segunda-feira, 26 de julho de 2010

Planície de Espelhos de Gabriel Magalhães



Este livro é mágico. O leitor deverá pegar nele com todo o cuidado. Nunca se sabe bem o que pode acontecer quando alguém folheia as páginas deste romance. A protagonista, Marta, uma professora universitária, parte para uma viagem que a levará a encontrar-se com um fantasma que lhe pede boleia, à noite, numa estrada alentejana. O espectro voltará a aparecer no dia seguinte, assombrando a sua vida. Mas a maior surpresa acontece quando o fantasma surge na vida do autor – e também na existência de cada leitor deste romance. Porque Planície de Espelhos leva às últimas consequências a magia da literatura.

A MINHA OPINIÃO:

Planície de Espelhos é o livro mais exótico, original e estranho que já li até hoje. Perdoem-me as redundâncias mas é difícil definir este livro. Esta afirmação não é, de modo nenhum, perjorativa, pelo contrário, os adjectivos que usei foram um elogio à criatividade de Gabriel Magalhães. Através estas páginas surpreendentes podem surgir várias interpretações. A história é insólita, apesar de ter uma premissa aparentemente simples. Marta Valadares, uma professora universitária, após um jantar, conduz pelo Alentejo, quando se depara com um jovem a pedir boleia. Uns metros à frente, encontra-o de novo na mesma posição. Tem um livro na mão. No dia seguinte, por intermédio de um jornal percebe que o jovem tinha falecido há pouco tempo. O espectro volta a atormentá-la porém, desta vez deixa o misterioso livro à sua disposição. Isto é tudo o que posso dizer acerca de Planície de Espelhos. Quanto menos se souber antes de iniciar a leitura, melhor é. Assim, a surpresa é maior. Reconheço que estas linhas distintas que compõe a história possam ser demasiado incomuns para alguns leitores. Eu gostei imenso do livro. Obrigou-me a reflectir sobre o significado da palavra viver. Viver em pleno...e mudar quando vivemos sem viver! Confusos?!

4.5/7-MUITO BOM

4 comentários:

  1. Poxa conseguiste deixar-me curiosa com este livro! Vou querer saber mais, por isso vou anotar para não esquecer!

    ResponderEliminar
  2. Olá Jojo

    Gostava de pedir desculpas por ter colocado o teu selo dos 50 livros sem pedir permição mas não foi por mal. Gostava de saber se posso continuar com ele lá no blogue Atmosferas.

    ;)Boas Atmosferas;)

    ResponderEliminar
  3. tonsdeazul,
    é um livro bastante original.

    Carlinha,
    podes usar o selinho dos 50 à vontade. Não foi eu que o fiz mas acho que não há problema. O selinho é de um desafio que aceitei em Janeiro. Olha podes ver o que se passa no teu blog, não consigo postar nada nos comentários? Obrigada*

    Bjs*

    ResponderEliminar
  4. Olá Jojo

    Obrigada pelo selinho. Olha eu tive a ver e acho que já está tudo bem mas se tiveres algum problema avissa-me para o mail:
    carla.20101973@hotmail.com

    Obridada pela tua disponibilidade, só entrei nestas andanças em Junho por isso ainda sou caloirinha;)

    ;)Boas Atmosferas ;)

    ResponderEliminar