quinta-feira, 22 de abril de 2010

O Segredo do Alquimista de Scott Mariani



«Ben Hope é um soldado de elite com um passado trágico que se dedica a resgatar crianças raptadas. Tudo começa quando Ben é contratado para descobrir um manuscrito que pode salvar uma criança moribunda. Trata-se de um documento que contém a fórmula da imortalidade, criada pelo eminente alquimista Fulcanelli, pseudónimo da personagem real, famoso autor de dois tratados de alquimia e cuja verdadeira identidade permanece obscura. Outras figuras históricas, como o famoso arquitecto Le Corbusier ou o temível Rudolf Hesse fazem parte desta história…e nem sempre com boas intenções. Ben Hope rapidamente percebe que a fórmula secreta que procura é cobiçada por muitos. À medida que a sua pesquisa avança, vê-se enredado no tenebroso passado nazi e nos propósitos obscuros de uma secreta irmandade moderna, a Glaudius Nomini. Ben Hope envolve-se numa perigosa aventura que vai de Paris ao Langedoc, último reduto dos Cátaros, onde o segredo está escondido há séculos»

A MINHA OPINIÃO:

O Segredo do Alquimista é um livro que se lê vorazmente. As personagens e a história estão bem delineadas e as reviravoltas que o autor imprime à sua obra tornam este triller numa leitura empolgante. A fórmula literária: tesouro inimaginável mais aventura, acção, redenção e romance revela-se frutífera. Apesar de ser uma fórmula recorrente dos livros actualmente, o autor conseguiu prender-me as páginas. Pela sinopse, deduzi que este seria uma obra semelhante às de Dan Brown. Enganei-me parcialmente. Sim, existe um enigma a decifrar e um tesouro neste caso, um manuscrito alquímico e outros em busca do mesmo pelo seu poder. Mas o protagonista é diferente. Não é um professor, um aventureiro ou um herói. É um ex-membro das Forças Especiais Britânicas que procura crianças desaparecidas almejando redenção. Chama-se Ben Hope. O seu nome é espelho da sua vida. Ele dá esperança aos pais que já a perderam porém, não a consegue reter para si. Por isso, vive em busca daqueles que desapareceram para poder sentir aquele momento fugidio de felicidade e redenção. O seu trabalho leva-o a conhecer Fairfax que o contrata não para procurar uma criança desaparecida mas, para encontrar a cura para a sua neta moribunda. O elixir da longa vida, o Santo Graal da alquimia. Este estava na posse de um alquimista cujo paradeiro é incerto. Na sua investigação,Hope conhecerá Ryder, uma cientista renegada. Os dois serão alvos da Gladius Domini, uma organização sedenta de imortalidade e poder. Repleta de acção e de referências a períodos conturbados da História, é uma leitura simples, compulsiva e instantânea.

4/7- BOM

4 comentários:

  1. Uau, parece que já descobri uma das minhas próximas leituras. A história parece realmente fascinante.
    Espero poder vir a ler esse livro um dia =)

    ResponderEliminar
  2. Ena, bastaram as tuas duas primeiras frases para me convencerem ;)
    Não conheço o autor, mas fiquei a querer conhecer.
    Bom restinho de fim-de-semana,
    Lígia

    ResponderEliminar
  3. Quando vi a capa e o titulo pensei que era igual aos de Dan Brown, pena não ser tão igual, mas mesmo assim parece bom ^.^

    Beijos!
    Cel.

    ResponderEliminar
  4. Fiquei curiosa com o que li da tua opinião, tenho de ver se há na biblioteca aqui da zona.
    Obrigada pelo comentário no nosso blog.

    Beijinhos

    ResponderEliminar