundo volume já está na minha cabeceira e adivinham-se mais umas noites em claro! E não é preciso ter a Visão como Finbar para prever isso!

6/7- EXCELENTE

11 comentários:

  1. Marillier tem um talento incrível para construir psicologicamente a narrativa.

    Foi o primeiro livros que li da autora (há quase 10 anos) e desde então não parei.

    cronicasobscuras.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Olá.

    Queria tanto ler estes livros mas não os encontro à venda em lado nenhum! Espero encontrá-los =) Adoro a forma como esta escritora constrói o seu mundo =)

    ResponderEliminar
  3. Vítor,
    Tens toda a razão. Marillier é simplesmente fabulosa! Eu comecei pelas Crónicas de Bridei e adorei. Os ivros dela entram sempre para o meu Top!

    Goldalsky,
    eu recebi os meus ( a trilogia) numa caixinha a condizer. Foram uma prenda de anos. Mas fui eu que os encomendei. Fui a uma livraria ( bertrand) acho eu e pediu-os. Demoraram um mesito a chegar...

    Bjokas*

    ResponderEliminar
  4. Olá.
    É só para avisar que estive a ver o problema com o meu blogue e afinal não eras só tu.
    Estive a ver se conseguia corrigir o problemas mas com não consegui "transferi" o meu blogue para o seguinte endereço:
    http://aminhapequenabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Ah! Vou ver se vou ao Chiado ou ao Colombo para ver se consigo fazer uma encomenda desse género =) Quero tanto ler essa triologia!

    ResponderEliminar
  6. A trilogia sevenwaters, que saudades!

    Adorei esta trilogia, li-a há anos, ainda quando estas novas capas não existiam!

    Uma das melhores obras da autora!!

    ResponderEliminar
  7. =D Tenho tantas saudades de Sevenwaters!
    Já li tudo de Juliet Marillier e adoro o que a senhora escreve mas acho que esta Trilogia tem e terá sempre um lugar muito especial no meu coração!
    Fico muito feliz por teres gostado tanto ^^ Entre este o próximo volume é me difícil escolher qual o preferido =P
    noni
    Boas leituras*

    ResponderEliminar
  8. Nunca li nada desta autora mas, ultimamente tenho a sentido a chamar por mim... e com esta tua opinião ainda fiquei mais curiosa! Enfim... lá vão mais uns para a wishlist!! :)

    ResponderEliminar
  9. Estou a ler este livro e adoro! Mal posso esperar para ler o resto da triologia...

    Boas leituras

    ResponderEliminar
  10. Tenho lido criticas muito favoraveis sobre esta trilogia, acho que vão ser as proximas compras.

    ResponderEliminar
  11. Estou a ler e estou a adorar, deixou-me completamente viciada...aquelas camisolas deixam-me tão ansiosa, sempre a esperar que ela as termine. Quando terminar este vou começar no segundo de certeza. :)

    ResponderEliminar