quarta-feira, 16 de junho de 2010

História dos Papas de Juan María Laboa Gallego


Uma narrativa de grandeza, de religiosidade e de pecado. Em História dos Papas, Juan María Laboa Gallego, traça o retrato de 267 papas que ocuparam a cadeira de São Pedro, discípulos directos que herdaram os poderes de Jesus Cristo e mantêm, há vinte séculos, a autoridade sobre a Igreja Católica. Pela cidade de Roma passaram homens santos como Leão I, o Grande, que enfrentou Átila, e reformadores como Gregório VII, grande defensor da Igreja face ao poder laico, guerreiros como Urbano II, que convocou a primeira cruzada, mecenas de arte como Júlio II, a quem se deve a decoração da Capela Sistina. Mas também se sentaram na cadeira do poder papas considerados hereges como João XXII, Alexandre VI, que favorecia de forma escandalosa a sua família, Pio VII, prisioneiro de Napoleão, ou João Paulo I, que apareceu morto na sua cama depois de trinta e três dias de pontificado. Uma crónica completa que conta a história de João XXI, o único papa português que morreu esmagado por um tecto, para uns castigo divino pela sua falta de apreço pelos religiosos dominicanos.

A MINHA OPINIÃO:

História dos Papas é um livro extremamente degastante! Lê-lo de uma assentada seria suicídio literário por isso, optei por o ir lendo aos poucos.Uma época de cada vez. Este livro narra e descreve factos logo, não apelará a uma grande maioria dos leitores. É completíssimo abarcando todos os Papas desde Pedro até Bento XVI. Através da viagem que o livro proporciona, vi como os sucessores do Apóstolo cimentar o seu poder. Alguns sem escrúpulos que buscavam o poder e aproveitaram-se da sua posição, outros devotos da sua missão de evangelizar, alguns foram mártires e outros vítimas da sua ambição ou da sua santidade. É um livro complexo, denso mas rigoroso e muito elucidativo. Dentro do seu género, é um dos melhores livros que já encontrei. Detalhado, coerente e muito bem organizado.

6/7-EXCELENTE

1 comentário:

  1. Tenho curiosidade em ler este livro.
    Desde que acabei de ler Um Mundo Sem Fim não consegui pegar em mais nenhum livro. Antes li Os Pilares de Terra e estou mesmo a pensar em começar outra vez! Foram realmente os livros que mais me marcaram até hoje!

    ResponderEliminar