domingo, 5 de dezembro de 2010

O Oito de Katherine Neville



Conta a lenda que os Mou­ros ofe­re­ce­ram a Car­los Magno um tabu­leiro de xadrez que con­ti­nha a chave para domi­nar o mundo.
Sul de França, 1790. No auge da Revo­lu­ção Fran­cesa, o len­dá­rio tabu­leiro de xadrez de Car­los Magno, oculto há mais de um milé­nio nas pro­fun­de­zas da Aba­dia de Mont­glane, corre o risco de ser des­co­berto. As suas peças encer­ram um intri­cado enigma e quem o deci­frar terá acesso a uma antiga fór­mula alquí­mica que lhe con­ce­derá um poder ili­mi­tado. Para mantê-​las fora do alcance de mãos erra­das, as novi­ças Mireille e Valen­tine deve­rão espalhá-​las pelos qua­tro can­tos do mundo.
Dois sécu­los depois, Cathe­rine Velis, uma jovem perita infor­má­tica, é envi­ada para a Argé­lia com o objec­tivo de desen­vol­ver um soft­ware para a OPEP. Nas vés­pe­ras da sua par­tida de Nova Ior­que, um nego­ci­ante de anti­gui­da­des faz-​lhe uma pro­posta mis­te­ri­osa: reu­nir as peças de um antigo xadrez. Cat vê-​se assim envol­vida na busca do len­dá­rio jogo de xadrez e torna-​se numa das peças desta par­tida mile­nar, jogada ao longo dos sécu­los por reis e artis­tas, polí­ti­cos e mate­má­ti­cos, músi­cos e filó­so­fos, liber­ti­nos e o pró­prio clero. Quem está de que lado? De quem será o pró­ximo lance?
Pas­sado e pre­sente entrecruzam-​se magis­tral­mente neste thril­ler excep­ci­o­nal de uma autora de culto em todo o mundo, con­si­de­rada a grande pre­cur­sora dos roman­ces de Dan Brown.


A MINHA OPINIÃO:


O Oito é um livro enorme com uma grande história que atravessa vários séculos! Tudo começa com um famoso Xadrez oferecido pelos Mouros a Carlos Magno. Reza a lenda que, nas suas peças está escondida a fórmula para dominar o mundo... O imperador decide então, esconder o tabuleiro e as suas peças na Abadia de Montglane. Mas, em 1790, no rebuliço da Revolução Francesa, a abadessa numa tentativa de proteger o perigoso segredo, decide desenterrar as peças e espalhá-las pelas freiras e noviças que se dispersar-se-ão pelo mundo. Entre as noviças estão Valentine e Mireille que, uma vez em Paris, vão aprender que esta será uma dura e díficil missão. Dois séculos depois, Catherine Vellis, uma jovem informática de sucesso está de partida para a Argélia para trabalhar num software para a recém-criada OPEP. Nas vésperas da sua partida, Cat e a sua amiga Lilly, jogadora acérrima de xadrez, assistem um torneio de xadrez em que o cabeça de cartaz é Alexander Solarin, um grande mestre. Após esse torneio, tudo se precipita e Cat vê-se envolvida num jogo real que, curiosamente, está entrelaçado com o famoso Xadrez de Montglane. Katherine Neville intercala passado e futuro numa história viciante. O passado, para mim, foi muito mais cativante. As histórias dentro da história que incluíam personagens tão famosos como Napoleão Bonaparte, Catarina, a Grande, Isaac Newton, Sebastian Bach, Talleyrand, Voltaire, Richelieu e Rosseau eram, indubitavelmente, fascinantes. Os acontecimentos de 197o foram menos absorventes, em parte, porque dois personagens que mais gostava aparecerem menos vezes que gostaria: Solarin e Nim. Além disso, senti-me um pouco perdida, à semelhança de Catherine, pois, ela também não percebe o porquê de tantas mortes, enigmas e a sua relação com o Xadrez. Tudo isto é revelado mais à frente no livro. Contudo, é uma obra de 600 páginas que exerce um magnetismo enorme sobre o leitor que não o quer pousar. Um thriller cheio de reviravoltas e grandes personagens reais ou fictícias! Abre o apetite para a continuação, O Fogo...

5.5/7- MUITO BOM

PS: Obrigada Segredo dos Livros!

3 comentários:

  1. Oi Jojo,
    Eu achei excelente esse livro, sua resenha me despertou a vontade de ler novamente!!
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. conto encontrar um no sapatinho de natal deste ano, esperei ate agora precisamente por causa da sua continuação " O Fogo" pois não gosto muito de estar á espera de continuações, mas se seguir a tendência deste último ano irá para a pilha de livros em lista de espera, onde ainda de encontra "Invisivél" de Auster que recebi no natal de 2009.
    depois quando o tiver lido, venho comentar a minha opinião contigo.
    beijinhos Jojo

    ResponderEliminar
  3. Este livro e o outro da mesma autora, estão na minha lista de futuras aquisições, mas se o Pai Natal se adiantar... quem dera!!!
    Boas leituras!

    ResponderEliminar